OBF 2015 - Terceira Fase (Nível 3)

Escrita por Thomas Bergamaschi

Você pode acessar a prova aqui

Questão 01:

Termistores são dispositivos cuja resistência varia com a temperatura. Suas aplicações envolvem circutos de segurança em motores; proteção contra a dissipação ineficiente de calor ou curtos-circuitos entre outras. Esses dispositivos precisam ser calibrados para determinar valores de temperatura e resistência. Empregando a expressão:

R=R_{0}e^{B/T}

onde R é expresso em ohms (\Omega), T em kelvin (K), R_{0} e B são constantes.

a) Qual o menor número de medidas necessárias para calibrar o termistor?

b) Supondo que essas medidas tenham sido realizadas, como seriam expressos os valores de R_{0} e B em termos das medidas assumidas?

Analise de Dados

Solução

a) Usando que R=R_{0}e^{B/T}, vamos aplicar o logaritmo natural nos dois lados desta expressão, obtendo que:

lnR=ln(R_{0}e^{B/T})=lnR_{0}+\frac{B}{T}

De modo que podemos isolar a quantia \frac{1}{T} como:

\frac{1}{T}=\frac{1}{B}(lnR-lnR_{0})

Que se trata de uma função linear entre \frac{1}{T} e lnR, de modo que com apenas dois pares de medidas conseguiremos obter as constantes, ja que dois pontos definem uma reta.

b) Supondo que foram obtidas as medidas que a temperatura T_{1} a resistência é R_{1} e que a temperatura T_{2} a resistência é R_{2}. Podemos usar a expressão encontrada acima, que é lnR=ln(R_{0}e^{B/T})=lnR_{0}+\frac{B}{T}, assim obtendo o seguinte sistema de equações:

\frac{1}{T_{1}}=\frac{1}{B}(lnR_{1}-lnR_{0})

\frac{1}{T_{2}}=\frac{1}{B}(lnR_{2}-lnR_{0})

Cujas soluções são que B= \frac{ln(R_{1}/R_{2})}{1/T_{1} -1/T_{1}} e que lnR_{0}=\frac{T_{2}}{T_{2}-T_{1}}lnR_{2} -\frac{T_{1}}{T_{2}-T_{1}}lnR_{1}, que depois de certa manipulação obtemos:

R_{0}=R_{1}^{\frac{T_{1}}{T_{1}-T_{2}}}R_{2}^{\frac{T_{2}}{T_{2}-T_{1}}}

a) Duas medidas apenas

b) B= \frac{ln(R_{1}/R_{2})}{1/T_{1} -1/T_{1}} e R_{0}=R_{1}^{\frac{T_{1}}{T_{1}-T_{2}}}R_{2}^{\frac{T_{2}}{T_{2}-T_{1}}}

Questão 02:

Em 1973 o grupo inglês Pink Floyd lançava o album "The dark side of the Moon". A capa desse album mostrava o fenômeno da dispersão da luz branca ao incidir em um prisma.

no title (5)

a) Explique esse fenômeno em termos das velocidades de propagação da luz branca.

b) Considerando que a luz branca incide formando um ângulo de 30^{\circ} e tendo o prisma um ângulo de abertura de 60^{\circ} , determine o ângulo de saída da cor vermelha sabendo que o índice de refração do prisma para essa cor é de 1,4 e que o mesmo está imerso no ar.

Refração da luz

Solução

a) Para explicar o fenômeno mostrado acima, precisamos lembrar que a luz branca se trata da combinação de sete cores de luz, onde todas essas cores tem índices de refração ligeiramente diferentes uma da outra. Assim, quando a luz entra no prisma, devido a pequenas diferenças nos índices de refração as diferentes cores se espalham, formando o fenômeno mostrado acima.

b) Para o caso representado no problema temos o esquema abaixo:

noic

Onde i, r, j e k sao todos ângulos, e i=30^{\circ}.

Pela lei de Snell, sabemos que sin r = \frac{sin i}{1,4}= \frac{1}{2,8}. Com o triângulo ABC, temos que (90^o-r)+(90^0-j)+60^0=180, logo r+j=60^{\circ}.

Assim, j=60^{\circ}-r, e pela lei de Snell, podemos relacionar o  ângulo pedido k com j, da forma:

n sin j= 1,4 sin j= sin k

Dessa maneira,  sin k =1,4 sin(60^{\circ} - r)=1,4 sin(60^{\circ} - arcsin(\frac{1}{2,8})).

Usando que  sin(a-b)= sina cosb - sinb cosa temos que:

sin(60^{\circ} - arcsin(\frac{1}{2,8})=sin (60^{\circ}) cos(arcsin(\frac{1}{2,8})) -cos(60^{\circ}) sin(arcsin(\frac{1}{2,8}))

Assim, sin(60^o - arcsin(\frac{1}{2,8}) \approx 0,62. Usando agora que  sin k =1,4 sin(60^{\circ} - r) \approx 0,87 .

Logo, o ângulo é

k=arcsin(0,87) \approx 60^{\circ}

b) O ângulo é  k=arcsin(0,87) \approx 60^{\circ}

Questão 03:

Por volta de 1897, Joseph John Thomson estudou descargas elétricas em tubos de raios catódicos (o mesmo tipo de tubo usado em monitores e televisores antigos), dentro dos quais, havia uma mistura de gases em baixa pressão. A partir de seus experimentos,Thomson sugeriu que os elétrons estariam mergulhados em uma massa homogênea (de carga positiva), como ameixas em um pudim. Posteriormente, Thomson postulou que os elétrons, estavam situados em anéis, e se moviam em órbitas ao redor da esfera positiva. (texto adaptado: https://pt.wikipedia.org/wiki/ModelodeThomson) Aplicando o modelo de Thomson ao átomo de hidrogênio, e assumindo que o átomo era formado por uma carga positiva distribuída de forma homogênea num volume esférico de raio R com os elétrons orbitando ao seu redor, responda as seguintes perguntas:

a) Qual o campo elétrico a uma distância r quando r  data-recalc-dims=R" />?

b) Considerando que o campo total gerado pelas cargas a uma distância r do centro seja

\vec{E}=-\frac{e}{4\pi\epsilon{0}r^{3}}(1-\frac{r^{3}}{R^{3}})\vec{r}

e que sobre o mesmo age uma força

\vec{F}=-e\vec{E}.

Assuma que o elétron foi deslocado para uma distância r do centro e então solto. Demostre que nessa situação o período de oscilação do elétron, em função das variáveis do problema, é dado por:

T=\frac{2\pi R}{e}\sqrt{4\pi \epsilon_{0} R m_{e}}

Eletrica

Solução

a) Assumindo que a carga total positiva é Q, temos simplesmente que o campo é:

E=+\frac{Q}{4\pi\epsilon{0}r^{2}}

b) Agora, para o periodo de oscilação do elétron, suponha que o momento angular do eletron é L. Note que essa quantia é conservada pois a forca eletrica é uma forca central.

Assim, nossa equacao de movimento é:

ma=\frac{e^{2}}{4\pi\epsilon_{0}r^{2}}(1-\frac{r^{3}}{R^{3}})-\frac{L^{2}}{mr^{3}}

E no equilibrio a aceleracao a é 0, logo se a posicao de equilibrio for em r=r_{0}, sabemos que neste local \frac{e^{2}}{4\pi\epsilon{0}r_{0}^{2}}(1-\frac{r_{0}^{3}}{R^{3}})=\frac{L^{2}}{mr_{0}^{3}}.

Assim, a equacao de movimento é:

ma=K*(\frac{1}{r^{2}}-\frac{r}{R^{3}}-\frac{r_{0}}{r^{3}}+\frac{r_{0}^{4}}{r^{3}R^{3}})

Onde K=\frac{e^{2}}{4\pi\epsilon_{0}}. Expandindo a equacao de movimento acima em torno de r=r_{0}+\delta, obtemos:

ma=-\frac{K}{R^{3}}\delta

Note que foi usado que (1+x)^{n}\approx1+nx, para nx pequenos.

Assim obtemos a equacao de um movimento harmonico simples de frequencia angular \omega^{2}=\frac{K}{mR^{3}}. E como o periodo é dado por T=2 \pi/\omega, obtemos:

T=\frac{2\pi R}{e}\sqrt{4\pi \epsilon_{0} R m_{e}}

a) E=+\frac{Q}{4\pi\epsilon{0}r^{2}}

b) Acima

Questão 04:

Há mais de cem anos o físico dinamarquês Niels Bohr publicava um dos mais importantes trabalhos da Física do século XX, On the Constitution of Atoms and Molecules, no qual pela primeira vez um modelo do átomo construído a partir de fatos experimentais e da hipótese de quantização de energia de Max Planck era apresentado". (Texto extraído da Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, p. 4301, 2013). Considere um átomo de hidrogênio, no qual um elétron de massa m e carga e orbita em torno de um próton em uma trajetória circular de raio R, sob a ação de uma força de natureza eletrostática e com potencial de Coulomb dado por:

V=-\frac{kZe^{2}}{R}

onde k é a constante eletrostática e Ze representa a carga do núcleo atômico. Deduza a expressão para a energia total do elétron.

