Química - Semana 102

Escrito por: Luiz Felipe

 

Iniciante

Resolvendo a equação de Schrödinger \left(-\dfrac{\hbar}{2m}\cdot\nabla^2\cdot\Psi+V\cdot\Psi=i\cdot\hbar\cdot\dfrac{\partial\Psi}{\partial t}\right), obtém-se um conjunto de equações matemáticas, chamadas de função de onda (\Psi), que descrevem a probabilidade de encontrar os elétrons em certos níveis de energia dentro de um átomo.Uma função de onda pra um elétron é chamada de orbital de atômico: esse orbital descreve uma região no espaço na qual existe uma alta probabilidade de encontrar o elétron.Cada elétron em um átomo é descrito por quatro números quânticos diferentes.Os primeiros três (n ,l, m_{l}) especificam o orbital particular de interesse, e o quarto (m_{s}) especifíca a orientação do eixo de rotação de um elétron.

a) Cada um dos seguintes conjuntos de números quânticos não é permitido para um orbital.Porquê?

b) Dê a notação dos subníveis denotados pelos seguintes números quânticos.

1. n=6, l=2

2. n=4, l=3

3. n=6, l=1

c) Qual é o número de orbitais diferentes em cada um dos seguintes subníveis?

1. 3d

2. n=5, l=3

3. n=3, l=0

 

Intermediário

A cantharidina é um terpenoíde que alguns besouros secretam.Vários usos medicinais são conhecidos desde tempos antigos, mas seu isolamento só ocorreu pelo químico frânces P Robiquen em 1810 sendo um marco para seu estudo.Hoje é reconhecido como um forte veneno, especialmente para cavalos, e também como um medicamento para remover verrugas.Algumas etapas da síntese alcançada em 1951 pelo químico belga G Stork são estudados nesse problema.

 

a)Desenhe as estruturas de A,B,C,E,F,G. Sabendo que a  formação de A envolve uma reação de Diels-Alder, assim como a reação de B\rightarrowC, e que a reação de E\rightarrowF envolve uma oxidação de um diol vicinal com abertura de anel.

b)O composto A é opticamente ativo?

c)Desenhe a conformação necessária do butadieno para reagir na reação de Diels-Alder.

 

Avançado

A cinética das reações enzimáticas foi estudada pela primeira vez pelos químicos Leonor Michaelis e Maud Menten no início do século XX. O mecanismo proposto por eles a seguir é frequentemente usado para racionalizar os estágios iníciais dos processos de catálise enzimática. Na primeira etapa, a enzima E se associa ao substrato S para dar um complexo ligado ES, esse equilibrio é rápido. Então o complexo enzima-substrato dissocia-se em uma segunda etapa para dar o produto P e restaurar o catalisador E.

a)Demonstre que a velocidade da reação r é:   r=\dfrac{R_{max}\cdot[S]}{[S]+K_{m}}, sabendo que  K_{m}=\dfrac{k_{-}+k_{cat}}{k_{+}} , R_{max}=k_{cat}\cdot[E]_{tot}  e [E]_{tot}=[E] + [ES]

b)Considerando os dois casos onde [S] data-recalc-dims=>K_{m}" /> e [S]<<K_{m}.Em ambos os casos, determine a velocidade da reação r e desenhe o formato da evolução de r em função de [S]

k_{cat} é a constante de velocidade da reação de transformação do complexo enzima-substrato no produto.K_{m} é chamado de constante de Michaelis.

c)No caso de k_{-} data-recalc-dims=>k_{cat}" />,escreva a expressão para o K_{m}

d)Preencha a tabela corretamente indicando a ligação entre o K_{m} e a afinidade da enzima com o substrato: