Questões 1-10 (OBECON 1a fase - 2024)

Questão 2

Quem quer uma recessão? – Parte 1

A recessão de 1981 – 1982 nos Estados Unidos foi o período de maior desaceleração da economia americana entre a Grande Depressão (1929 – 1939) e a Grande Recessão (2008 – 2009) causada pela crise financeira de 2008. A recessão de 1981 – 1982 também é chamada de “Recessão de Volcker” em referência ao então presidente do Federal Reserve (O Banco Central americano), que elevou a taxa de juros dos Estados Unidos a 20%, mesmo sabendo que isso causaria uma recessão.

Por quê um aumento na taxa de juros tende causar uma desaceleração da economia?

Alternativas

a) Com uma taxa de juros maior, poupar torna-se mais atrativo, e portanto as pessoas gastam menos

b) Uma taxa de juros maior aumenta o preço dos empréstimos, o que aumenta o custo das empresas, levando a um nível menor de produção

c) Taxas de juros elevadas tornam mais caro para o governo se financiar, o que tende a diminuir gastos governamentais

d) Juros maiores colocam pressão no balanço patrimonial dos bancos, criando o risco de uma crise financeira

e) Todas as alternativas acima estão corretas

Assunto abordado

Macroeconomia

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Solução

 Analisemos cada alternativa separadamente:

a) Sim, pois com uma maior taxa de juros o rendimento das aplicações financeiras aumentam, fazendo as pessoas tenderem a poupar mais seu dinheiro.

b) Sim, devido às empresas comumente financiarem seus projetos por meio de empréstimos, que com uma maior taxa de juros se tornam dívidas mais significativas a longo prazo.

c) Sim, pois uma forma comum do governo financiar projetos é pela emissão de títulos públicos, que têm seus retornos atrelados a taxa de juros e se tornam mais caros para liquidar. 

d) Sim, pois um aumento na taxa de juros aumenta o custo de captação dos bancos, i.e. os custos associados à obtenção de capital para emitir empréstimos, o que torna os empréstimos menos atraentes podendo levar os bancos a sofrerem perdas significativas e uma potencial crise financeira.

Logo, todas as alternativas estão corretas.

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Gabarito

e) Todas as alternativas acima estão corretas

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Questão 3

Quem quer uma recessão? – Parte 2

A recessão de 1981 – 1982 nos Estados Unidos foi o período de maior desaceleração da economia americana entre a Grande Depressão (1929 – 1939) e a Grande Recessão (2008 – 2009) causada pela crise financeira de 2008. A recessão de 1981 – 1982 também é chamada de “Recessão de Volcker” em referência ao então presidente do Federal Reserve (O Banco Central americano) Paul Volcker, que elevou a taxa de juros dos Estados Unidos a 20%, mesmo sabendo que isso causaria uma recessão.


De acordo com as informações acima e seus conhecimentos de economia, qual motivo teria levado Paul Volcker a subir a taxa de juros, mesmo sabendo que isso causaria uma recessão?

Alternativas

a) A taxa de desemprego estava muito alta

b) O governo americano precisava refinanciar sua dívida

c) Os bancos estavam tomando muito risco

d) As empresas estavam com dificuldade de fazer empréstimos

e) A inflação estava muito alta

Assunto abordado

Macroeconomia

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Solução

O aumento na taxa de juros foi executado com o intuito de desacelerar a economia do país e, por consequência, diminuir a elevada inflação do período.

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Gabarito

e) A inflação estava muito alta

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Questão 4

A Grande Discussão

Diversas teorias surgiram para explicar as causas de graves crises econômicas como a Grande Depressão e a Grande Recessão e para sugerir medidas para mitigá-las. A seguir, encontram-se descrições simplificadas de algumas dessas explicações. Assinale a alternativa que melhor atribui as teorias às escolas de pensamento que as defendem, respectivamente.

  1. As recessões originam de uma queda na demanda agregada de uma economia, a qual pode ocorrer por diversos motivos, incluindo falhas no sistema financeiro. O mercado de trabalho falha em ajustar preços aos novos níveis de demanda, já que os salários são rígidos. Consequentemente, o desemprego cresce, e a demanda diminui ainda mais. A política fiscal deve servir como o principal instrumento para impedir uma diminuição significativa da demanda agregada.
  2. As crises surgem após um período de crescimento da economia provocado por uma manipulação da taxa de juros pelo banco central. Taxas artificialmente baixas levam investidores a realizarem investimentos que não geram lucro econômico. À medida que se percebe que a demanda não é tão alta quanto se imaginava e que os recursos são poucos, a atividade econômica freia, gerando uma recessão.
  3. Dinâmicas macroeconômicas podem ser entendidas através da teoria quantitativa da moeda. Nesse sentido, os bancos centrais devem focar em controlar a quantidade de dinheiro em circulação, evitando tanto processos inflacionários quanto deflacionários. As recessões são frequentemente explicadas por uma contração excessiva da oferta de moeda, o que causa uma redução na demanda agregada.

