Escrito por Paulo Henrique
Questão 1 (Exclusiva da série):
Considerando que o conjunto formado pelo satélite e pelo
foguete lançador possua massa de e seja impulsionado por uma força de , sendo o sentido de lançamento desse foguete perpendicular ao solo, podemos afirmar acertadamente que a aceleração transmitida ao conjunto pela força resultante, nesse momento inicial de decolagem, vale aproximadamente: (desconsidere a resistência do ar e (adote ).
a)
b)
c)
d)
e)
Mecânica: segunda lei de Newton
Utilizando a segunda lei de Newton:
Logo:
Usando que , chegamos no resultado da aceleração:
item A
Questão 2 (Exclusiva da série):
Ainda sobre a questão anterior podemos afirmar acertadamente que o trabalho realizado, em Joules, pela força resultante nos primeiros 2,0 km de sua decolagem, vale aproximadamente: (considere ) e despreze todas as resistências existentes e a perda de massa devido à queima de combustível).
a)
b)
c)
d)
e)
Mecânica: Trabalho e energia
A força resultante é constante se desconsiderarmos a massa perdida de combustível.
Logo:
Substituindo os valores númericos, chegamos em:
item C
Questão 3 (Exclusiva da série):
Um corpo com 30,0 N de peso repousa sobre uma superfície lisa e horizontal. Em dado instante, age sobre ele uma única força constante, com direção paralela à superfície. Após de ação da força, o corpo apresenta uma velocidade de . Adotando , qual a intensidade dessa força, em Newtons:
a) 27,0
b) 18,0
c) 9,0
d) 72,0
e) 36,0
Mecânica: segunda lei de Newton
Como o peso do corpo vale , sua massa é:
Dado que a força é constante, a aceleração também será. Pela expressão da velocidade para um M.R.U.V, temos:
Logo:
item E
Questão 4 (Exclusiva da série):
Para o exemplo anterior, considere que a superfície seja rugosa com um coeficiente de atrito cinético igual a 0,2. Para as mesmas condições de velocidade e tempo, qual a intensidade da força aplicada no corpo, em Newtons?
a) 27,0
b) 36,0
c) 72,0
d) 42,0
e) 18,0
Mecânica: segunda lei de Newton
A aceleração será, da mesma forma que na questão anterior, dada por:
E a força resultante:
Logo, levando em conta a força de atrito, dada por:
Teremos:
item D
Questão 5 (Exclusiva da série):
Na edição do livro PhilosophiaeNaturalis Principia Mathematica, em 1687, Isaac Newton lança as leis do movimento, criando uma ciência quantitativa para a dinâmica. Dentre elas, destacamos a terceira lei que diz:
“Para cada ação existe sempre uma reação igual e contrária: ou as ações recíprocas
de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas para partes contrárias”.
Para exemplificar essa lei, o Professor Physicson lançou o seguinte desafio imaginário aos seus alunos:
- O homem diz ao seu cavalo atrelado a uma carroça com rodas: “vai, anda...”
- O cavalo responde: “Não posso. A terceira lei de Newton diz que a carroça exercerá
uma força sobre mim igual e oposta à força que eu exerço sobre ela, portanto não
consigo movimentá-la”.
Como você responderia, considerando que o cavalo e a carroça formam um único
sistema?
a) Você está errado, pois a força que o solo exerce sobre as patas do cavalo são maiores
que a força que o solo exerce sobre as rodas da carroça;
b) Você está errado, pois quem gera seu movimento é a força gravitacional que atua
sobre você, favorável ao movimento;
c) Você está errado, pois apesar das forças de ação e reação serem aplicadas em corpos
diferentes, elas se anulam;
d) Você está certo, pois apesar das forças de ação e reação serem aplicadas em corpos
diferentes, elas se anulam;
e) Você está errado, pois a terceira lei de Newton não se aplica a este caso.
