Escrito por: Luiz Viegas.
INICIANTE
A) Através da tabela presente na aula 2 de eletroquímica, podemos observar que as semi-reações que ocorrem na célula são as seguintes:
,
,
Com base nisso, podemos ver que a reação global da célula de Daniell é a seguinte:
,
Utilizando a equação de Nernst, portanto, podemos observar como o potencial da pilha irá variar com a modificação das concentrações das espécies; da seguinte forma:
B) A energia pode ser entendida pelo da pilha nessa situação, que é expresso da seguinte forma:
Utilizando o mesmo esquema do item anterior, chegamos que o potencial nessa situação é:
Portanto, temos:
C) Veja que a ponte salina é o meio que faz com que a reação eletroquímica continue a sua duração, isto é, o meio no qual há a troca de íons e o consequente fluxo eletrônico. Por conta disso, a pilha não segue ocorrendo caso não haja a presença da ponte salina, fazendo com que o uso dela não seja verificado.
INTERMEDIÁRIO
A) É importante notar que a única grandeza que é conservada em um diagrama de Latimer é a energia livre das transformações. Por conta disso, para encontrarmos o potencial entre o e o , deve-se realizar o seguinte:
B) O diagrama de Frost resulta no seguinte:
AVANÇADO
A) Note que este mecanismo é apenas um proposto. Qualquer um outro que possua a iniciação do ROOR e as seguintes propagações resultando no produto anti-Markovnikov.
B) e C) O mecanismo completo para a transformação é proposto abaixo. Note que o que faz com que a etapa intermediária ocorra é a liberação do , que é entropicamente favorável.