Energia

Solução

Se o potencial é dado por V=-\frac{kZe^{2}}{R}, o modulo da forca,F  é dado por:

F=\frac{kZe^{2}}{R^{2}}

E devido a condicao de orbita circular F deve ser numericamente igual a resultante centripeta, mv^{2}/R, de modo que podemos escrever que:

mv^{2}=\frac{kZe^{2}}{R}

Como energia cinetica émv^{2}/2, temos que a energia cinetica.T dele é dado por:

T=mv^{2}/2=\frac{kZe^{2}}{2R}

E como a energia pedida é E=V+T, a resposta é

E=-\frac{kZe^{2}}{2R}=V/2

A resposta é E=-\frac{kZe^{2}}{2R}=V/2

Questão 05:

O Método de Ruchardt pode ser empregado para determinar o coeficiente de Poisson  \gamma = (c_{P}/c_{V}), isto é, a relação entre os coeficientes de calor específico com pressão e com volume constante, envolvendo transformações adiabáticas. Utilizando um balão de vidro com ar em seu interior, ajusta-se uma bolinha metálica de raio a e massa m, que veda a boca do balão. Na posição x = 0 a bolinha encontra-se em equilíbrio e o balão de vidro tem um volume V_{0} . Ao ser deslocada na vertical de sua posição de equilíbrio a bolinha move-se, executando oscilações em um movimento harmônico simples.

no title (6)

Considerando o atrito desprezível, mostre que o período de oscilação em função das variáveis do problema é dado por:

T=\frac{2}{a^{2}} \sqrt{\frac{mV_{0}}{\gamma P}}

Processos adiabáticos e forças

Solução

Para resolver este problema precisamos relembrar certas propriedades de processos adiabáticos, principalmente a propriedade que em um processo adiabático a quantia  PV^{\gamma} é conservada.

Sabendo disso, vamos relacionar as características originais do sistema PV_{0}, com as  características após uma pequena perturbação, onde V=V_{0} +\delta VP'=P+\delta P. Onde as variações relativas de volume e  pressão são extremamente pequenas.

Usando que  PV^{\gamma} é conservado, temos que PV^{\gamma}=(P+\delta P)(V_{0} +\delta_{V})^{\gamma}, e usando a aproximação que (1+x)^{n}\approx 1+nx, obtemos que:

\frac{\delta P}{P}=-\gamma\frac{\delta V}{V_{0}}

Note que podemos escrever uma pequena variação de volume \delta V em  função da area de secção do tubo S=\pi a^{2} e do deslocamento da bola x, como \delta V=Sx=-\pi x a^{2}.

Assim, temos que \delta P=\gamma\frac{\pi x a^{2}}{V_{0}}.

Agora, podemos analisar as forças que atuam na bola. Para as forças, temos o peso da bola mg, a força exercida pela pressão atmosférica P_{0}S=\pi a^{2}P_{0} e a força exercida pela pressão interna, dada por P_{Dentro}S=\pi a^{2} P'. Assim a equação de movimento é:

ma=mg+\pi a^{2}P_{0}-\pi a^{2} P_{Dentro}

Onde a representa a aceleração da bola.

Sabemos que inicialmente a bola está em repouso, em x=0. De modo que mg+\pi a^{2}P_{0}=\pi a^{2} P. Onde P representa a pressão no interior do tubo quando a bola está em x=0.

Porém, apos uma pequena perturbação, a pressão no seu interior varia levemente para P_{Dentro}=P'=P+\delta P, de modo que a equação de movimento é simplificada para:

ma=-\pi a^{2}\delta_{P}=-\gamma(\pi a^{2})^{2}P\frac{x}{V_{0}}

De modo que podemos escrever a aceleração da bola, a, como a=-\gamma(\pi a^{2})^{2}P\frac{x}{m V_{0}}. Cuja equação é característica de um movimento harmônico simples de frequencia angular \omega =\pi a^{2}\sqrt{\frac{\gamma P}{mV_{0}}}.

E como o periodo é dado por T=2 \pi/\omega, temos que

T=\frac{2}{a^{2}} \sqrt{\frac{mV_{0}}{\gamma P}}

como queriamos demonstrar.

