Escrito por Felipe Maia
Iniciante
O professor Clafique estava acampando na tranquila Avenida Paulista com seu grupo de escoteiros. No meio desse passeio, a Lua estava totalmente iluminada, porém havia muitas nuvens no céu. O escoteiro lobinho sugeriu ao professor que tirasse uma foto da Lua, porém Clafique havia esquecido seu celular e só tinha uma câmera antiga no acampamento. Considere que a magnitude aparente da lua cheia em um dia limpo é . No dia em questão, a Lua estava coberta por uma nuvem de profundidade óptica . Para a câmera registrar a Lua com qualidade, ela precisa capturar fótons. Supondo que na Avenida Paulista, o professor consiga ficar com a câmera por minutos antes de ser roubado, responda:
Qual a magnitude da Lua após ser ocultada pelas nuvens?
Em quanto tempo o professor conseguiria tirar a foto? Ele consegue tirá-la antes de ser roubado?
Considere que todos os fótons da Lua e do Sol são emitidos somente na banda visível () e que a câmera possui abertura .
Quando um fluxo de luz é bloqueado por um meio com profundidade óptica , temos a seguinte relação:
Intermediário
a) Um dos corpos celestes mais famosos da atualidade é o Cometa Halley. Este possui período de , massa , periélio e albedo . Para o nosso estudo simplificado, vamos considerar que este é uma esfera perfeita de raio formada por gelo e o restante por rochas. Inicialmente, ele se encontra no seu afélio com temperatura . A partir de um determinado ponto de sua órbita, é possível observar a sua "cauda". Determine a distância entre o cometa e o Sol neste ponto e explique o motivo desse fenômeno ocorrer. No espaço, devido à pressão extremamente baixa, a temperatura de sublimação do gelo é de aproximadamente .
b) Calcule o valor médio da energia absorvida pelo cometa em torno da sua órbita.
O valor médio de em um determinado tempo é dado por:
c) Devido à absorção de calor do Sol, o cometa um dia perderá a sua cauda. Calcule o número de órbitas que o cometa ainda pode realizar antes de perdê-la.
Dados: Calor latente do gelo
Avançado
Nesse dia 30, será comemorado o Asteroid Day. Em homenagem a esse dia, este problema será dedicado a estudar asteroides e o que eles podem causar a nós. Stephen Hawking, em seu último livro "Brief Answers to the Big Questions", considerou a colisão de asteroides a maior ameaça ao planeta. Vamos entender o porquê deste cientista ter feito tal afirmação e estudar alguns métodos de calcular fatores sobre as órbitas desses objetos.
a) Um dos possíveis métodos de desviar um asteroide é colidindo com ele, alterando a sua órbita. Uma analogia simplificada pode ser feita usando bolas de bilhar. Imagine a seguinte situação: uma bola de bilhar possui massa e velocidade ; uma outra bola, de massa e velocidade , colide com a outra. Considerando os seguintes cenários: uma colisão perfeitamente elástica e uma colisão perfeitamente inelástica. Em qual dessas situações o desvio na trajetória da bola de massa (equivalente ao asteroide em nossa analogia) é maior?
b) Para este item, considere o modelo que apresentou maior desvio na trajetória do item anterior, sistemas de coordenadas em que o eixo cruza o equador e é perpendicular ao o eixo , que cruza os polos geográficos, ambos passando pelo centro da Terra, e a seguinte situação fictícia: Um asteroide de massa e raio vem em direção à Terra pelo eixo com velocidade , ameaçando extinguir toda a vida na Terra. Porém, nosso super-herói Dudu T. possui superforça e consegue arremessar a Oceania, sim, o continente inteiro, de massa , para desviar o asteroide. A velocidade máxima que Dudu T. consegue arremessar o continente é e, no momento em que a Oceânia colide com o asteroide, sua distância até a Terra é de . Qual deve ser a latitude mínima em que Dudu T. deve estar para que o asteroide seja desviado? Desconsidere efeitos gravitacionais e o movimento de translação da Terra.
Bom, agora que já sabemos como desviar asteroides, vamos treinar como rastreá-los.
c) O asteroide H4-RA descreve uma órbita aproximadamente parabólica ao redor do Sol de tal maneira que, no momento de sua descoberta, o ângulo representado na imagem abaixo é .
Figura 1: representação gráfica
Dadas as informações do problema, calcule quanto tempo, em anos, o asteroide levará para ir de sua posição inicial até seu periélio, representado pelo ponto A.
Para resolver essa questão você precisará usar a seguinte integral:
É de extrema importância que o estudante tenha métodos para resolver as temidas "Somas de PG's" cobradas nas etapas mais avançadas dos treinamentos. Um método interessante para resolver a mesma é utilizando alguma substituição trigonométrica que elimine o 1 do denominador. Pense em como fazer isso, ou, com outras palavras, como escrever como algo que te ajudaria? Caso você não tenha um contato mais próximo com cálculo, no último spoiler há a resolução da integral.
Vale lembrar também que esse não é o único método para resolver esse exercício, que poderia ser feito modelando a curva como uma função no plano cartesiano em vez de no plano polar e integrando. No caso, modelaríamos de modo que a função fosse do tipo e quando for a posição do cometa no momento inicial e integraríamos de até e depois subtrairíamos um triângulo e teríamos a área varrida pelos vetores. A forma polar das cônicas é muito útil para esse tipo de questão por oferecer uma abordagem mais direta. Em ambas as soluções seriam necessários conhecimentos avançados em cálculo e domínio de funções.
Lembre-se da Segunda Lei de Kepler em sua forma diferencial e pense em qual é a área da parábola compreendida em um ângulo .
Temos que e, utilizando a identidade trigonométrica , temos que , reduzindo a expressão para
Podemos expandir , temos que
A partir daqui, a integral se torna mais amigável para resolver-se. Tomando , temos que . Portanto
e, utilizando a propriedade anterior, temos que
De maneira matemática:
Essa integral pode ser facilmente resolvida, resultando em:
Agora basta substituir , resultando em:
d) H4-RA é um asteroide aproximadamente esférico de raio e um albedo de . Qual será sua magnitude aparente no momento de maior aproximação com a Terra e a partir de quanto tempo da primeira detecção (representada no item anterior) era possível observá-lo a olho nu em um local com condições ideais? Considere que, no momento inicial representado pela imagem do item anterior, o ângulo é de .
Você consegue descrever a distância entre a Terra e H4-RA usando somente uma lei dos cossenos e com relações angulares já conhecidas.