Mecânica: terceira lei de Newton
Considerando o cavalo e a carroça fazendo parte de um sistema que interage com o solo, o cavalo para movimentar a carroça deve empurrar o chão com suas patas, o que ocasiona pela Lei de Newton uma reação do chão nas patas do cavalo, o que o impulsiona. O cavalo por estar preso à carroça, exerce uma força nela, e da mesma forma por ação e reação, a carroça exerce uma força de mesmo módulo mas de sentido oposto no cavalo. Como a carroça e o cavalo fazem parte do mesmo sistema, essas forças são consideradas forças internas, logo elas não influenciam no movimento do sistema. Com o sistema se movendo, as rodas da carroça em seus referenciais vão perceber o chão se movendo. Com isso, o chão vai exercer uma força nas rodas num sentido oposto ao de movimento da carroça. Essa força é de tal forma que ela seja menor em módulo em relação à força exercida às patas do cavalo, para que o sistema consiga se movimentar.
Item A
Questão 6:
Um bloco de madeira com massa de , deslizando sobre uma mesa de madeira
plana e horizontal, variou sua quantidade de movimento de , durante ,
devido unicamente a força de atrito entre ele e a superfície. Para essa situação, podemos
acertadamente dizer que o valor do coeficiente de atrito cinético existente entre as
superfícies de contato, vale? (adote )
a)
b)
c)
d)
e)
Mecânica: Teorema do Impulso
Pela segunda lei de Newton:
como , onde é quantidade de movimento da partícula, temos:
Analisando o movimento da partícula na horizontal, vemos que a única força que atua nela é o atrito, dado por:
Logo:
item B
Questão 7:
Sobre uma mesa horizontal o Professor Physicson espalhou cinco blocos idênticos de
madeira com massa de e espessura de cada. A partir daí, ele solicitou
de uma aluna que empilhasse sobre a mesa todos os blocos, um após o outro. Ao
término dessa tarefa, desprezando-se os atritos existentes e que inicialmente não havia
nenhuma superposição entre os blocos, perguntou à turma qual foi o trabalho, em
Joules, realizado pela aluna. Acertadamente, eles responderam: ()
a)
b)
c)
d)
e)
Trabalho e energia
Pelo teorema da energia cinética:
Como a variação da energia cinética é nula (Os blocos estão em repouso no início e no final do processo), temos:
O trabalho do peso é dado por para um incremento positivo da altura do centro de massa de um dos blocos. Como 4 blocos são empilhados, determinemos o trabalho total realizado pelo peso:
onde é a espessura dos blocos. Portanto:
item D
Questão 8:
Muitos anos antes do nascimento de Isaac Newton (1643 - 1727) o grande pintor e
cientista italiano Leonardo da Vinci (1452 - 1519) afirmou: “Se uma força desloca certo
corpo durante um determinado intervalo de tempo a certa distância, esta mesma força
deslocará a metade deste corpo nesta mesma distância em duas vezes menos tempo”.
Você concorda com essa afirmação?
a) Não, mas em vezes menos tempo;
b) Sim, mas em vezes menos tempo;
c) Sim, mas em vezes menos tempo;
d) Não, mas em vezes mais tempo;
e) Não, mas em vezes mais tempo.
Segunda lei de Newton (F=ma)
Pela segunda lei de Newton:
Sabemos que a distância percorrida por um corpo em M.U.V é:
Pelo enunciado, a distância e a força nas duas situações são iguais, logo:
Como :
item A
Questão 9:
Dois corpos, A e B, de massas diferentes () foram lançados verticalmente
para cima com velocidades iniciais diferentes. Um deles (A) atingiu uma altura quatro
vezes maior do que o outro (B). Desprezando as resistências impostas ao movimento,
quantas vezes foi a sua velocidade inicial superior a do outro?
a)
b)
c)
d)
e)
Conservação de energia (Equação de Torriceli)
Aplicando torricelii para o ponto mais alto da trajetória dos corpos:
O resultado é independente das massas. Como a altura atingida por (A) é 4 vezes maior que a atingida por (B), vemos, pela equação acima, que sua velocidade inicial é o dobro da de (B).
item A
Questão 10:
Durante uma aula sobre queda livre de corpos próximos à superfície da terra, um
dos alunos do Professor Physicson perguntou:
“Professor, qual o peso equivalente que uma pedrinha de massa teria ao chega
ao solo, caindo em queda livre do 5°
andar de um edifício?”
