Escrito por Ualype Uchôa, Wanderson Faustino Patricio, Matheus Felipe R. Borges, Rafael Ribeiro, Wesley Andrade
Você pode acessar a prova clicando aqui.
Gabarito NOIC (Extraoficial):
Comentário:
Questão 1
Cinemática: Movimento retilíneo e uniforme
Primeiramente, é necessário ressaltar que há um erro de grafia na questão: os intervalos de tempo dados foram e . Acreditamos que os algarismos 7 e 8 foram colocados depois do símbolo de segundos (s) erroneamente, quando na verdade a grafia correta deveria ser e . Isso ficará mais claro quando fizermos as contas numéricas.
Sejam e , , as velocidades médias e tempos de Ana e Sharon, respectivamente. Seja também o comprimento total da maratona e a distância entre elas quando Ana termina a corrida. Veja a figura abaixo que ilustra a situação no momento em que Ana chega em , terminando a maratona.
Figura 1: Esquema da situação
Vamos assumir que Sharon se desloca com velocidade constante e igual à sua velocidade média. Considerando que as duas partiram de ao mesmo tempo em , temos (ver figura abaixo):
,
onde usamos que , pois Sharon termina a maratona de comprimento em um tempo . Isolando :
.
Agora, resta substituir os valores numéricos. Temos , . Atente-se, nesse caso, de transformar para segundos (poderíamos, alternativamente, ter calculado a diferença de tempos em horas):
.
Por fim:
.
Então, o item correto é o item c).
OBS.: O aluno, na hora da prova, poderia ter poupado uma conta mais complicada caso tivesse a sagacidade de perceber que poderia facilmente ser arredondado para :
,
deixando a conta bem mais simples.
Item c)
Questão 2
Equação de Torricelli; 2ª Lei de Newton
Sabendo sua velocidade final e a distância percorrida até alçar voo, podemos usar a Equação de Torricelli, para determinar a aceleração do avião.
Com isso, temos que:
A massa total do corpo (avião + gerador) é:
Logo, pela 2ª Lei de Newton:
A força resultante pode ser expressa somando as forças de cada motor e subtraindo a força resistiva média do ar (simbolizada por ):
Com isso, Item d) é a resposta correta.
Item d)
Questão 3
Conceitos Matemáticos
Como dado no enunciado, . Ou seja, . Assim, a questão pode acabar gerando um pouco de dúvida por causa das convenções que existem para definir a ordem de grandeza (O.G.). Isto é, dado um número , com , temos estas três convenções:
(i) Se , O.G. = . Se , O.G. = ;
(ii) Se , O.G. = . Se , O.G. = .
(iii) Apenas utilizar o expoente de 10 como a ordem de grandeza, independentemente de x.
Assim, entramos em um impasse pois . Portanto, considerando (i) ou (iii), chegamos que a ordem de grandeza é , resultando no item d). Considerando (ii), chegamos que a ordem de grandeza é , o que resultaria no item e). Entretanto, apesar de as regras (i) e (ii) serem as mais usuais, a OBF muito provavelmente utilizou (i) ou (iii) no gabarito provisório (item d)). A equipe NOIC acredita que, no gabarito final, ou devem ser considerados corretos ambos os itens d) e e), em face das possíveis regras a serem adotadas pelo aluno, ou a questão deve sofrer anulação devido a mais de um item correto. Nossa resposta final será item d) ou e), a depender da convenção adotada para a ordem de grandeza.
Item d) ou e); ver solução
Questão 4
Cinemática: Movimento retilíneo e uniforme
Do texto, obtemos a distância do asteroide à Terra:
"Um grande asteroide passa a 2 milhões de quilômetros da Terra sem provocar risco. O corpo rochoso alcançou o ponto de maior aproximação do planeta no domingo às 14h UTC (11h de Brasília), segundo o Observatório de Paris. Naquele momento, o asteroide ficou a 2 016 158 km da Terra. [...]"
E sua velocidade:
"[...] Batizado de 2001 FO32 e com menos de um quilômetro de diâmetro, o objeto passou a 124 000 km/h, segundo a Nasa. [...]"
Logo, utilizando a distância exata:
.
Portanto, o item correto é o item c).
OBS.: Ressaltamos que o aluno, na hora da prova, poderia ter evitado fazer a divisão acima - que é um tanto trabalhosa - utilizando uma distância aproximada de 2 milhões de km e uma velocidade de cerca de 100000 km/h como estimativa, o que corresponderia a um tempo de cerca de . Fora a letra c) - que se aproxima razoavelmente de -, nenhuma alternativa chega muito perto da resposta obtida, o que seria suficiente para fazer o aluno marcá-la.
