Astronomia - Semana 103

Escrito por Davi Lucas 

Iniciante

Trufas roubadas.

O Sr. Trufa está perseguindo um bandido que roubou algumas de suas deliciosas sobremesas. A perseguição acontece no equador do planeta Iuam, que possui massa  M = 7.31\times 10^{22} \, \rm{kg} e raio  R = 1.94 \times 10^{5} \, \rm{m} . Trufa atingiu uma velocidade  v tão alta que não toca os pés no chão e continua em movimento. Determine o valor mínimo de  v .

Intermediário

Romene mais leve

O astrônomo Romene está comemorando seu 22º aniversário, e seu colega MaxBad quer lhe dar um presente especial. Recentemente, Romene mencionou que estava sem dinheiro para frequentar uma academia. Para inovar, MaxBad decidiu presenteá-lo com uma viagem a um lugar onde o peso do aniversariante seria diferente devido à variação da gravidade efetiva. As opções são Belo Horizonte (\phi = 19.91^{\circ} S, \lambda = 43.94^{\circ} O) e Fortaleza (\phi = 3.72^{\circ} S, \lambda = 38.54^{\circ} O). MaxBad acredita que a experiência de sentir-se mais leve será interessante e inesquecível para Romene. Considerando que a velocidade angular da Terra  w é baixa, ajude MaxBad a escolher o local da viagem e justifique sua escolha com cálculos.

Avançado

Hiratinha com dor de cabeça

O astronauta CJ disparou um laser superpotente em direção à Georgia Tech, onde sua amiga Hiratinha estava. CJ queria avisá-la que havia encontrado água em Marte, mas acidentalmente acertou a cabeça dela com o laser. Ao ser atingida, Hiratinha ficou curiosa para descobrir a origem da luz e qual era a pressão do impacto do laser em sua cabeça. Infelizmente, Hiratinha não tinha conhecimento técnico suficiente para resolver essa questão, então você a ajudará a desenvolver os cálculos necessários nos próximos itens.

a) O raio de luz do laser atingiu a atmosfera da Terra, onde sofreu reflexão e refração. Segundo Hiratinha, o primeiro passo necessário era modelar a atmosfera como um gás ideal para analisar suas influências ópticas. No entanto, para isso, ela precisava determinar a variação da pressão ao longo da atmosfera. Sabendo que a aceleração da gravidade é  g , ajude Hiratinha encontrando \frac{dP}{dr}.

b) Além disso, Hiratinha precisará determinar a densidade de certas camadas específicas, como a mesosfera, nos próximos itens. Portanto, ao modelar a atmosfera como um gás que passa por transformações adiabáticas, encontre uma relação entre a pressão e a densidade em distintas camadas, em função do coeficiente de Poisson  \gamma .

c) Um dos feixes de luz de CJ conseguiu a proeza de parar de se refratar e se prender em um movimento circular a uma altura  h do centro da Terra. Hiratinha percebeu que, ao determinar o ângulo de incidência  \beta na mesosfera, poderia identificar de onde CJ estaria atirando. Continuemos com o modelo adiabático da atmosfera, assumindo a atmosfera como um gás ideal com massa molar  \mu e temperatura  T_0 ao nível do mar. Além disso, sabendo que a Terra e toda a sua mesosfera estejam contidas em uma esfera de raio  r , e que o índice de refração  n seja proporcional à densidade  \rho , determine  \beta .

Parabéns! Hiratinha analisou o ângulo  \beta que você encontrou e descobriu que CJ estava em Marte.

Agora ela quer esclarecer outra dúvida: qual a força exercida sobre sua cabeça. No próximo item, você pode considerar a constante solar F_{\odot} e a magnitude do Sol  m_{\odot} .

d) Supondo que o feixe que atingiu a cabeça de Hiratinha também tinha um ângulo de incidência  \beta , que a atmosfera da Terra é equivalente a uma fina camada de albedo \alpha , e que a magnitude aparente do laser é  m , determine a pressão  P causada pelo laser na cabeça de Hiratinha.