Soluções de Felipe Martins
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Problema 1
Esse é um problema de dinâmica que mistura uma série de conceitos interessantes,passa desde dinâmica básica até a força de reação em vínculos, o que não é muito debatido em ensino médio salve algumas questões de estática e o estudo de treliças em geral. Começando do começo, usemos o fato de que a corda que atravessa a polia é ideal, o que nos garante que a tração é a mesma ao longo da mesma,e consequentemente a tração se iguala à força , pela condição de não existir força resultante na corda. Assim a força de tração T puxa o bloco para cima, o que gera sua subida apesar da influência do peso da massa, usando a segunda lei de newton (Vamos adotar o referencial para cima como positivo):
Tendo feito a parte de dinâmica, iremos agora para a parte de equilíbrio da polia, como a polia está em equilíbrio estático, podemos zerar a força resultante sobre ela, assim ela deve agir com uma força tal que compense as forças de tração sobre ela, veja que temos uma força de tração à direita da polia para baixo, e a sua esquerda temos uma força de mesmo módulo (também é tração), contudo ela não está para a baixo como a outra, mas fazendo um ângulo de 30 graus com o eixo vertical, assim, somando componente a componente,temos (nosso eixo x está alinhado da esquerda pra direita):
E tendo decomposto as nossas componentes de força, podemos achar o módulo da mesma() com um simples Pitágoras:
Nós encontramos as duas componentes, e o módulo da força de reação, o que deve ser mais que o suficiente para a resposta do problema
Problema 2
Esse já é um problema que mistura conceitos de cinemática com alguns de ondulatória, temos:
Para o item a:
Já que o som vai e volta, temos que a distância é de 2L.
Para o item b:
Onde n é um número ÍMPAR. Logo,
Porém, ele afirma que a frequência é ligeiramente maior que 100. Logo,
Substituindo valores:
O próximo número ímpar é 11. Assim:
Hz
Problema 3
Para o item a, o aluno deve saber que a trajetória de planetas é elíitica e como o sistema é usado para estudar o movimento destes deve-se assumir que a trajetória será elíptica.
Para o item b, calculamos as distâncias entre cada um dos pontos subsequentes. Como o intervalo de tempo é igual para todos, o intervalo que tiver uma distância maior é o que queremos.
Depois de checar cada intervalo, obtemos que o primeiro nos resulta na maior velocidade:
Problema 4
Esta questão é mais uma de cinemática.
Primeiro, temos que a altura de A será dado por:
Vamos calcular o tempo para chegar no chão, pois será necessário depois:
Agora, devemos usar pitágoras:
Pela situação inicial, . Assim, o x do B é:
Quando A estiver no chão, B estará em
Assim, a velocidade média é:
m/s
Problema 5
Esta questão é de matemática, mais especificamente geometria.
Primeiro, temos que fazer a condição de mesmo volume. De um lado, temos um prisma hexagonal:
Agora, temos a relação entre os dois lados da base hexágona e da base quadrada.
Para calcular a razão pedida, devemos calcular somente a área das laterais:
Assim, substituindo:
Logo, realmente o prisma hexagonal exige menos material.
Problema 6
Questão basicamente de matemática. Temos que a probabilidade de encontrarmos uma partícula num recipiente vai depender do seu volume:
E temos que a partícula está ou em b ou em a, ou seja:
Logo, substituindo a relação entre os volumes:
Assim,
Se aplicarmos isto para cada partícula, obtemos o número médio para o recipiente a e b:
Agora, o item b. O número total de casos é , e o número de casos onde esta distribuição ocorre é 3. Logo,
Problema 7
Escrevemos a equação do movimento de cada bola:
A segunda equação é a da bolinha solta primeiro. Note que a única difereça é o tempo em queda livre e que o "t" é o tempo em queda da solta por último.
Vejamos agora quando a primeira colide com o chão:
Neste tempo a altura da segunda bola é:
Após colidir, a bola 1 estará com a velocidade a seguir:
Assim, o movimento subsequente será dado por:
Onde zeramos o tempo para o zero ser na colisão, para adaptar a equação de 2 devemos simplesmente saber a altura naquele momento e a velocidade. Falta apenas a velocidade:
Fazemos :
Precisamos somar este tempo com o tempo até a colisão para obter o tempo desde a soltura da última bola, ainda precisaremos adicionar 0.5 pois a questão aparenta querer saber com relação à soltura da primeira.
Problema 8
Este problema visa testar o conhecimento do aluno sobre calorimetria.
O aluno deve se lembrar a relação entre o calor fonercido e a variação de temperatura:
Daí, facilmente: