Astronomia - Semana 95

Escrito por Lucas Cavalcante

Iniciante

Eu consigo ver Vega?

O astrônomo amador FelMai que foi passar suas férias na cidade de Aracaju (\phi = 10,9^{\circ} S, \lambda = 37,1^{\circ} O) deseja observar a sua estrela favorita Vega (\alpha_v = 18,6\; h, \delta_v = +38,8^{\circ}) pelo maior tempo possível. Para isso, ajude-o a encontrar quanto tempo essa estrela permanece visível.

a) Desprezando os efeitos relacionados a atmosfera.

b) Considerando que a estrela não pode ser visível enquanto o Sol está acima do horizonte e o astrônomo está no equinócio de Março.

Intermediário

Estudo espectroscópico

O estudo do espetro de emissão de uma galáxia ou estrela é muito importante para encontrar parâmetros necessários para o estudo desses astros, como sua luminosidade, magnitude e velocidade. Considere o gráfico de comprimento de onda observado por intensidade a seguir:

Considerando efeitos da relatividade restrita, que o deslocamento da galáxia é apenas por causa do movimento próprio, sua velocidade se relaciona com a distância pela expressão v = H_0d, onde o valor de H_0 é o mesmo da constante de Hubble, e sabendo que a magnitude aparente da galáxia representada é m = 20 \; mag.

a) Encontre sua magnitude absoluta.

b) Agora, encontre a luminosidade dessa galáxia.

Explosão de asteroide

Um asteroide estava se aproximando da Terra no infinito. Preocupado, o cientista maluco Obazs Rotieh decidiu testar sua última invenção, o raio de antimatéria, para tentar despedaçar o asteroide e não causar danos. Então, ele utilizou seu protótipo e conseguiu explodir o asteroide em pedaços de poeira muito pequenos. A nuvem de poeira formada pelos restos do asteroide possui densidade \rho = 10 \; kg/m^3 e continua sua órbita em direção à Terra com uma velocidade de v_0 = 100 \; km/s no infinito, de acordo com a imagem a seguir.

O cientista deseja saber qual a massa máxima de poeira que atingirá a superfície da Terra por segundo para pesquisar se afetará muito a vida terrestre. Por isso, ajude Obazs Rotieh e encontre o fluxo máximo de massa de poeira que atingirá o planeta para que ele consiga realizar sua pesquisa.