Escrito por: João Antônio Pimentel
INICIANTE
A equação de Nerst é escrita da seguinte forma:
Sendo e e o quociente reacional
Então, a expressão será:
INTERMEDIÁRIO
Para o ponto de fusão e ebulição o fator preponderante será a compactação/interação entre as moléculas, possuindo diferentes abordagens em cada caso:
Ponto de fusão: Temos que levar em conta que esse processo se refere a transição do estado sólido para o líquido. Desse modo, para o composto que tiver uma maior compactação no estado sólido (lembre-se que nesse estado, as moléculas se organizam em redes/retículos, sendo de extrema importância esse aspecto), será necessário fornecer uma maior quantidade de energia para que essas disposições sejam desfeitas. Logo:
O neopentano tem uma compactação melhor que o pentano em virtude da disposição de dois eixos, cada um com dois átomos de carbono, de forma perpendicular, dando uma aspecto tridimensional a estrutura.
Ponto de ebulição: Aqui teremos a transição do estado líquido para o gasoso. Assim, o fator mais relevante deixa de ser a compactação para ser a interação entre as moléculas. Dessa maneira, as ramificações serão prejudiciais para uma plena interação, sendo necessário fornecer maior energia para as moléculas que tenham entre si maiores interações. Logo:
AVANÇADO
Sabemos que
Além disso, também temos que
(1)
(2)
(3)
Da equação (2), sabemos que , substituindo em (1) temos:
Podemos obter mais informações da equação (2):
Veja que podemos simplificar o segundo termo da expressão dividindo tudo por , assim:
Mas da equação (3) nós temos que , assim, vamos substituir o termo por
Reescrevendo a equação em função do potencial:
Então
e