Escrito por: Raphael Diniz.
INICIANTE
Ao vermos a estrutura corretamente e contarmos os respectivos elementos corretamente, iremos ver que o resultado final será correspondente com a estrutura . Com isso, a alternativa correta será a letra .
INTERMEDIÁRIO
Inicialmente é importante que se note o fato do não ser uma molécula, e sim uma forma de descrever o em meio aquoso ( + ). Desse modo basta aplicar a fórmula referente a solução tampão para acharmos o volume:
Note que não foi levado em conta o volume total da solução final para determinar a concentração da base e ácido de Lewis, por conta que ao dividirmos a concentração da base pela do ácido, esse termo é cortados em decorrência dele ser o mesmo para ambos os termos.
AVANÇADO
Inicialmente, é necessário que o indivíduo tenha o conhecimento de que o único íon que poderia vir de um gás e formar um precipitado branco com um dos íons do é o sulfato, formando o , ao qual atende todas os requisitos mencionados no texto. Com isso, temos que o elemento corresponde ao enxofre e que o gás formado é o (ele possui uma produção cineticamente mais favorável do que o , por conta da instabilidade da ligação presente no ). Tendo isso em mente, podemos partir para as reações que ocorrem durante os processos:
O primeiro teste:
A titulação:
Com as reações colocados, podemos partir para o cálculos. As contas serão divididas em etapas:
Etapa : Quantidade de que afetivamente reagiu com o :
Etapa : Cálculo da porcentagem por meio das reações: