Astronomia - Semana 102

Escrito por Felipe Maia

Iniciante

O professor Clafique estava acampando na tranquila Avenida Paulista com seu grupo de escoteiros. No meio desse passeio, a Lua estava totalmente iluminada, porém havia muitas nuvens no céu. O escoteiro lobinho sugeriu ao professor que tirasse uma foto da Lua, porém Clafique havia esquecido seu celular e só tinha uma câmera antiga no acampamento. Considere que a magnitude aparente da lua cheia em um dia limpo é m_0 = -12,74. No dia em questão, a Lua estava coberta por uma nuvem de profundidade óptica \tau = \ln (12). Para a câmera registrar a Lua com qualidade, ela precisa capturar 4 \times 10^{14} fótons. Supondo que na Avenida Paulista, o professor consiga ficar com a câmera por 7 minutos antes de ser roubado, responda:

i) Qual a magnitude da Lua após ser ocultada pelas nuvens?

ii) Em quanto tempo o professor conseguiria tirar a foto? Ele consegue tirá-la antes de ser roubado?

Considere que todos os fótons da Lua e do Sol são emitidos somente na banda visível (\lambda = 550 \text{ nm}) e que a câmera possui abertura D = 50 \text{ mm}.

Dica

Quando um fluxo de luz é bloqueado por um meio com profundidade óptica \tau, temos a seguinte relação:

F = F_0e^{-\tau}

Intermediário

a) Um dos corpos celestes mais famosos da atualidade é o Cometa Halley. Este possui período de P = 75,3 \text{ anos}, massa m = 2,2 \times 10^{14} \text{ kg}, periélio p = 0,59 \text{ UA} e albedo \alpha = 0,04. Para o nosso estudo simplificado, vamos considerar que este é uma esfera perfeita de raio R = 6 \text{ km} formada 90 \text{%} por gelo e o restante por rochas. Inicialmente, ele se encontra no seu afélio com temperatura T_0 = 0 \text{ K}. A partir de um determinado ponto de sua órbita, é possível observar a sua "cauda". Determine a distância entre o cometa e o Sol neste ponto e explique o motivo desse fenômeno ocorrer. No espaço, devido à pressão extremamente baixa, a temperatura de sublimação do gelo é de aproximadamente T = 200 \text{ K}.

b) Calcule o valor médio da energia absorvida pelo cometa em torno da sua órbita.

Dica

O valor médio de x em um determinado tempo é dado por:

\left \langle x \right \rangle = \frac{1}{\Delta t} \int_{t_1} ^{t_2} x \ dt

[collapse]

c) Devido à absorção de calor do Sol, o cometa um dia perderá a sua cauda. Calcule o número de órbitas que o cometa ainda pode realizar antes de perdê-la.

Dados: Calor latente do gelo  c_L = 337 \text{J/g}

Nesse dia 30, será comemorado o Asteroid Day. Em homenagem a esse dia, este problema será dedicado a estudar asteroides e o que eles podem causar a nós. Stephen Hawking, em seu último livro "Brief Answers to the Big Questions", considerou a colisão de asteroides a maior ameaça ao planeta. Vamos entender o porquê deste cientista ter feito tal afirmação e estudar alguns métodos de calcular fatores sobre as órbitas desses objetos.

a) Um dos possíveis métodos de desviar um asteroide é colidindo com ele, alterando a sua órbita. Uma analogia simplificada pode ser feita usando bolas de bilhar. Imagine a seguinte situação: uma bola de bilhar possui massa M e velocidade \mathbf{V} = 0; uma outra bola, de massa m e velocidade \mathbf{v} = v_x \hat{x} + v_y \hat{y}, colide com a outra. Considerando os seguintes cenários: uma colisão perfeitamente elástica e uma colisão perfeitamente inelástica. Em qual dessas situações o desvio na trajetória da bola de massa M (equivalente ao asteroide em nossa analogia) é maior?

b) Para este item, considere o modelo que apresentou maior desvio na trajetória do item anterior, sistemas de coordenadas em que o eixo x cruza o equador e é perpendicular ao o eixo y, que cruza os polos geográficos, ambos passando pelo centro da Terra, e a seguinte situação fictícia: Um asteroide de massa M = 5 \times 10^{23} \text{kg} e raio R = 50 \text{ km} vem em direção à Terra pelo eixo x com velocidade \mathbf{V} = 7 \hat{x} \text{ km/s}, ameaçando extinguir toda a vida na Terra. Porém, nosso super-herói Dudu T. possui superforça e consegue arremessar a Oceania, sim, o continente inteiro, de massa m = 9 \times 10^{20} \text{kg}, para desviar o asteroide. A velocidade máxima que Dudu T. consegue arremessar o continente é v = 2 \times 10^4 \text{ km/s} e, no momento em que a Oceânia colide com o asteroide, sua distância até a Terra é de d = 0,7 \text{UA}. Qual deve ser a latitude mínima em que Dudu T. deve estar para que o asteroide seja desviado? Desconsidere efeitos gravitacionais e o movimento de translação da Terra.

