Astronomia - Semana 50

INICIANTE

Em 2019, a missão Apollo 11 completou 50 anos! Os astronautas participantes, ao pisarem em solo Lunar, colocaram unidades retrorefletoras com pequenos espelhos para que assim, conseguissem medir a taxa de afastamento da Lua por meio da emissão de fótons. Desde as primeiras medidas até hoje, foi constatado um \Delta t=6,7\cdot10^{-9} segundos . Sabendo que a atual distância é de 393.499 km e 257 m, calcule a de quando o homem chegou à Lua e a taxa de afastamento.

INTERMEDIÁRIO

No dia 11 de Novembro de 2019, foi observado, após 3 anos, o trânsito de Mercúrio pelo disco solar. Considerando que este estava próximo de seu periélio, calcule a distância percorrida por este durante a passagem. Calcule, também, a diferença desta e da encontrada para a aproximação d>>2(R_{s}+R_{m}).

Dados: Semi eixo maior: a=0,387 UA

Raio do Sol: R_{s}=695510 km

Raio de Mercúrio: R_{m}=2 440 km

Excentricidade orbital: 0,206

AVANÇADO

(ROSAOC)

Um asteroide se move ao redor do Sol na eclíptica sem nunca entrar no interior da órbita da Terra. As condições de observação se repetem a cada 2 anos, e sua magnitude aparente varia em 8 mag no mesmo período. Encontre o menor valor possível de excentricidade orbital para o corpo em questão. Considere que ele é uma esfera de albedo constante e a órbita terrestre é circular.