Para responder a essa pergunta, o Professor escreveu no quadro quatro possíveis
respostas:
I. O peso da pedra não varia pelo fato de ela estar em repouso ou caindo;
II. Considerando a altura total igual a , seria de ;
III. O peso da pedra varia conforme o solo, se ele é fofo ou duro;
IV. A força que a pedra exerce sobre o solo depende se ele é fofo ou duro.
Analisando as afirmações, podemos acertadamente afirmar que:
a) Somente III e IV estão corretas;
b) Somente II e III estão corretas;
c) Somente I e IV estão corretas;
d) Todas estão corretas;
e) Todas estão erradas.
Queda livre e colisões
Não fica claro pelo enunciado o que o aluno quis dizer por "peso equivalente". Supõe-se que seja simplesmente o peso da partícula. Analisemos cada afirmativa:
1) Verdadeiro. O peso, que é a força de interação gravitacional entre a partícula e a Terra, só depende de constantes e da distância até o centro da Terra.
2) Falso. Nas proximadades da superfície da Terra a gravidade é tida como constante e igual a . Portanto, o peso
3) Falso. Contradição direta de (1)
4) Verdadeiro. A força sentida pelo solo está diretamente relacionada com a variação da quantidade de movimento e o tempo de contato durante o choque. Pelo teorema do Impulso:
A velocidade da partícula após o choque é relacionada com a velocidade logo antes do choque através do coeficiente de restituição , uma constante que depende do material:
onde a h é a altura do prédio. O tempo de contanto também depende do material. Intuitivamente, é de se esperar que um material duro tenha um tempo mais curto do que uma material fofo. Logo:
onde o subscrito em nos diz que o tempo, em geral, é função do coeficiente de restituição.
item C
Questão 11:
Durante as aulas sobre vetores, o Professor Physicson desenhou no quadro a figura
exposta abaixo, onde os segmentos de retas AB, BC, CD, DA, AC e BD, representam
vetores, de tal forma que prevalece o sentido, ou seja, AB ≠ BA.
Assim, podemos representar o desenho abaixo pela soma dos vetores, EXCETO em:
a) AB + BC + CA = 0
b) BD = AB + AD
c) AC + CD = AD
d) AB + BD + DC = AC
e) BA + BC = BD
Vetores
Utilizando a regra do paralelogramo, concluímos que:
Logo, a premissa falsa é a em (b).
item B
Questão 12:
Considere as seguintes situações do cotidiano:
I. Um carro, subindo uma rua de forte declive, em movimento retilíneo e uniforme;
II. Um carro, percorrendo uma pista circular, com movimento uniforme;
III. Um menino, lançando uma bola vertical para cima e atingindo o ponto mais alto
de sua trajetória.
Analise essas informações e identifique em qual(is) dela(s) a força resultante é nula:
a) Somente em III;
b) Somente em II;
c) Em I e II;
d) Em I, II e III;
e) Somente em I
Segunda Lei de Newton (F=ma)
A segunda lei de Newton é escrita na forma vetorial:
Vemos, portanto, que uma força resultante nula significa um vetor velocidade que não varia durante o movimento. Observe que o tratamento é vetorial, então para que a velocidade da partícula não varie, o módulo, sentido e direção da velocidade deve permanecer constante.
1) Sim. O vetor velocidade conserva módulo, direção e sentido.
2) Não. Apesar do módulo da velocidade permanecer constante, sua direção muda a medida que o tempo passa.
3) Não. Durante todo o movimento de queda livre, a força sentida pela partícula é , independente da velocidade, que no momento proposto é zero. 3)
item E
Questão 13:
Nas figuras abaixo temos dois tipos de lentes delgadas e polidas, nas quais os erros de formação de imagens ou aberrações são desprezíveis.
Dentre as lentes citadas, identifique na sequência a lente utilizada para a correção da
miopia, lente semelhante ao nosso cristalino e lente usada numa lupa.
a) I, I e I
b) I, I e II
c) II, II e I
d) II, I e II
e) I, II e II
Óptica: lentes
Primeiramente, o aluno deve identificar os tipos de lentes da figura 1 e 2. A figura 1 representa uma lente divergente enquanto a outra representa uma convergente. A patir disso, associa-se cada tipo de lente com sua determinada função: a lente que corrige a miopia é do tipo divergente; Nosso cristalino tem bordas finas, aspecto semelhantes ao de uma lente convergente; A lente usada numa lupa é do tipo convergente. Logo, a seguência correta é: 1,2,2.
item E
Questão 14:
Na figura a seguir, e são espelhos planos e paralelos entre si e R é um raio de
luz coerente que incide sobre o espelho . Por qual dos pontos , , , ou passa o
raio depois de se refletir em e ?
Óptica: espelho plano
item A
Questão 15:
Na figura a seguir está representada uma onda periódica que se propaga ao longo de
fio preso em uma de suas extremidades. Sendo sua amplitude e seu comprimento de
onda, qual é o valor da relação ?
Ondas tranversais
Assim como na questão 14, devemos usar a escala fornecida no papel quadriculado para obter as relações entre as distâncias. Mas primeiro, devemos identificar as grandezas pedidas na questão: O comprimento de onda é definido como a distância (horizontal) entre dois pontos da onda que se repetem. Ou seja, é a distancia entre duas cristas consecutivas (pontos mais altos), como também é a distância entre dois vales consecutivos (pontos mais baixos). A amplitude de alguma grandeza que varia senoidalmente, geralmente, é definida por:
Portanto, se adortarmos um sistema de eixo cartesianos, com o eixo coincidindo com os vales da onda, teremos:
e
Onde é a escala do papel quadriculado. Logo:
Observe que poderíamos adotar outro sistema de coordenadas, como o eixo coincidindo com traçado horizontal inicial da onda, você deve obter o mesmo resultado, visto que o resultado é independente do sistema de coordenadas.
item C
Questão 16:
O gráfico abaixo representa a pressão (P) de uma amostra de um gás ideal em
função de seu volume (V). As temperaturas absolutas da amostra do gás,
correspondentes aos pontos (a), (b) e (c) do gráfico, são, respectivamente, , e .
Identifique nas proposições qual das seguintes relações é correta:
a)
b)
c)
d)
e)
Termodinâmica: Gás ideal
Essa questão é facilmente resolvida pelo uso da equação de Clapeyron:
Ou seja, a temperatura em certo ponto do diagrama é proporcional ao produto do volume e da pressão. Note que o ponto tem tanto o menor volume quanto a menor pressão, logo tem a menor temperatura. Em seguida, o ponto tem a mesma pressão do ponto , mas seu volume é maior, então possui uma temperatura maior que a dele, contudo, o ponto possui mesmo volume que o ponto e maior pressão, sendo assim, tem temperatura maior que a do ponto . Sendo assim, concluímos:
item A
Questão 17:
Em 1860, J. Maxwell (1831 – 1879), físico e matemático escocês, publicou na The
Philosophical Magazine 19, um trabalho no qual demonstra a formulação do modelo
cinético do calor, partindo da hipótese de que as moléculas não estão em repouso, mas
possuem energia cinética, e de que a temperatura absoluta de um corpo é determinada
pela energia cinética média de suas moléculas. Assim, de acordo com o texto, julgue as
proposições a seguir com (V) verdadeira ou (F) falsa:
I. Para uma mesma temperatura absoluta, independentemente das massas molares
de cada gás, as moléculas têm energias cinéticas médias iguais;
II. A energia cinética média das moléculas de um gás depende, apenas e
exclusivamente, das massas moleculares desse gás;
III. As moléculas de um gás perfeito possuem movimentos desordenados e, por isso,
colidem inelasticamente entre si ou com as paredes do recipiente que as contém.
