Mistura de soluções com reação - Curso NOIC Química

Escrito por: Mateus Cavassin.

Como podemos tratar?

Sabendo que na mistura de duas soluções pode ocorrer uma reação com os seguintes coeficientes:

 xA+yB \rightarrow produtos

Simplesmente, podemos então afirmar que a proporção entre reagentes que irão reagir são dadas pelo coeficiente da reação. No exemplo acima, x mols de A reagem com y mols de B. Uma coisa que devemos nos atentar é que a massa total de reagente sempre será igual à massa total de produto pelo enunciado de Lavosier: "na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Como vimos acima, quando misturamos duas soluções, é importante sabermos quanto de cada reagente em mols terá para reagir. Para isso, é importante sabermos a concentração em molaridade de soluto na solução e o volume de cada solução, pois aí conseguimos o número de mols: M.V=n onde M é a molaridade em mol/l, V é o volume de cada solução que misturamos e n é o número de mols.

Podemos ainda encontrar o número de mols de soluto com base na massa dele, pois aí, como temos a massa molar:

n=m/M onde a m é a massa da amostra e M é a massa molar do soluto.

Outra coisa importante que devemos nos atentar é quando a questão pede quanto de reagente esta em excesso. Por exemplo, você achou que x mols de A reagem com y mols de B, se tivermos 1,23y mols de B, B está 23 % em excesso.

Diluição

Agora um caso bastante corriqueiro em provas é a diluição. Diluição nada mais é que a diminuição da concentração de soluto em um solvente por aumento do volume da solução normalmente usada para quando temos uma solução com um volume muito pequeno. Para casos deste tipo, trate apenas como se o número de mols inicial de soluto permanece constante durante toda a diluição. Assim, podemos aplicar que o número de mols antes é igual ao final:

M.V=n            e         M'.V'=n         portanto:         M.V=M'.V'

Onde M é a molaridade inicial, V é o volume antes da diluição, M' é a molaridade depois da diluição e V' é o volume depois da diluição.