Astronomia - Semana 108

Escrito por Felipe Maia

Iniciante

Certa tarde, Deduardo Letodo, avistou um objeto não reconhecido no céu e pediu a sua ajuda para estimar a distância do objeto até a superfície da Terra. Deduardo, possui todo conhecimento de astronomia de posição existente, mas no momento estava jantando na Sorveterita e decidiu deixar para você todo o trabalho.

Eduardo apenas enviou as coordenadas do objeto medidas por ele e elas foram: Altura h_1 = 39,21^{\circ} e azimute A_1 = 1\text{h } 4\text{m } 16,8\text{s }. Imediatamente, você pega seu astrolábio e bússola e mede h_2 = 38,77^{\circ} e A_2 = 53\text{m }43,2\text{s}. Sabendo que a distância entre você e Deduardo é de 50\;\text{km} calcule a distância do objeto até a superfície da Terra.

Intermediário

Um dos métodos mais utilizados para descobrir a localização de poços de petróleos e lençóis freáticos é medir o campo Gravitacional na superfície. O intuito dessa questão é entender esse fenômeno: Como uma anomalia na massa abaixo da superfície afeta a gravidade na superfície de um planeta?

a) Primeiramente, precisamos entender conceitos importantes para compreender o funcionamento do campo gravitacional. Prove que dentro de uma casca esférica de densidade superficial \sigma é nula.

b) Agora Imagine a seguinte situação: 3 corpos massivos de massas M_1, M_2 e M_3 estão posicionados cada um em um vértice de um triangulo equilátero de lado l. Qual a aceleração devido a presença dos 3 corpos no baricentro do triângulo?

O objetivo do item anterior é mostrar que o princípio de superposição se aplica ao campo gravitacional, ou seja, na presença de 2 ou mais massas, o campo em um ponto p é dado por:

\vec{g}_{P} = \vec{g}_{1P}+\vec{g}_{2P}+\cdot\cdot\cdot +\vec{g}_{nP}

Ou seja:

\boxed{\vec{g}_{P} = \Sigma_{i=1}^n\vec{g}_{iP}}

Voltando agora ao enunciado da questão, o item a) nos diz que a gravidade dentro de uma casca é nula, o item b) nos diz que campos gravitacionais se somam. O que podemos concluir disso?

c) Considere um planeta com densidade constante \rho e raio R, exceto por uma cavidade esférica concêntrica de raio r (R>r). Calcule a intensidade do campo gravitacional a uma distância a onde a>R.

d) Agora pense em um sistema equivalente a esse, composto por um planeta de raio R e densidade \rho (sem cavidade) e outro corpo, para que o valor do campo gravitacional a uma distância a seja exatamente a mesma. Como deve ser esse sistema? (Dica: a massa pode ser negativa, tendo em vista que o sistema equivalente não é algo "real").

e) Utilizando esse conceito de sistema equivalente e o conceito de superposição, calcule o campo gravitacional no ponto a (R , 0) em um planeta que possuí massa total M e densidade uniforme, exceto por uma cavidade esférica de raio r (R>r) e centro C (d,0).

(Questão adaptada da Lista 3 dos Treinamentos de 2024)

O ambiente interestelar é composto majoritariamente por vácuo. Como o vácuo não serve como meio de troca de calor, podemos afirmar que as transformações termodinâmicas que ocorrem dentro de estrelas são adiabáticas, i.e.: PV^{\gamma} = k onde k é constante e \gamma o coeficiente de Poisson.
O objetivo desta questão é descobrir o valor mínimo de \gamma de uma estrela para que ela se mantenha em funcionamento. Para essa questão vamos considerar que todo o gás citado é ideal e monoatômico.

Um dos jeitos mais práticos de encontrar \gamma_{min} para que a estrela seja ativa é considerar um modelo em que toda massa da estrela M está concentrada em seu centro, envolta por uma casca esférica de gás, concêntrica, com massa m e raio R igual o da estrela.

a) No equilíbrio Hidrostático, a pressão deve ser nula na superfície da estrela. Para que isso seja verdade, qual deve ser a pressão exercida pela camada de gás?

b) Após uma perturbação, o Raio da estrela toma forma R' = R + \delta R, consequentemente, sua pressão varia para P' = P + \delta P. Encontre uma expressão para \delta P em função de M, m, R, \delta R e \gamma.
Se necessário utilize que (1+x)^n \approx 1+nx.

c) Neste modelo \gamma_{min} é aquele em que, após essa oscilação a estrela iniciara um M.H.S. Encontre o valor de \gamma_{min} e o período de oscilações da estrela.

O próximo modelo a ser estudado é a estrela como uma esfera de gás de densidade \rho (r) dependendo somente da distância radial, possuindo massa total M e raio R.

d) Encontre uma fórmula para a variação de pressão em relação ao raio, ou seja \frac{dP(r)}{dr}.

e) Assumindo pressão nula na superfície, demonstre que a energia potencial da estrela é dada por:

U = -3\int_0^{V(R)}dW

onde W representa o trabalho que a estrela realiza sobre si mesma.

f) Prove que a pressão pode ser representada por P= \sigma \rho (\gamma -1) onde \sigma é a energia por unidade de massa da estrela.

g) Seja K a energia cinética da estrela devido ao movimento das partículas de gás, mostre que K se relaciona com U da seguinte forma:

U = -3(\gamma-1)K

Após isso, encontre o valor para a energia total E da estrela em função de U e \gamma.

h) Com isso, conclua qual deve ser o valor de \gamma_{min} para que a estrela se mantenha em funcionamento.