Assinale a alternativa correta:
a) V, F, V;
b) V, F, F
c) F, F. V
d) V, V, F
e) F, V, F
Termodinâmica: Energia interna
Analisemos cada item:
1-Verdadeiro. Considerando o gás como ideal, sua energia interna total é dada por:
Onde é uma constante numérica e é o número de mols do gás. Portanto, sabendo que onde é o número de Avogadro e o número de partículas (moléculas) do gás, podemos escrever:
A expressão acima fornece a energia cinética média por molécula, que é independente de , a massa molar do gás.
2- Falso. Contradição direta de 1 e do próprio enunciado.
3- Falso. No modelo de gás ideal, são desconsideradas as colisões internas entre as partículas do gás e todas as colisões com as paredes do recipiente são consideradas elásticas.
item B
Questão 18:
Analise as proposições a seguir relativas à termodinâmica, verificando se há ou não
inadequações em seus enunciados, colocando V (adequado) e F (inadequado):
I. Calor é sinônimo de temperatura;
II. Calor é energia térmica em transito entre dois ou mais corpos;
III. Sempre que um corpo quente aquece um corpo frio, suas temperaturas variam
igualmente;
IV. Calor específico é uma grandeza que indica o nível de energia das moléculas
de um corpo.
A sequência correta das letras V e F, de cima para baixo é:
a) F, F, F, F
b) F, V, V, F
c) V,V, F, F
d) F, V, F, F
e) V, V, V, F
Calor e temperatura
Analisemos cada item:
1-Falso. Calor representa a transição de energia térmica entre dois sistemas termodinâmicos, completamente diferente do conceito de temperatura.
2-Verdadeiro. Conforme dito em 1.
3-Falso. O calor que um cede é igual ao calor que o outro recebe, considerando um sistema isolado. Porém, a variação da temperatura leva em conta a capacidade térmica dos dois corpos, uma propriedade do material.
.
Logo, em geral:
4-Falso. Calor é um fenômeno transitório, não nos diz nada a respeito do estado atual do sistema, diferentemente das chamadas funções de estado que possuem essa propriedade.
item D
Questão 19:
Um estudante de certo colégio relatou em sala de aula ter realizado uma experiência
em casa, que consistiu em colocar um copo de plástico com água sobre a chama de uma
vela e, ao final, constatou que o copo só queimou, depois de toda a água ter fervido e
evaporado. Intrigados com o fenômeno descrito, seus colegas desejaram saber do
professor se o estudante falava a verdade. O professor disse acertadamente que:
a) Isso é possível, pois a capacidade calorifica da água é maior do que a do plástico;
b) Isso é impossível de ocorrer, pois o plástico é comburente;
c) Isso é impossível, pois o plástico tem uma capacidade calorifica maior que a água;
d) Isso é impossível de ocorrer, pois o plástico se queima antes da água ferver;
e) Isso é possível até certo ponto, pois se a chama fosse mais intensa, o copo derreteria
primeiro.
Termodinâmica: Calor
A medida que a vela acesa transfere energia térmica para o copo, o mesmo funciona como um condutor térmico que transfere esse calor para água. A água aumenta de temperatura e eventualmente evapora, dissipando grande parte da energia fornecida ao sistema pela vela. Então, se olharmos para um ponto P qualquer do fundo do copo, não havéra um acúmulo significativo de energia naquele ponto, o que faz ele não queimar. Quando toda água evaporar, não haverá essa grande dissipação de energia por parte da água, e o copo poderá queimar. Observe, porém que uma chama suficientemente intensa pode alterar o fenômeno: imagine a interface de separação entre o ambiente externo contendo a vela e a água. Essa interface é o fundo copo. O "calor" que será transferido para a água não ocorre instantaneamente, de fato, esse tempo é ínfimo. Sendo assim, a "onda de calor" demora um tempo finito para atravessar a espessura do fundo do copo. Enquanto isso, se imaginarmos uma grande fonte de energia térmica, o mesmo ponto P citado anteriormente agora sofre um acúmulo de energia térmica, visto que o calor ainda não chegou na água via condução, e poderá esquentar rapidamente. Conclusão: o fenômeno é perfeitamente possível, devido à dissipação de energia pela água. Pórem, uma chama suficientemente intensa pode fazer com que o copo queime antes de toda água evaporar.