Bom, agora que já sabemos como desviar asteroides, vamos treinar como rastreá-los.

c) O asteroide H4-RA descreve uma órbita aproximadamente parabólica ao redor do Sol de tal maneira que, no momento de sua descoberta, o ângulo \alpha representado na imagem abaixo é \frac{3}{4}\pi.

Figura 1: representação gráfica

Dadas as informações do problema, calcule quanto tempo, em anos, o asteroide levará para ir de sua posição inicial até seu periélio, representado pelo ponto A^1.

1

Para resolver essa questão você precisará usar a seguinte integral:

\int \frac{d\theta}{(1+\cos (\theta))^2}

É de extrema importância que o estudante tenha métodos para resolver as temidas "Somas de PG's" cobradas nas etapas mais avançadas dos treinamentos. Um método interessante para resolver a mesma é utilizando alguma substituição trigonométrica que elimine o 1 do denominador. Pense em como fazer isso, ou, com outras palavras, como escrever \cos (\theta) como algo que te ajudaria? Caso você não tenha um contato mais próximo com cálculo, no último spoiler há a resolução da integral.

Vale lembrar também que esse não é o único método para resolver esse exercício, que poderia ser feito modelando a curva como uma função no plano cartesiano em vez de no plano polar e integrando. No caso, modelaríamos de modo que a função fosse do tipo f(x) = ax^2 + bx + c e f(x') = 0 quando x' for a posição do cometa no momento inicial e integraríamos de 0 até x' e depois subtrairíamos um triângulo e teríamos a área varrida pelos vetores. A forma polar das cônicas é muito útil para esse tipo de questão por oferecer uma abordagem mais direta. Em ambas as soluções seriam necessários conhecimentos avançados em cálculo e domínio de funções.

Dica

Lembre-se da Segunda Lei de Kepler em sua forma diferencial e pense em qual é a área da parábola compreendida em um ângulo d\theta.

Resolvendo a integral

Temos que 1+ \cos (\theta) = 1 + \cos ^2(\frac{\theta}{2})- \sin ^2(\frac{\theta}{2}) e, utilizando a identidade trigonométrica \sin ^2(x) + \cos ^2(x) = 1, temos que 1 - \sin ^2(x) = \cos ^2(x), reduzindo a expressão para 1+\cos (\theta) = 2 \cos ^2(\frac{\theta}{2})

Podemos expandir \sec ^2 x = 1 + \tan ^2x, temos que \frac{1}{4}\int\sec ^4(\frac{\theta}{2}) d\theta = \frac{1}{4}\int (1+ \tan^2 (\frac{\theta}{2}))^2 d\theta

A partir daqui, a integral se torna mais amigável para resolver-se. Tomando u = \tan (\frac{\theta}{2}), temos que \frac{du}{d \theta} = \frac{d}{d\theta} \tan (\frac{\theta}{2}) = \frac{1}{2} \sec ^2 (\frac{\theta}{2}). Portanto d\theta = 2 \cos ^2 (\frac{\theta}{2}) du

e, utilizando a propriedade anterior, temos que \cos ^2(\frac{\theta}{2}) = \frac{1}{\sec ^2 (\frac{\theta}{2})} = \frac{1}{1 + \tan ^2(\frac{\theta}{2})} \equiv \frac{1}{1+u^2}
De maneira matemática:

\int \frac{d\theta}{(1+\cos (\theta))^2} = \frac{1}{4}\int\sec ^4(\frac{\theta}{2}) d\theta =\frac{1}{4}\int (1+ \tan^2 (\frac{\theta}{2}))^2 d\theta = \frac{1}{4}\int (1+ u^2)^2 d\theta

=\frac{1}{4}\int (1+ u^2)^2 2 \cos ^2 (\frac{\theta}{2}) du \equiv \frac{1}{2}\int (1+ u^2)^2 \frac{1}{1+u^2} du =

\boxed{\frac{1}{2}\int (1+ u^2)du}

Essa integral pode ser facilmente resolvida, resultando em:

\boxed{\frac{1}{2}u + \frac{1}{6}u^3 + C}

Agora basta substituir u = \tan (\frac{\theta}{2}), resultando em:

\boxed{\frac{1}{2}\tan (\frac{\theta}{2}) + \frac{1}{6}\tan ^3(\frac{\theta}{2}) + C}

[collapse]

d) H4-RA é um asteroide aproximadamente esférico de raio R = 50 \text{ km} e um albedo de A = 0,4. Qual será sua magnitude aparente no momento de maior aproximação com a Terra e a partir de quanto tempo da primeira detecção (representada no item anterior) era possível observá-lo a olho nu em um local com condições ideais? Considere que, no momento inicial representado pela imagem do item anterior, o ângulo \angle Terra-Sol-A é de \theta = \frac{2}{3} \pi.

Dica

Você consegue descrever a distância entre a Terra e H4-RA usando somente uma lei dos cossenos e com relações angulares já conhecidas.