Soluções Química - Semana 147

Escrito por: Henrique Fonseca.

Iniciante

a) Não há diferença de eletronegatividade entre dois átomos iguais, de modo que a molécula é apolar.

b) Como a molécula de água é angular, o momento de dipolo elétrico resultante não é nulo, portanto a água é polar.

c) A molécula de gás carbônico é linear, então, apesar de haver cargas parciais, os momentos de dipolo elétrico cancelam-se. Logo a molécula é apolar.

d) A molécula de metano é tetraédrica, de maneira que a soma dos momentos de dipolo elétrico somam zero. Dessa forma, ela é apolar.

Intermediário

As interações intermoleculares influenciam o calor específico e latente dos materiais. Quanto mais "forte" é a interação entre as moléculas, é necessária mais energia para rompê-la, de maneira que se mude o estado de agregação da substância.

Portanto, em uma primeira análise, substâncias com ligações de hidrogênio têm maiores temperaturas de fusão e ebulição do que substâncias com interações dipolo-dipolo, que têm maiores temperaturas de fusão e ebulição do que substâncias com forças de dispersão de London.

Avançado

No plano que contém quatro átomos de flúor, o momento de dipolo elétrico resultante é zero. Assim, só vamos nos preocupar de fato com a ligação \textbf{Br} - \text{F}(2).
Pela definição de momento de dipolo elétrico,

\vec{\mu} = \delta \vec{r} \implies \| \vec{\mu} \| = \delta r \,.

Enfim, isolando a carga parcial,

\delta = \frac{\mu}{r} = \frac{1.510 \cdot 3,336 \times 10^{-30} \text{C} \, \text{m}}{1.6890 \cdot 1,0 \times 10^{-10} \text{m}} = 2,982 \times 10^{-20} \text{C}\,.