OBF 2008 - Terceira Fase (Nível 1)

Escrita por Thomas Bergamaschi

Você pode acessar a prova aqui

Questão 01:

Uma longa avenida tem dez semáforos separados regularmente por uma distância de 200 m. Cada semáforo fica verde durante 30 s e está sincronizado de forma que cada um deles abre (isto é, permite a passagem) 10 segundos após o anterior ficar verde. Um motorista deseja trafegar nesta avenida com uma velocidade constante v_{m} , que é a média entre a velocidade máxima e mínima que permite o veículo atravessar a avenida sem parar em nenhum semáforo. Suponha que, no instante em que o primeiro semáforo fica verde, o veículo o atravessa com a referida velocidade v_{m}.

a) Determine o valor de v_{m} (em  km/h).

b) Com esta velocidade, quantos carros podem passar em um semáforo, sabendo-se que o espaço médio (isto é, o comprimento médio) ocupado por um carro é de 15 m.

Assunto abordado

Cinemática

[collapse]
Solução

a) Como existem 10 semaforos, o carro tem de percorrer uma distancia de X=9*200 m = 1800 m.

Assim, temos para o caso da velocidade maxima permitida, que o tempo total para percorrer sera t_{Max}=10*9 s =90 s, assim, a velocidade maxima,V_{Max} é:

V_{Max} = X/t_{Max}=20 m/s =72 km/h

Para o caso da velocidade minima o tempo sera quando o ultimo semaforo fecha, em t_{min}=120 s. Assim, a velocidade minima V_{Min} é:

V_{Min}=X/t_{min}=15 m/s =54 km/h

Assim, v_{m}, a media entre V_{Min}V_{Max}  é:

v_{m}=\frac{V_{Min}+V_{Max}}{2}=63 km/h

b) Como o semaforo fica aberto por T=30 s, e se v_{m}=63 km/h =17,5 m/s, temos que neste tempo um carro percorre:

D=v_{m}T=525 m

E isso corresponde a um numero de carros N tal que:

N=D/15=35 carros

Note que 15 m é o tamanho medio ocupado por um carro.

 

[collapse]
Gabarito

a) A velocidade pedida é 63 km/h

b)  35 carros

[collapse]

 

Questão 02:

Doze bolas de mesma massa m estão distribuídas nos vértices e nos lados de um paralelepípedo de lados a, 2a e a como mostra a figura. Elas estão ligadas entre si por barras finas e rígidas de massa desprezível. Calcule a energia cinética total na situação onde o conjunto gira, com velocidade angular constante \omega ,

a) em torno de um eixo que passa pelo centro dos dois retângulos (de lados a e 2a) localizados em faces opostas

b) em torno de um eixo que passa pelo centro dos dois quadrados (de lados a) localizados nas faces opostas.

 

Assunto abordado

Movimento circular e Energia

[collapse]
Solução

a) Sabemos que em um movimento circular, a velocidade de um corpo é dada por, v=\omega r, onde r é a distancia do corpo ao eixo. Neste caso, temos 8 particulas a uma distancia r_{1}=\frac{a\sqrt{5}}{2} do eixo e 4 particulas a uma distancia r_{2}=\frac{a}{2} desse mesmo eixo.

Assim a energia cinetica sera:

E=\frac{8m\omega^{2}r_{1}^{2}}{2}+\frac{4m\omega^{2}r_{2}^{2}}{2}

Dessa forma, obtemos que E=\frac{11ma^{2}\omega^{2}}{2}

b) Neste caso, todas as particulas estao a uma distancia r=a\frac{\sqrt{2}}{2}. Assim, temos que a energia pedida é:

E=\frac{12mr^{2}\omega^{2}}{2}

Assim, E=3ma^{2}\omega^{2}

 

[collapse]
Gabarito

a)  E=\frac{11ma^{2}\omega^{2}}{2}

b) E=3ma^{2}\omega^{2}

[collapse]

Questão 03:

Nos parques aquáticos existe um brinquedo denominado “toboáguas”. Nele as pessoas escorregam de certa altura e caem em uma piscina. Em um destes brinquedos, que possui 21 m de altura, um garoto, no interior de uma bóia plástica, escorrega do ponto mais alto até sua parte mais baixa. Considerando que o atrito entre as superfícies do toboáguas e da bóia plástica realiza um trabalho igual a 500 J, e a massa do conjunto (garoto + bóia) é igual a 50 kg, qual será a velocidade do garoto no final do movimento de descida?

 

Assunto abordado

Energia

[collapse]
Solução

Sabemos que a energia potencial inicial é:

E=mgh=10500 J

Como é dissipado 500 J por atrito, a energia cinetica final, K é K=E-500=10000 J.

Como a energia final sera dada por K=\frac{mv^{2}}{2}, temos que:

v=\sqrt{\frac{2K}{m}}=20 m/s

 

[collapse]

Gabarito

A velocidade é 20 m/s

 

[collapse]

Questão 04:

As posições de dois blocos fotografados a cada 0,2 segundo são representadas na figura 2. Os blocos estão em movimento para a direita.

a) Qual o intervalo de tempo decorrido a partir da primeira imagem fotografada até o momento que a frente do bloco B encontra com o fundo do bloco A?

b) Para um observador que se encontra no bloco B, qual o módulo da velocidade e o sentido do movimento do bloco A?