item E
Questão 20:
Os famosos “potes de barro”, são reservatórios feitos de barro cozido e porosos a
água, muito usados no interior do nordeste, aonde a energia elétrica ainda não chegou,
servindo para manter a água sempre fresca, apesar da alta temperatura ambiente. Esse
fato pode ser mais bem explicado devido:
a) Ao processo de evaporação da água residual, via poros, que se acumula na superfície
externa do pote, diminuindo a temperatura da água dentro do pote;
b) Ao fato do barro ser isolante e não deixar que o calor penetre para dentro do pote,
mantendo sua temperatura;
c) À condensação que a água sofre no interior do pote;
d) Ao processo de liquefação do vapor de água em sua superfície externa, mantendo a
água sempre fresca;
e) Ao fato de ocorrer uma evaporação da água em sua superfície, por um processo
exotérmico.
Termodinâmica: Calor
A funcionalidade do jarro de barro com poros é totalmente análoga com o sistema de transpiração humano: através dos poros flui parte da água que sofre evaporação. Como evaporação é um processo endotérmico, calor é "roubado" da água de dentro do barro, resfriando-a. Assim como nosso suor tem como função diminuir a temperatura da pele. Logo, item a é o correto.
item A
Questão 21:
Imagine que um estudante disponha de dois pêndulos idênticos (P1 e P2), dentro de
um sistema de referência inercial, oscilando com a mesma amplitude. P1 está acoplado a
um sistema rígido, em repouso, oscilando com um período igual a e P2 está
acoplado a um carrinho que se move, em trajetória retilínea, com uma velocidade
escalar constante e igual a Qual é, em segundos, o período de oscilação de P2?
a)
b)
c)
d)
e)
Mecânica: conceitos de referenciais inerciais
Se um referencial se move com velocidade constante (em módulo, sentido e direção) em relação a um referencial inercial, o primeiro também é inercial. Logo, a segunda Lei de Newton permanece inalterada nesse dois referenciais. Se nenhuma força adicional surge quando analisamos o problema no segundo referencial, o período será o mesmo.
item C
Questão 22:
Considerando que um anel de cobre a , cujo coeficiente de dilatação térmica
linear é constante e igual a possui um diâmetro interno igual a e
externo igual a , determine a variação entre esses diâmetros quando o anel
atingir uma temperatura de .
a) ;
b) ;
c) ;
d) ;
e) .
Termodinâmica: dilatação térmica
Não fica claro pelo enunciado, mas supõe-se que o comando da questão seja encontrar a diferença entre as variações dos diamêtros, ao invés da diferença entre os diamêtros. As circunferências interna e externa se dilatam, e as variações correspondentes são:
e
Onde é a variação de temperatura. Nessa questão:
Logo:
Inserindo os valores números fornecidos no enunciado, chegamo na resposta:
.
item D
Questão 23:
Durante uma aula sobre uma colisão frontal entre duas bolas de sinuca (não
elásticas), com mesma massa e mesmo tamanho, várias indagações foram feitas pelos
alunos. Dentre elas, destacamos quatro:
I. A soma das energias cinética das duas bolas se conserva;
II. A soma dos módulos das quantidades de movimento das bolas se conserva (isto
é, tem o mesmo valor antes e após o choque);
III. A soma vetorial das quantidades de movimento das duas bolas, assim como a
soma das energias cinéticas das mesmas, separadamente se conservam;
IV. As variações das velocidades das duas bolas são de módulos iguais.
Analisando as afirmações, podemos acertadamente afirmar que:
a) Todas são falsas;
b) Todas estão corretas;
c) Apenas I, II e III estão corretas;
d) Apenas II e III estão corretas;
e) Apenas I e II estão corretas.
Mecânica: colisões
A consideração aqui feita será a seguinte: dado que as bolas são não elásticas, não haverá qualquer deformação nelas, elas são extremamente rígidas. Sendo assim, não armazenarão energia elástica e a energia total do sistema será só cinética. Isso caracteriza uma colisão elástica. Agora, analisemos cada afirmativa:
1-Verdadeiro. Conforme dito acima, a colisão é elástica e a energia cinética total se conserva.