Alternativas

a) I. Marxismo, II. Monetarismo, III. Keynesianismo

b) I. Keynesianismo, II. Escola Austríaca, III. Monetarismo

c) I. Keynesianismo, II. Monetarismo, III. Liberalismo

d) I. Neoliberalismo, II. Escola Austríaca, III. Keynesianismo

e) I. Marxismo, II. Teoria dos ciclos reais de negócios, III. Monetarismo

Assunto abordado

Macroeconomia

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Solução

Analisemos cada descrição separadamente:

I) A escola que mais se assemelha à descrição é a keynesiana, tendo em vista que nela problemas como a queda da demanda agregada tem como solução a intervenção do Governo com o intuito de reativar a economia, pois o mercado livre é incapaz de se ajustar.

II) A escola correspondente é a austríaca, pois ela incentiva o individualismo econômico, sendo essencialmente o oposto da keynesiana nesse sentido, argumentando que a forte influência estatal na economia pode gerar recessões.

III) A teoria que explica fenômenos de inflação e deflação pela quantidade de moeda ofertada é o monetarismo, argumentando a crucialidade de controlar a circulação do dinheiro para manter a estabilidade econômica.

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Gabarito

b) I. Keynesianismo, II. Escola Austríaca, III. Monetarismo

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Questão 5

Dinheiro na mão é Vendaval

 

Imagine que você está planejando viajar para São Paulo daqui a alguns meses (para, por exemplo, a 3ª Fase da OBECON) e precisa economizar dinheiro para cobrir os custos da viagem.

Em muitos cenários, é justificável manter a moeda como reserva de valor, visto que ela:

Alternativas

a) Valoriza de acordo com a taxa de juros quando está em sua mão

b) Apresenta taxa de conversão em caixa menor do que um imóvel

c) Pode ser facilmente utilizado para compra de bens e serviços sem a necessidade de trocá-lo por outra forma de pagamento

d) É imune à inflação, visto que é emitida pela Casa da Moeda e seu valor é garantido pelo Banco Central

e) Não possui liquidez absoluta quando comparado a outros tipos de ativos como ações, títulos de dívida pública, debêntures, derivativos e criptoativos

Assunto abordado

Macroeconomia

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Solução

A letra C está correta, pois essa é uma característica fundamental da moeda: sua aceitação generalizada como meio de troca devido ao seu valor intrínseco, o que facilita as transações comerciais e a compra de bens e serviços sem a necessidade de trocá-la por outra forma de pagamento.

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Gabarito

c) Pode ser facilmente utilizado para compra de bens e serviços sem a necessidade de trocá-lo por outra forma de pagamento

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Questão 6

Maximização de Lucro

 

Assinale a alternativa que corresponde à condição obedecida pela produção de uma firma ao maximizar o lucro.

Alternativas

a) A quantidade produzida é tal que o custo marginal é igual à receita marginal

b) A quantidade produzida é tal que a receita marginal excede o custo marginal em maior quantidade

c) A quantidade produzida é tal que o preço excede o custo variável médio em maior quantidade

d) A quantidade produzida é tal que o custo variável médio é igual ao custo total médio

e) A quantidade produzida é tal que o preço é igual ao custo total médio

Assunto abordado

Microeconomia

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Solução

Suponha que você possua uma função custo C(q, ...) e uma função receita R(q, ...), onde q é a quantidade produzida. Se o custo marginal é igual a receita marginal, i.e. \frac{\partial C}{\partial q} = \frac{\partial R}{\partial q}[1], isso significa que o custo adicional de produção de mais uma unidade é exatamente compensado pela receita adicional obtida com a venda dessa unidade. Neste ponto, a empresa é indiferente entre produzir mais ou produzir menos, pois o lucro obtido com a venda de mais uma unidade é igual ao custo de produzi-la. Logo, a quantidade produzida que maximiza o lucro de uma empresa é tal que resolve a equação [1].

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Gabarito

a) A quantidade produzida é tal que o custo marginal é igual à receita marginal

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Questão 7

7 - Questão

Tá Disponível?

 

A heurística, ou viés da disponibilidade, proposta por Daniel Kahneman e Amos Tversky, descreve a tendência das pessoas em estimar a probabilidade de um evento com base na facilidade com que exemplos desse evento podem ser lembrados. Quando exemplos são prontamente acessíveis na mente, tendemos a superestimar a probabilidade desse evento ocorrer, enquanto eventos menos acessíveis são subestimados. Esta heurística ressalta a influência dos fatores que afetam a disponibilidade de informações em nossas mentes, como mídia e experiências pessoais, e destaca a importância da consciência desses vieses cognitivos ao tomar decisões e avaliar informações.

Qual das alternativas não é um exemplo de uma heurística da disponibilidade?