Demonstração acima

Questão 06:

O canal da Mancha é um braço de mar pertencente ao oceano Atlântico que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França. Atualmente é uma das localidades de maior circulação de navios do mundo. Quatro rebocadores são usados para trazer um transatlântico ao cais. Para isso é feita uma manobra como ilustra a figura abaixo. Cada rebocador exerce uma força de 22500 N na direção mostrada. Determine o momento resultante em relação ao ponto O. Considere a força exercida pelo segundo rebocador na forma vetorial como sendo: F_{2} = (13,5\vec{i}-18\vec{j})kN.

no title (7)

Torque

Solução

Iremos assumir que os rebocadores fazem uma força que puxa o barco numa determinada direção. Assim, vamos calcular o torque que cada rebocador faz no barco e em seguida, acharemos a resultante.

Também iremos assumir que um torque que faz o barco girar no sentido horario é positivo.

Dessa forma, o torque causado pelo barco um é dado por:

\tau_{1}=22500(sin(60^0) *27-cos(60^o)*15)=33750(9\sqrt{3} -5)Nm

Onde foi usado que o braço da força horizontal é 15m e da vertical é 27m.

Agora para o rebocador 2, iremos supor que \vec{i} aponta para a direita e que \vec{j} para cima, de modo que seu torque é dado por:

\tau_{2}=18000*30+13500*21=823500Nm

Onde foi usado que o braço da força horizontal é 21m e da vertical é 30m.

Para o rebocador 3, usamos que ele apenas puxa o barco para cima com  força 22500N e braço 120m, de modo que o torque  é dado por:

\tau_{3}=-22500*120=-2700000Nm

E Finalmente o rebocador 4, que puxa o barco para baixo com força 22500*sin(45^o)N e braço 90m e para a esquerda com força 22500*cos(45^o)N e braço 21m, assim seu torque é dado por:

\tau_{4}=22500*cos(45^o)*21+22500*sin(45^o)*90=1248750\sqrt{2}Nm

Assim, o torque resultante é \tau=\tau_{1}+\tau_{2}+\tau_{3}+\tau_{4} que é:

\tau\approx 247 kNm

\tau\approx 247 kNm

Questão 07:

Em 1883, o francês M. Leon Thevenin enunciou o seguinte teorema: “Qualquer estrutura linear ativa pode ser substituída por uma única fonte de tensão V_{th} em série com uma resistência R_{th}

no title (9)

Considerando V_{th} a tensão de Thevenin medida nos terminais A e B do circuito 2, e R_{th}

a resistência entre os terminais A e B com todas as fontes do circuito 2.

a) Com base no circuito acima determine a expressão para a potência (P_{c}) no resistor R_{C}, em função das variáveis do problema.

b) O gráfico a seguir representa P_{C} x R_{C}. Expresse analiticamente a condição para que ocorra o valor máximo da potência no circuito.

no title (10)

Circuitos

Solução

a) A pergunta possui uma certa ambiguidade a respeito da Voltagem entre A e B, entao iremos assumir que V_{th} esta sendo aplicado como a figura mostra. De modo que a corrente i, que circula o circuito é:

i=\frac{V_{th}}{R_{c}+R_{th}}

De modo que a potencia pedida é apenas P, onde P=R_{c}i^{2}=\frac{R_{c}V_{th}^{2}}{(R_{c}+R_{th})^{2}}

b) Como P é proporcional a f(R_{c})=\frac{R_{c}}{(R_{c}+R_{th})^{2}}, podemos derivar esta funcao e igualar a zero, obtendo que o maximo ocorre quando:

R_{c}=R_{th}

Assim, a condicao para maximo ocorre  quando R_{c}=R_{th}

a) P=R_{c}i^{2}=\frac{R_{c}V_{th}^{2}}{(R_{c}+R_{th})^{2}}

b) R_{c}=R_{th}

Questão 08:

Uma espira de metal plana (com uma distância constante h entre as bobinas) e um número total de bobinas N é colocada num campo magnético uniforme \vec{B}=\vec{B_{0}} cos\omega t , perpendicular ao plano da espiral, como mostra a figura. Determine a força eletromotriz induzida na espiral (entre os pontos A e C). Suponha N  data-recalc-dims=> 1" />.

no title (11)

Magnetismo

Solução

Sabemos que o enesimo raio da bobina sera r_{n}=nh, de modo que a area da enesima circunferencia sera S=\pi r^{2}=\pi h^{2} n^{2}.

Assim, no circulo de numero n, teremos um fluxo magnetico \phi, onde:

\phi=B*S=B_{0}\pi h^{2} n^{2}*cos(\omega t)

Como \phi depende do tempo, havera uma diferenca de potencial induzida, que podemos calcular usando que o potencial induzido no enesimo circulo, \varepsilon_{n} é:

\varepsilon_{n}= -\frac{\Delta \phi}{\Delta t}=B_{0}\pi h^{2} n^{2}\omega sin(\omega t)