Astronomia - Semana 97

Escrito por Davi Lucas

Iniciante

Ramanujan explorando universos

Em um outro universo, o cientista Ramanujan estava curioso para estimar a idade e a densidade crítica desse, por isso, analisou a velocidade de recessão de algumas galáxias (em seu referencial) com à distância entre esses e ele, podendo construir o seguinte gráfico:

a) Utilizando do seguinte gráfico, determine a constante de Hubble desse universo em \ \frac{{km/s}}{Mpc}

b) Estime a idade do universo em anos e justifique o porque disto ser uma estimativa.

c) Ramanujan descobriu que a constante gravitacional  G' de seu universo era parecida com a nossa. Sabendo que a densidade crítica caracteriza um universo plano com E_{mec} = 0 , determine a densidade crítica  p_c deste universo em  \rm{g}/\rm{cm}^3.

Intermediário

Perdido na Índia

Heitor é um viajante no tempo que está perdido nos horários e dias de Nova Delhi  \phi = 28.61^{\circ} N, \lambda = 77.23^{\circ } L , na Índia, e para conseguir se localizar no tempo, precisa de alguns conceitos de astronomia de posição na prática.

a) Em função do azimute (A_\odot) e altura (h_\odot) do sol, descubra o ângulo horário do Sol (H_\odot).

b) De acordo com o ângulo horário do Sol (H_\odot) e a equação do tempo ET, determine a hora civil com o GMT+5.

c) Sabendo que o ponto antivernal está visível e que seu ângulo horário H_\Omega é conhecido. Encontre o dia, para que Heitor se localize melhor no tempo, desconsiderando a excentricidade da órbita e considerando a obliquidade da ecliptíca \epsilon.

Modelando nebulosas

Considere uma nebulosa qualquer, com N partículas de raio r de um gás aproximadamente homogêneo, massa M, volume V, temperatura T e espessura \epsilon .

a) Considerando a temperatura T seja baixa o suficiente para que a emissão no visível seja desprezível, demonstre a profundidade óptica \tau da nebulosa, ou seja, a relação entre a luminosidade inicial L_0 e a luminosidade L após atravessar a nebulosa.

b) Demonstre a equação para o limite de Jeans, ou seja, a massa limite para que a nebulosa colapse para formar uma estrela. Considere R como a constante dos gases ideais e N_A o número de avogrado.