Astronomia - Semana 111

Escrito por Lucas Cavalcante

Iniciante

Observação de Obazs Rotieh

O cientista maluco Obazs Rotieh estava desenvolvendo uma nova invenção que lançava fótons a partir do decaimento de méson \pi^0, e ele estava com dificuldade para calcular algumas informações desse decaimento, então pediu a sua ajuda.

Um méson \pi^0 com massa de repouso m_0 decai em dois fótons seguindo a equação \pi^0 \rightarrow 2\gamma. Chame \theta_1 e \theta_2 os ângulos que a trajetória dos fótons fazem com a trajetória original do méson no referencial do laboratório de Obazs Rotieh. Considere que a energia total do méson no referencial do laboratório é E, encontre:

a) as energias E_1 e E_2 de ambos os fótons em função de E, m_0, \theta_1 e \theta_2.

b) a velocidade v do méson no referencial do laboratório na situação e que um fotón possui a maior energia possível E_{\text{max}}, enquanto o outro possui a menor energia E_{\text{min}}. Expresse a resposta em função de E_{\text{max}}, E_{\text{min}} e a velocidade da luz c.

Intermediário

O Sol é um ácido ?

O pH, ou potencial hidrogeniônico, é uma característica de misturas de substâncias que indica o qual ácido ou básico essa mistura pode ser e é definida como \text{pH} = -\log \left[ H^+ \right], onde \left[ H^+ \right] é a concentração do íon H^+ na mistura em mol/L. Esse potencial pode ser associado a uma estrela, como o Sol, uma vez que o principal processo para a liberação de energia envolve a fusão de hidrogênio em hélio, a qual gera 26,73 MeV, dos quais 97,7\% são utilizados para a luminosidade emitida pela estrela. Considerando que 70\% da massa total do Sol é formada por hidrogênio, seu tempo de vida atual é de 4,6 bilhões de anos, sua luminosidade e raio permaneceram constantes durante esse tempo encontre o pH do Sol no momento de sua formação.

Avançado

Vetores

Muitas vezes, as fórmulas de trigonometria esférica podem ser longas, difíceis de memorizar ou até complicadas de aplicar e visualizar em determinadas situações. Nesse contexto, uma ferramenta bastante útil para substituir essas fórmulas são os vetores e as operações vetoriais. Assim, esta questão irá abordar as principais operações com vetores e situações em que sua aplicação é de grande utilidade.

a) Escreva o produto escalar \vec{A} \cdot \vec{B} entre dois vetores e o produto vetorial \vec{A} \times \vec{B}, indicando a direção do vetor resultante no caso do produto vetorial.

b) Em problemas de astronomia de posição, o sistema de coordenadas que utilizamos considera o centro da Terra como o centro do sistema, já que ele também é o centro da esfera celeste, servindo de referência para os sistemas de coordenadas astronômicos, como os sistemas horizontal, equatorial e eclíptico. Portanto, para uma estrela com ascensão reta \alpha e declinação \delta, encontre o vetor posição dessa estrela, considerando o raio da esfera celeste como unitário, as estrelas fixas nela e um sistema de coordenadas em que o eixo z aponta para o polo equatorial norte e o eixo x aponta para o ponto vernal.

c) Agora que já sabemos representar a posição de uma estrela na esfera celeste utilizando vetores, use o resultado anterior para calcular a separação angular entre duas estrelas no céu, considerando conhecidas as coordenadas equatoriais de ambas.

d) Um uso muito comum de vetores em astronomia de posição ocorre em problemas que envolvem a trajetória de estrelas ou asteroides, onde é necessário determinar os pontos de encontro entre essas trajetórias. Considerando um sistema de coordenadas horizontal em que o azimute 0 corresponde ao ponto cardeal norte, um asteroide foi observado nas alturas h_1 e h_2 e azimutes A_1 e A_2, enquanto outro asteroide foi observado nas coordenadas h_3, h_4, A_3 e A_4. Encontre as coordenadas dos pontos de encontro entre os asteroides.