Nível 1- Fase 3

Soluções de Felipe Martins

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Problema 1

Esse é um problema de dinâmica que mistura uma série de conceitos interessantes,passa desde dinâmica básica até a força de reação em vínculos, o que não é muito debatido em ensino médio salve algumas questões de estática e o estudo de treliças em geral. Começando do começo, usemos o fato de que a corda que atravessa a polia é ideal, o que nos garante que a tração é a mesma ao longo da mesma,e consequentemente a tração se iguala à força \vec{F}, pela condição de não existir força resultante na corda. Assim a força de tração T puxa o bloco para cima, o que gera sua subida apesar da influência do peso da massa, usando a segunda lei de newton (Vamos adotar o referencial para cima como positivo):

\vec{F_{res}}=m\vec{a}

T-mg=ma

T=m(g+a)

Tendo feito a parte de dinâmica, iremos agora para a parte de equilíbrio da polia, como a polia está em equilíbrio estático, podemos zerar a força resultante sobre ela, assim ela deve agir com uma força tal que compense as forças de tração sobre ela, veja que temos uma força de tração à direita da polia para baixo, e a sua esquerda temos uma força de mesmo módulo (também é tração), contudo ela não está para a baixo como a outra, mas fazendo um ângulo de 30 graus com o eixo vertical, assim, somando componente a componente,temos (nosso eixo x está alinhado da esquerda pra direita):

F_{y}=-F-F cos(30^{\circ})=-m(g+a)(1+0,85)=277.5 N

F_{x}=-F sen(30^{\circ})=-\frac{m(g+a)}{2}=-75 N

E tendo decomposto as nossas componentes de força, podemos achar o módulo da mesma( F') com um simples Pitágoras:

F'=\sqrt{F_{x}^{2}+F_{y}^2}

F'=F\sqrt{2(1+cos(30^{\circ}))}

F'=m(g+a)\sqrt{2(1+cos(30^{\circ}))}

\sqrt{2+\sqrt{3}}=\sqrt{2}\sqrt{\frac{\sqrt{3}}{2}+1}

F'=m(g+a)\sqrt{2}\sqrt{\frac{\sqrt{3}}{2}+1}

F'=12\cdot 12.5\cdot \sqrt(1.85)\cdot 1,4=286N

Nós encontramos as duas componentes, e o módulo da força de reação, o que deve ser mais que o suficiente para a resposta do problema

Problema 2

Esse já é um problema que mistura conceitos de cinemática com alguns de ondulatória, temos:

Para o item a:

2L=v_{som}\Delta t=340\cdot 46\cdot 10^(-3)

Já que o som vai e volta, temos que a distância é de 2L.

L=7.82 M

Para o item b:

\frac{n\lambda}{4}=L

Onde n é um número ÍMPAR. Logo,

\frac{nv_{som}}{4f}=L

f=\frac{nv_{som}}{4L}

Porém, ele afirma que a frequência é ligeiramente maior que 100. Logo,

\frac{nv_{som}}{4L}>100

Substituindo valores:

n>9.2

O próximo número ímpar é 11. Assim:

f=\frac{nv_{som}}{4L}\approx 119.57Hz

Problema 3

Para o item a, o aluno deve saber que a trajetória de planetas é elíitica e como o sistema é usado para estudar o movimento destes deve-se assumir que a trajetória será elíptica.

Para o item b, calculamos as distâncias entre cada um dos pontos subsequentes. Como o intervalo de tempo é igual para todos, o intervalo que tiver uma distância maior é o que queremos.

Depois de checar cada intervalo, obtemos que o primeiro nos resulta na maior velocidade:

D=\sqrt{24.5}

v=\frac{\sqrt{24.5}}{0.2}=24.75

Problema 4

Esta questão é mais uma de cinemática.

Primeiro, temos que a altura de A será dado por:

y=0.8-2t^2

Vamos calcular o tempo para chegar no chão, pois será necessário depois:

0.8=2t^2

t=\sqrt{0.4}

Agora, devemos usar pitágoras:

y^2+x^2=l^2

Pela situação inicial, l=1. Assim, o x do B é:

(0.8-2t^2)^2+x^2=1

x=\sqrt{1-(0.8-2t^2)^2}

Quando A estiver no chão, B estará em

x=\sqrt{1-(0.8-2\cdot 0.4)^2}

x=1

\Delta x=0.4

Assim, a velocidade média é:

v=\frac{0.4}{\sqrt{0.4}}=\sqrt{0.4} m/s

Problema 5

Esta questão é de matemática, mais especificamente geometria.

Primeiro, temos que fazer a condição de mesmo volume. De um lado, temos um prisma hexagonal:

V_H=h\cdot A_H=h\cdot \frac{3\sqrt{3}l_H^2}{2}

V_Q=h\cdot A_Q=h\cdot l_Q^2

h\cdot \frac{3\sqrt{3}l_H^2}{2}=h\cdot A_Q=h\cdot l_Q^2

l_H^2=\frac{2}{3\sqrt{3}}l_Q^2

l_H=\frac{\sqrt{2}}{\sqrt{3\sqrt{3}}}l_Q

Agora, temos a relação entre os dois lados da base hexágona e da base quadrada.

Para calcular a razão pedida, devemos calcular somente a área das laterais:

6l_H k=m_H

4l_Q k=m_Q

Assim, substituindo:

\frac{m_H}{m_Q}=\frac{3}{2}\frac{\sqrt{2}}{\sqrt{3\sqrt{3}}}

\frac{m_H}{m_Q}=\frac{\sqrt{3}}{\sqrt{2\sqrt{3}}}<1

Logo, realmente o prisma hexagonal exige menos material.

Problema 6

Questão basicamente de matemática. Temos que a probabilidade de encontrarmos uma partícula num recipiente vai depender do seu volume:

P_b=KV_b

P_a=KV_a

E temos que a partícula está ou em b ou em a, ou seja:

P_a+P_b=K(V_a+V_b)=1

Logo, substituindo a relação entre os volumes:

K=\frac{1}{3V_b}

Assim,

P_b=\frac{1}{3}

P_a=\frac{2}{3}

Se aplicarmos isto para cada partícula, obtemos o número médio para o recipiente a e b:

N_b=3\frac{1}{3}=1

N_a=3\frac{2}{3}=2

Agora, o item b. O número total de casos é 2^3, e o número de casos onde esta distribuição ocorre é 3. Logo,

P=\frac{3}{8}

Problema 7

Escrevemos a equação do movimento de cada bola:

h_2=h_0-\frac{gt^2}{2}

h_1=h_0-\frac{g(t+0.5)^2}{2}

A segunda equação é a da bolinha solta primeiro. Note que a única difereça é o tempo em queda livre e que o "t" é o tempo em queda da solta por último.

Vejamos agora quando a primeira colide com o chão:

h_0=\frac{g(t_{col}+0.5)^2}{2}

\frac{2h_0}{g}=(t_{col}+0.5)^2

t_{col}=\sqrt{\frac{2h_0}{g}}-0.5

Neste tempo a altura da segunda bola é:

h_2=h_0-\frac{g}{2}(\frac{2h_0}{g}-\sqrt{\frac{2h_0}{g}}+0.25)=\sqrt{\frac{gh_0}{2}}-\frac{g}{8}

Após colidir, a bola 1 estará com a velocidade a seguir:

\frac{mv_{col}^2}{2}=50%E_n=50%mgh_0

v_{col}=\sqrt{gh+0}

Assim, o movimento subsequente será dado por:

h'_1=v_{col}t-\frac{g}{2}t^2

h_2=\sqrt{\frac{gh_0}{2}}-\frac{g}{8}-v_2t-\frac{gt^2}{2}

Onde zeramos o tempo para o zero ser na colisão, para adaptar a equação de 2 devemos simplesmente saber a altura naquele momento e a velocidade. Falta apenas a velocidade:

v_2=gt_{col}=\sqrt{2gh_0}-0.5g

Fazemos h_2=h'_1:

\sqrt{gh_0}t-\frac{g}{2}t^2=\sqrt{\frac{gh_0}{2}}-\frac{g}{8}-(\sqrt{2gh_0}-0.5g)t-\frac{gt^2}{2}

\sqrt{gh_0}t=\sqrt{\frac{gh_0}{2}}-\frac{g}{8}-(\sqrt{2gh_0}-0.5g)t

(\sqrt{gh_0}+\sqrt{2gh_0}-0.5g)t=\sqrt{\frac{gh_0}{2}}-\frac{g}{8}

t=\frac{\sqrt{\frac{gh_0}{2}}-\frac{g}{8}}{\sqrt{gh_0}+\sqrt{2gh_0}-0.5g}\approx 0.3

Precisamos somar este tempo com o tempo até a colisão para obter o tempo desde a soltura da última bola, ainda precisaremos adicionar 0.5 pois a questão aparenta querer saber com relação à soltura da primeira.

t_{tot}=t_{col}+0.2+0.5=2-0.5+0.5+0.3=2.3 s

Problema 8

Este problema visa testar o conhecimento do aluno sobre calorimetria.

O aluno deve se lembrar a relação entre o calor fonercido e a variação de temperatura:

Q=mc\Delta T

Daí, facilmente:

Q_a=mc\Delta T_a

Q_b=mc\Delta T_b

\frac{Q_a}{Q_b}=\frac{70-25}{70-(-18)}=\frac{45}{98}