Assunto abordado

Cinematica

[collapse]
Solução

a) Pode se ver que o caso descrito no exercicio ocorre na quinta fota, e como é tirada uma foto a cada 0,2 segundos, temos que essa foto sera tirada em T=4*0,2 s =0,8 s.

b) Com a escala conseguiremos ver que a velocidade do bloco a é de v_{a}=50 m/s. E a do b é v_{b}=75 m/s.

Dessa forma, a velocidade relativa é de 25 m/s, e o bloco b observa o bloco a se movendo a esquerda.

 

[collapse]

Gabarito

a) T=0,8 s

b)  O bloco b observa o bloco a se movendo a esquerda, com velocidade 25 m/s.

[collapse]

Questão 05:

Se um objeto cai em queda livre, na Terra, de uma altura h em 10 s, em quanto tempo ele cairá da mesma altura em um planeta que tem metade do raio e a massa é 16 vezes menor que a massa da Terra?

 

Assunto abordado

Gravitacao

[collapse]
Solução

Sabemos que a gravidade em um planeta depende da massa do planeta,M, e do raio do planeta da forma:

g=\frac{GM}{R^{2}}

Dessa forma, se o planeta tem metade do raio da Terra e tem uma massa 16 vezes menor, esperamos que sua gravidade seja 4 vezes menor que a da Terra.

Como em uma queda livre o tempo de queda depende inversamente da raiz da gravidade, ou seja, t é proporcional a \frac{1}{\sqrt{g}}, temos que o tempo de queda sera aumentado por um fator \sqrt{4}=2, assim, ira demorar 20 s.

 

[collapse]

Gabarito

O tempo é de 20 s.

[collapse]

Questão 06:

Cláudia, em pé sobre o solo observa, através de uma pequena poça de água no solo, a imagem refletida do alto de uma torre. Ela marca sua posição sobre o solo e mede a distância até a poça encontrando 5 m e da poça até a parede da frente do prédio que possui a torre, 38 m. Ela fez uma avaliação e considerou que o afastamento da posição da torre até a parede da frente do prédio não era maior que 2 m. Considerando que a altura dos seus olhos ao solo era de 1,7 m ela determinou a altura da torre. Qual o valor encontrado?

 

Assunto abordado

Optica Geometrica

[collapse]
Solução

Sabemos que o angulo de incidencia é igual ao angulo de reflexao. Isso implica que por semelhanca de triangulos sabemos que:

h/l=H/d

Onde h é a altura de Claudia, dada por h=1,7 m, l é a distancia de Claudia até a agua, dada por l=5 m, d é a distancia horizontal da agua até o topo da torre, dado por d=(38+2) m =40 m. E onde H é a altura pedida.

Assim:

H=h\frac{d}{l}=13,6 m\approx 14 m.

 

[collapse]

Gabarito

A torre mede 13,6 m \approx 14 m

[collapse]

Questão 07:

José Mário estava sentado no banco do carona de um carro, que se deslocava por uma estrada com velocidade igual a 72 km/h, quando em determinado instante, o motorista necessitou diminuir esta velocidade para 36 km/h em 1 s. Sendo a massa de José Mário igual a 60 kg, qual a força exercida pelo cinto de segurança sobre seu peito para mantê-lo preso ao banco?

Assunto abordado

Dinamica

[collapse]
Solução

Sabemos que havera uma variacao de velocidade \delta=36 km/h =10 m/s, e em 1 s, isso implica em uma aceleracao de a=10 m/s^{2}.

Assim, a forca F sera:

F=ma=600 N

 

[collapse]

Gabarito

F=600 N

[collapse]

Questão 08:

Dois corpos feitos de mesmo material, um de massa 50 kg e outro de massa 100 kg e que se encontravam há muito tempo em um mesmo ambiente, foram aquecidos de maneira a ocorrer a mesma variação de temperatura para cada um dos corpos. Em seguida, eles foram colocados em recipientes diferentes, mas construídos com mesmo tipo de material e contendo mesma quantidade de água (que está a uma temperatura menor que a dos corpos).

a) Qual dos dois recebeu maior quantidade de energia ao serem aquecidos? Justifique.

b) O que você supõe que irá ocorrer com a temperatura da água do recipiente que vai receber a massa de 50 kg, em relação àquele que irá receber a massa de 100 kg para cada caso? Justifique.

Assunto abordado

Calorimetria

[collapse]
Solução

a) Sabemos que o calor fornecido depende da massa m calor especifico c e variação de temperatura \delta da forma:

Q=mc\delta

Assim, como para materiais iguais o c  é o mesmo, o corpo com maior massa ira receber mais calor. Logo o corpo com massa de 100 kg.

b) Como o corpo de massa 100 kg recebeu mais calor, esperamos que a temperatura de equilibrio final da agua nesse caso seja maior que a temperatura de equilibrio com a massa de 50 kg.

 

[collapse]

Gabarito

a) O corpo de 100 kg

b) Como o corpo de massa 100 kg recebeu mais calor, esperamos que a temperatura de equilibrio final da agua nesse caso seja maior que a temperatura de equilibrio com a massa de 50 kg.

[collapse]