Iniciante
a) Está correta. b) Errada, pois carvão contém quantidades variáveis de oxgênio. c)Errada. Lítio não é um metal pesado. d)Errada. GNV é composto por metano e etano.
Intermediário
Sabemos que a massa molar de nosso composto é: . Agora, basta sabermos a molaridade do dissolvido:
Agora, para cada mol do composto dissolvido temos 1 mol de e dois mols de . Substituindo na equação do :
Avançado
0. Verdadeiro. Utilizando as teorias de nomenclatura orgânica, sabe-se que esta é a fórmula do composto.
1. Falso. A destilação simples é utilizada quando os dois compostos a serem separados possuem pontos de ebulição muito diferentes (como água e o cloreto de sódio). Os componentes do petróleo possuem pontos de ebulição próximos, sendo mais de dois. Para separá-los em frações é necessário utilizar a destilação fracionada em uma torre de destilação.
2. Falso. Considerando compostos com cadeia normal, o ponto de ebulição aumenta com o aumento da massa molar. Assim, o n-heptano possui ponto de ebulição menor que o n-octano. No entanto, caso tratasse-se do 2-2-4-trimetilpentano (isoctano), a afirmação seria verdadeira, pois o isoctano tem cadeia muito ramificada e o ponto de ebulição diminui com o número de ramificações. Nesse caso, o n-hexano tem ponto de ebulição maior.
3. Verdadeiro. Enquanto o álcool etlico é produto da fermentação da cana-de-açúcar ou da beterraba (fontes renováveis), a gasolina é produto da destilação do petróleo (fonte não renovável), caracterizando como um combustível fóssil.