Processing math: 100%

Química - Semana 124

Escrito por: Raphael Diniz e Pedro Alonso

 

 Iniciante

Um recipiente contém um mol de gás ideal diatômico a 1 atm, de maneira que é realizado sobre este sistema um processo dividido em duas partes: (I) um aquecimento a volume constante até 300 K e 5 atm, e depois (II) uma compressão adiabática, de forma que a temperatura final seja 600 K. Calcule w, q, ΔU e ΔH para o processo descrito.

 

 Intermediário

Em um laboratório existem 5 sistemas gasosos, contendo em todos eles exatamente 1 mol desses respectivos gases, sendo estes sistemas descritos abaixo:

  1. Vapor de H2 em 298 K.
  2. Vapor de Ar em 398K.
  3. Vapor de CO2 em 398K.
  4. Vapor de benzeno em 398K.
  5. Vapor de H2O em 298K.

Organize de forma crescente a contribuição do movimento para a energia interna de cada um dos sistemas (desconsidere a vizinhança e a vibração das moléculas).

 

 Avançado 

Um certo gás monoatômico começa no estado A da figura e realiza transformações gasosas. A transformação de A para B é isobárica, a de B para C é adiabática e a de C para A é isoterma. Não houve mudança no número de mols de gás em nenhum momento.

Durante uma transformação adiabática, sabe-se que P0V0γ=PfVfγ em todo momento. Para um gás monoatômico, γ=53. A pressão e o volume em B são conhecidos e podem ser chamados de Pb e Vb. Sabendo disso, responda:

(Observação: Nessa questão será necessário o uso de Cálculo, mas não se preocupe pois são apenas os seus conceitos mais básicos. Será preciso saber apenas: o conceito de variação infinitesimal, integrais definidas e saber integrar uma função na forma kxn)

a) Em função de Pb, Vb, T1 e T2; escreva as coordenadas dos pontos A e C

b) Calcule o calor trocado na transformação de A para B, em função das mesmas variáveis

c) Calcule a variação de entalpia de cada um dos três processos, também em função das mesmas variáveis.