2-Verdadeiro. Como a colisão é frontal, o movimento dos corpos se dá em uma reta e a análise pode ser feita de maneira escalar. Para provar esse fato, devemos nos atentar que após a colisão os corpos "trocam" de velocidade. Por conservação da quantidade de movimento e energia cinética:
e
Visualmente conclui-se que:
e
Visto que esse par de equações satisfaz simultaneante as equações fundamentais. Logo:
c.q.d.
3-Verdadeiro. Pela conservação de momento a primeira premissa é verdadeira. Como a colisão é elástica, a energia cinética se conserva.
4-Verdadeiro. Cancelando as massas e aplicando módulo nos dois lados da equação da conservação de momento:
OBS: Há outra interpretação para esse problema, onde a colisão é, na verdade, inelástica, com um certo coeficiente de restituição . Nessa caso, não há conservação de energia cinética, invalidando os itens 1 e 3. O item 4 permanece verdadeiro visto que só decorre da conservação da quantidade de movimento, que é sempre válida. Quanto ao item 2, ele será falso. Visto que em sua solução utilizamos conservação de energia cinética. Nenhum item atende a esse caso, onde apenas o item 4 está certo. Portanto, é de se esperar que a interpretação ''correta" seria a primeira.
item B
Questão 24:
Considere as seguintes informações sobre a segunda lei da Termodinâmica:
I. A eficiência de uma máquina térmica de Carnot depende somente das duas
temperaturas com que ela trabalha;
II. Numa máquina térmica reversível, a absorção e a liberação de calor devem ser
realizadas isotermicamente;
III. Numa máquina térmica, o calor cedido a um gás pode apenas em parte ser usado
para realizar trabalho mecânico.
De acordo com as informações, podemos acertadamente afirmar que:
a) Todas estão falsas;
b) Somente I e II estão corretas;
c) Somente I e III estão corretas;
d) Somente a I está correta;
e) Todas estão corretas.
Termodinâmica: maquinas térmicas
Analisemos cada item:
1- Verdadeiro. Em qualquer ciclo termodinâmico, a eficiência é dada por:
Onde é o calor cedido pela susbstância de trabalho, que é negativo, por isso utiliza-se o seu módulo na expressão acima e é o calor recebido. Um fato interessante é que, no ciclo de Carnot, essas quantidades são tais que:
Dessa forma, a eficiência fica expressa somente em função das temperaturas extremas em que a maquina opera.
2-Verdadeiro ou Falso. Para um processo ser reversível duas condições devem ser satisfeitas: o processo deve ser suficientemente lento, para que possamos considerar o sistema sempre em equilíbrio termodinâmico. Fora isso, não pode haver atrito atuando no sistema. Essas condições não dizem nada a respeito de isotérmicas e trocas de calor. Então, se uma maquina térmica for posta a operar em processos em que essas condições sejam satisfeitas, ela pode ser considerada reversível. A divergência no resultado desse item vem do fato de qual maquina térmica reversível estamos falando: se a maquina for ideal e operar sujeita a um ciclo de Carnot, o processo é composto por duas adiabáticas (não há troca de calor) e duas isotérmicas. E, de fato, as trocas de calor devem ser feitas nas isotérmicas, ou seja, a temperatura constante.
3-Verdadeiro. Violação da segunda lei da Termodinâmica, de acordo com o enunciado de Kelvin:
"É impossível realizar um processo cujo único efeito seja remover calor de um reservatório térmico e produzir uma quantidade equivalente de trabalho."
item E ou item C
Questão 25:
Uma determinada grandeza física é definida a partir da seguinte expressão
matemática:
, onde (P) é potência térmica do sistema, (A) é a área e (T) é a
temperatura absoluta, dada em Kelvin (K). A partir das proposições abaixo, identifique
corretamente a unidade de medida da grandeza (S), tomando como referência o sistema
internacional de unidades:
a)
b)
c)
d)
e)
Análise dimensional
Primeiramente, devemos identificar as unidades de potência, área e temperatura:
Englobando as três equações acima em , obtemos:
item B