Solução Química Semana 122

Elaborado por: Carlos Craveiro Aquino

Iniciante

Para resolver esse enigma, Alicya usou o seguinte raciocínio:

I - Calculando o número de nêutrons do Európio (152-63) = 89 nêutrons;

II - Calculando x, x = 141-89 = 52, x = 52 prótons;

III - Igualando o número de elétrons do Eu^{+3} com os elétrons de A e B:

60 = 52 + nC, portanto nC = 8 elétrons e como C está em seu estado neutro, C possui 8 prótons;

IV - Descobrindo y: como {y-79}/{2} = 8 , y =95 prótons;

V - Como sabemos que B possui 148 nêutrons, então z é 148 + 95, z = 243;

VI - Por fim, A = Telúrio - número atômico 52; B = Amerício - número atômico 95 e C = Oxigênio - número atômico 8.

Resposta: Item a) 52, 95, 243, Eu Te AmO;

 

Intermediário

 

Resposta I: Item c) Hidrogênio, Hélio e Sódio;

Resposta II: Carlos responde: - Isso ocorre, pois cada elemento possui em seu átomo elétrons de energias constantes e diferentes de elemento para elemento.

Resposta III: Espectro - I, que é o espectro de absorção do Sódio, esse espectro diferente do espectro de emissão, ocorre quando uma fonte de luz branca passa pelo elemento em seu estado gasoso, com isso o elemento absorve o seu espectro característico deixando passar o resto do espectro luminoso.

 

Avançado

Resposta - I:

                           

Resposta - II: 2^{3} = 8, visto que são 3 centros, portanto 8 - 2 = 6 Diastereisômeros (retirado dois para desconsiderar o composto analisado e seu enantiômero).

Resposta - III: É uma reação de Cicloadição do tipo [4+2], também chamada de reação de Diels-Alder( mais especificamente uma Hetero Diels-Alder). (Marie o que você pretende com isso?)

 

Por fim, acho que este solucionário ficaria incompleto se eu o finalizasse sem falar sobre a Alicya, quem de fato é a solução para todos os meus problemas (até os que eu não sou capaz de propor). Alicya é uma linda jovem, inteligente, curiosa, carinhosa e engraçada por quem eu me apaixonei há cerca de 2 anos e, mesmo com esse tempo, a paixão por ela continua e cresce a cada dia. Nesse tempo, nós viajamos juntos para olimpíadas, dividimos momentos felizes, momentos não tão felizes, dividimos aflições, brigamos algumas vezes, mas sempre quando a noite batia e nós estávamos cansados de tanto assistir aula, ela me vinha e contava a mesma piada todos os dias: - Se eu fosse o neurônio sabe qual parte eu seria? - e eu respondia: - Não sei - e ela: - O Aaaaxônio - e por mais que a piada fosse a mesma, com algumas variações, eu sempre ria, por que mesmo em momentos de extremo cansaço, ela estava lá para me fazer olhar as coisas de uma outra maneira e rir de tudo aquilo. Contudo, mesmo com toda essa paixão, não fui capaz de sequer fazer um pedido de namoro, e com essa pandemia as vezes que consegui vê-la desde que tudo começou podem ser contadas nos dedos. Por isso, venho aqui declarar algo bem maior que uma solução: Alicya Beatriz França dos Santos, eu amo conviver contigo, eu amo estar contigo, eu te amo (como você leu na mensagem) e eu quero continuar a conviver contigo e te amar, visto tudo isso, você aceitaria namorar comigo? Para que nós possamos mesmo nesse período de crise, passar o natal e as festas juntos?