Problemas da Semana #01

Iniciante

Com o espírito de Halloween, todos nós adoramos comer doce!! Mas será mesmo? O quanto uma simples data no calendário pode influenciar o consumo de um bem, e como podemos quantificar isso? Nessa questão, iremos explorar a mudança da demanda por determinados produtos em datas comemorativas, especificamente sobre os doces no Halloween.

a) Suponha que estamos no meio de março, e EUclides está vendendo doces em sua barraquinha, num mercado perfeitamente competitivo. Sabendo que a função de oferta de seus doces é dada por O(p) = 50 + 5p, onde p é o preço de 1kg de doces produzidos, e a demanda atualmente se encontra como D(p) = 305 - \dfrac{p}{10}. Calcule qual será o preço de equilíbrio e quantos doces serão vendidos nessa situação.

b) Agora é Halloween. A nova função de demanda é D(p) ' = D(p) + 102. Qual foi a diferença no preço e na quantidade vendida? Que motivos explicam tal crescimento na demanda?

Intermediário

A matriz SWOT( FOFA em português) é uma ferramenta de análise empresarial usada no planejamento estratégico. Nela, sob um tabuleiro 2x2, são colocadas as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças da empresa. Os fatores internos (Forças e Fraqueza) são postos na primeira linha, enquanto os externos (Oportunidades e Ameaças) são colocados na segunda. Os positivos (Forças e Oportunidades) ficam à esquerda e os negativos (Fraquezas e Ameaças) a direita. Com isso, é possível visualizar melhor as capacidades e deficiências do negócio, facilitando a montagem de soluções.

Nesse Halloween, a Monstros S.A. (Empresa fictícia presente no filme homônimo da Pixar) pediu a você uma matriz SWOT do negócio deles. Faça, em tópicos ou em um slide, uma avaliação crítica do Macro e Micro do cliente, reconhecendo tendências que impactam o negócio e os recursos disponíveis para enfrentá-los. Separe eles de acordo com as 4 núcleos da ferramenta.

Avançado

Nesse Halloween, o Hotel Transilvânia recebeu uma nova leva de hóspedes para a participação na 7369º edição da “Festa Horripilante”! 

Apesar da boa notícia, Conde Drácula está preocupado: durante os últimos dois anos, devido a pandemia, a festa não foi realizada - por isso, seus métodos de prever a quantidade de dinheiro que as pessoas gastarão foram esquecidos. Esse tipo de previsão é importantíssima, pois ajuda o Conde Drácula a definir quanto ele deverá produzir de bens a serem consumidos por seus hóspedes e garantir que não haja falta alguma.

Ajude-o a determinar qual será esse valor, assumindo a seguinte fórmula: 

Y(h) = C(h) + \bar{I} + G

Sendo C (h) = C_{0} + C_{1} * (Y^{h/10} - T^{1 - h}) e \bar{I} um fator exógeno. Além disso, é interessante observar que, no equilíbrio, Conde Drácula arrecada de seus hóspedes o equivalente ao valor dos gastos que terá adequando o hotel a eles (T = G). A propensão dos hóspedes ao consumo é de 60% e, independente de tudo, terão um consumo mínimo de R$400 em bens. Saiba também que “h” é dado como o número de hóspedes que Conde Drácula terá.

 

  1. Qual será o Produto total que Conde Drácula terá de preparar caso receba 10 hóspedes?
  2. Qual o efeito de um aumento de 10% na propensão de consumo dos hóspedes? Como Conde Drácula poderia ocasionar esse aumento?
  3. Um efeito de aumento em 25% no valor do consumo autônomo ocasionaria qual mudança no produto final? Como Conde Drácula poderia ocasionar esse aumento?
  4. É racional dizer que T = G em quais cenários?
  5. Sugira um modelo que englobe a quantidade de hóspedes na previsão de Conde Drácula e que simplifique sua forma de enxergar o produto.