Alternativas

a) Julia andou vendo muitos documentários e filmes de terror sobre alienígenas. Ao ouvir um barulho à noite vindo de fora de sua casa, ela imediatamente assumiu que alienígenas estavam invadindo sua propriedade e foi se esconder no porão

b) João percebeu as flutuações do mercado de placas de vídeo dos últimos períodos, assim como suas tendências. Após analisar os dados, resolveu investir na área

c) Pedro ouviu seus amigos falarem que investiram em um negócio de pescaria que se tornou lucrativo. Então, quando apareceu uma oportunidade, Pedro investiu em outra empresa do ramo prontamente

d) Nícolas estava em um cassino, onde viu várias pessoas saindo das mesas de poker com muitas fichas em mãos, gritando e comemorando. Ele então assumiu que aquele era um dos jogos mais lucrativos do cassino e se juntou à uma das mesas para apostar seu dinheiro

e) Roberto estava sentado em uma cafeteria, lendo as notícias diárias sobre política e economia. De repente, um ladrão invade o recinto anunciando “Isso é um assalto!”. Roberto, ao invés de buscar refúgio, apenas se vira e fala: “Não é? Esses políticos acham que podem tudo!”. O ladrão levou os pertences de Roberto

Assunto abordado

Economia comportamental

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Solução

Na letra B, João não baseou seu pensamento em nenhuma noção preconcebida sobre a facilidade do movimento de preços de placas de vídeo, apenas fez uma observação empírica livre de viés de disponibilidade.

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Gabarito

b) João percebeu as flutuações do mercado de placas de vídeo dos últimos períodos, assim como suas tendências. Após analisar os dados, resolveu investir na área

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Questão 8

Externalidades - Parte 1

 

Um mercado bastante importante é a indústria farmacêutica, responsável por desenvolver, produzir e distribuir vacinas, remédios, e tratamentos. No caso de vacinas, a imunização não só reduz a probabilidade do indivíduo ficar doente, como também acaba por proteger o resto da sociedade pelo efeito de imunidade de rebanho, caracterizando um caso de externalidade.

Imagine que a figura a seguir apresenta as curvas de benefício marginal (BM), custo privado marginal (CPM) e custo social marginal (CSM) para esse mercado:

Assinale a alternativa que corresponde à quantidade e preço de equilíbrio de mercado e  eficiência social, respectivamente.

Alternativas

a) A e B

b) C e C

c) C e E

d) E e D

e) E e E

Assunto abordado

Microeconomia

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Solução

O equilíbrio de mercado ocorre quando o (BM) é igual ao (CPM), ou seja, no ponto C.

O equilíbrio de eficiência social é quando o (BM) é igual ao (CSM), ou seja, no ponto E.

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Gabarito

c) C e E

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Questão 9

Externalidades - Parte 2

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de externalidade apresentada e uma política pública que poderia ser implementada caso o Governo Obeconômico deseje levar esse mercado para a eficiência social.

Alternativas

a) Externalidade positiva e instituir um imposto pigouviano de 20 reais por unidade produzida

b) Externalidade negativa e instituir um imposto pigouviano de 20 reais por unidade produzida

c) Externalidade positiva e instituir um subsídio pigouviano de 20 reais por unidade produzida

d) Externalidade negativa e instituir um subsídio pigouviano de 20 reais por unidade produzida

e) Nenhuma das alternativas anteriores

Assunto abordado

Microeconomia

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Solução

Externalidade positiva, pois a vacinação beneficia toda a sociedade, não só o indivíduo vacinado e um subsídio pigouviano de 20 reais por unidade produzida, tendo em vista que isso incentivaria a maior produção de vacinas deslocando o mercado para o ponto de eficiência social (que exige maior produção).

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Gabarito

c) Externalidade positiva e instituir um subsídio pigouviano de 20 reais por unidade produzida

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Questão 10

ABCDEconômico

 

Alice, Breno, Carla, Daniel, e Eliza são estudantes de doutorado em economia.

  • Alice estuda como mudanças na taxa de juros afetam a demanda agregada e a inflação.
  • Breno estuda o efeito de regulações no mercado de trabalho.
  • Carla estuda os benefícios para as empresas de se financiar através de dívida.
  • Daniel estuda os fatores que levam consumidores a gastar além do seu orçamento.
  • Eliza estuda como declarações do Banco Central afetam o preço das ações.

O mais provável é que Alice, Breno, Carla, Daniel e Eliza sejam, respectivamente, estudantes de

Alternativas

a) Macroeconomia, Macroeconomia, Economia financeira, Microeconomia, Economia financeira

b) Microeconomia, Microeconomia, Microeconomia, Economia comportamental, Macroeconomia

c) Macroeconomia, Economia comportamental, Microeconomia, Economia comportamental, Microeconomia

d) Economia financeira, Economia comportamental, Economia financeira, Microeconomia, Macroeconomia

e) Macroeconomia, Microeconomia, Economia financeira, Economia comportamental, Macroeconomia

Assunto abordado

Economia 

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Solução

Analisemos as descrições separadamente:

Estudos como os de inflação e taxa de juros, fatores que afetam a economia de nações, fazem parte da macroeconomia;

O efeito de regulações no mercado de trabalho, que afetam comunidades localmente, correspondem ao estudo da microeconomia;

Esse tipo de estudo pertence a categoria de finanças (ou economia financeira), que lida com a gestão de dinheiro;

O estudo das implicações de agentes não racionais formarem a economia é a economia comportamental;

De novo, corresponde a um estudo de um agente macroeconômico, o Banco Central.

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Gabarito

e) Macroeconomia, Microeconomia, Economia financeira, Economia comportamental, Macroeconomia

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