História e Missão
A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira surge, inicialmente, como Olimpíada Paraibana de Educação Financeira, ainda em 2021. Sendo essa uma iniciativa governamental de sucesso, não demorou até que tomasse proporções nacionais. Dado o sucesso de sua primeira edição - que contou com apenas duas fases -, logo expandiu-se a competição, até que se tornasse o que conhecemos atualmente. Dentre as missões da Olimpíada, destaca-se seu primeiro lema: "estimular e promover o estudo da Educação Financeira nas instituições de ensino de cada estado da federação brasileira".
Estrutura da Competição
Hoje, a competição se desenrola em quatro diferentes níveis, sendo eles:
- Nível 1: composto pelo 2º e 3º do Ensino Fundamental;
- Nível 2: composto pelo 4º e 5º do Ensino Fundamental;
- Nível 3: composto pelo 6º e 7º do Ensino Fundamental;
- Nível 4: composto pelo 8º e 9º do Ensino Fundamental; e
- Nível 5: composto pelo Ensino Médio.
Todos os níveis são sujeitas a quatro fases da competição, sendo sua adaptação exclusivamente em razões das diferenças de letramento financeiro que se espera até o momento. Todas as quatro fases são compostas por provas, sendo elas:
- 1º Fase: 10 questões, todas de múltipla escolha, que devem ser executadas em até 1:30h
- 2º Fase: 10 questões, todas de múltipla escolha, que devem ser executadas em até 1:30h
- 3º Fase: 10 questões, todas de múltipla escolha, que devem ser executadas em até 2h
- 4º Fase: 15 questões, todas de múltipla escolha, que devem ser executadas em até 2h
As duas primeiras fases são estritamente entre estudantes do mesmo estado, sendo que, a terceira fase se configura como a seletiva estadual - a qual terá uma honorificação própria. Por fim, a quarta e última fase se dá como a seletiva nacional, na qual participarão todos os medalhistas de seus respectivos estados e, novamente, fornecerá uma distribuição de medalhas de âmbito nacional. Apesar da distribuição de medalhas não ser divulgada, entende-se que segue padrões vistos nas demais olimpíadas econômicas. Todos os medalhistas de âmbito nacional também são presenteados com um curso de Educação Financeira realizado pela UFPB. Diferentemente das demais, a participação na OBEF deve ser aprovada pela escola do estudante, que emitirá um comprovante de participação. A participação é totalmente gratuita. Para mais informações, acesse:
Fale conosco!