Escrito por: Artur Galiza
Introdução
Os cátions do grupo 5 são o magnésio (II) , o potássio (I) e o sódio (I) . Esses cátions não reagem com o ácido clorídrico HCl, o sulfeto de hidrogênio , o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio .
A separação
O magnésio apresenta reações semelhantes às dos cátions do grupo IV; ele forma o carbonato básico de magnésio com o reagente do grupo IV, o carbonato de amônio . Mas esse carbonato de magnésio básico é solúvel na presença de sais de amônio e, portanto, não precipita com cátions do grupo IV.
O carbonato de magnésio não precipita na presença de sais de amônio devido ao efeito de íon comum. O produto de solubilidade do carbonato de magnésio é bastante alto e não pode ser obtido com uma concentração pequena de íons de carbonato. A alta concentração de íons de amônio desloca o equilíbrio na direção da frente, o que diminui a concentração de íons de carbonato, fazendo com que o carbonato de magnésio básico permaneça solúvel.
Pegue o filtrado do grupo IV em um prato de porcelana e evapore-o até obter uma massa pastosa. Adicione 3 ml de ácido nítrico concentrado para dissolvê-lo, evapore novamente até secar e aqueça até que os vapores brancos de sais de amônio parem de se desprender. Se você obtiver um resíduo branco, isso significa que o grupo V está presente.
Adicione 4 ml de água ao resíduo, mexa e aqueça por 1 minuto e, em seguida, filtre. Testaremos o Mg(II) no resíduo e o K(I) e o Na(I) no filtrado.
Teste de magnésio II
Dissolva o resíduo em algumas gotas de HCl diluído e adicione 2-3 ml de água. Divida a solução em duas partes.
Parte 1: Adicione um pouco de solução de cloreto de amônio seguida de reagente de oxina amônica (pegue 1 ml de solução de 8-hidroxiquinolina a 0,02 e adicione ácido acético 2M seguido de 5 ml de solução de amônia 2M, aqueça para dissolver qualquer oxina precipitada) e aqueça até a ebulição por 1-2 minutos ou até que o odor de amônia se torne perceptível. Você obterá um precipitado amarelo pálido de oxina de magnésio que confirma o íon .
Parte 2: Pegue 1-2 gotas da solução de teste em uma placa de ponto e adicione 2-3 gotas do reagente magneson I (4-(4-Nitrofenilazo)-resorcinol) e adicione 1 gota de hidróxido de sódio 2M para torná-lo alcalino. A coloração azul ou o precipitado azul é formado dependendo da concentração de magnésio.
teste para sódio e potássio
Testaremos o K(I) e o Na(I) no filtrado que obtivemos acima. Se o resíduo do grupo V se dissolver completamente, dilua-o até 6 ml e filtre-o, se necessário. Divida essa solução em três partes iguais para testar o magnésio (II) , o potássio (I) e o sódio (I) . Na primeira parte, aplique diretamente o teste de magnésio para a confirmação do íon Mg(II) e, nas outras duas partes, teste o K(I) e o Na(I).
Confirmação de sódio
Adicione um pouco de reagente de acetato de uranila e magnésio, agite e deixe repousar por alguns minutos. Forma-se um precipitado cristalino amarelo de acetato de uranila e magnésio e sódio. Se a precipitação não ocorrer, adicione 1/3 do volume de etanol; isso ajuda na precipitação.
Se você realizar o teste de chama, a chama amarela persistente confirma o .
Confirmação de potássio
Adicione um pouco de solução de hexanitritocobalato de sódio (III) e algumas gotas de ácido acético 2M. Mexa e deixe repousar por 1 a 2 minutos. Obtém-se um precipitado amarelo de hexanitritocobalato de potássio (III). Se a precipitação não ocorrer imediatamente, aqueça um pouco; isso acelerará a precipitação.
O precipitado é insolúvel em ácido acético diluído. Se uma quantidade maior de sódio estiver presente ou se você tiver adicionado um excesso de reagente, será formado um sal misto .
Conseguimos separar com sucesso os cátions metálicos. Ao contrário dos cátions, não há um sistema bem definido para a análise de ânions.