Item c)
Questão 5
Noções de Astronomia e Cinemática
Uma questão extremamente similar foi explorada no primeiro simulado do NOIC para a 1ª da OBF, na questão 7 do nível 2 (acesse a prova aqui) e na questão 10 do nível 3 (acesse a prova aqui). A mesma ideia foi também explorada na prova especial teórica da 2ª/3ª fase da OBF, em 2020, em todos os níveis (questão 4, 8 e 2 nos níveis 1, 2 e 3 respectivamente). Confira o comentário da 2/3ª fase de 2020 clicando aqui.
Primeiramente, consideremos todas as órbitas circulares. Abaixo temos um esquema da configuração Sol (S), Terra (T) e Lua (L) em duas Luas cheias consecutivas; a primeira em e a segunda em . Lembre-se de que, nesse caso, a fase da Lua Cheia ocorre quando T, S e L estão alinhados, com T entre S e L. Na figura, adotaremos o sentido de rotação de T em torno de S como sendo horário.
Figura 2: Esquema das configurações dos astros entre duas luas cheias consecutivas
Primeiramente, imagine o que aconteceria caso T não transladasse ao redor de S; é fácil perceber que, para esse caso, o intervalo de tempo seria igual ao próprio período de L, pois L precisaria retornar à mesma posição. No entanto, observando a figura acima, podemos perceber que, para chegar novamente numa configuração de Lua Cheia, L deverá retornar ao ponto em que estava em sua órbita em torno de T em (isto é, ) e percorrer ainda um ângulo adicional , que corresponde exatamente ao quanto T girou em torno de S. Sendo assim, o intervalo de tempo será evidentemente maior que , já levando ao item e) como correto. O fato de ser apenas um pouco maior do que ocorre pois o ciclo lunar de dias é relativamente pequeno quando comparado à duração do ano de dias, de forma que o ângulo acaba não sendo tão grande assim.
Recomendamos fortemente a leitura da seção abaixo - apesar de não ser necessária para a solução - por ser um procedimento bastante conhecido e "querido" em olímpiadas de física, além de fornecer um maior entendimento da situação.
Solução algébrica:
Na figura, adotaremos o sentido de rotação de T em torno de S como sendo horário. Durante o intervalo de tempo , T girou um ângulo em sua órbita em torno de S. Chamando de o período da órbita de T, temos
.
ii) Agora, resta relacionar com por meio de . Como fornecido no enunciado, a translação de L em torno de T ocorre no mesmo sentido da translação de T em torno de S, portanto também se dá no sentido horário.
Deve-se ter muito cuidado ao analisar o ângulo que L varreu na sua órbita em torno de T. Tal ângulo deve ser medido em relação à posição original que L estava em sua órbita (i.e. em ), que é o ponto na figura acima. Para o cálculo do ângulo girado, deve-se observar que L dá uma volta completa (), voltando para , e então gira de um ângulo adicional, ou seja
.
Substituindo :
.
Dividindo por e isolando :
.
Portanto, . Lembrando que é a duração média do ano terrestre, e temos, numericamente:
,
o que é, de fato, pouco maior que , e portanto é um pouco maior do que .
Item e)
Questão 6
Conceitos Matemáticos
Como, para o conceito de densidade, não importa o volume ocupado pela substância que forma o corpo, e sim o volume total, temos que e . Assim, como e , . Ou seja, as densidades são as mesmas independentemente da massa específica da substância que forma cada um dos corpos. Portanto, a resposta da questão é o item e).
Item e)
Questão 7
Energia
Sabemos que da energia desenvolvida por Bolt se tornou energia cinética. Com isso:
Logo, sua velocidade máxima atingida foi de:
Com isso, Item c) é a opção correta.
Item c)
Questão 8
Cinemática / movimento circular uniforme
I) Cálculo da circunferência terrestre
O raio da Terra não foi fornecido pelo enunciado, e não estava presente na folha de dados. Desta forma utilizaremos o valor de que foi fornecido nas prova dos níveis 2 e 3.
II) cálculo do tempo gasto para circular a terra
Item a)
Item a)
Questão 9
Termometria
Segundo o texto, o nitrogênio entra em ebulição aos :
"[...] O primeiro a ser liberado é o nitrogênio, que, ao atingir -196 ºC, entra em ebulição e passa para o estado gasoso. [...]"
Enquanto o oxigênio é obtido ao entrar em ebulição aos :
"[...] Após a etapa de extração do argônio, o oxigênio, que tem a temperatura de ebulição em -183 ºC, é obtido. [...]"
Isso resulta numa variação de temperatura de . Como variações de temperatura nas escalas Kelvin () e Celsius () são numericamente iguais, a variação em corresponde a , levando ao item e) como correto.
Item e)
Questão 10
Conceitos matemáticos
Em primeira vista, o estudante do nível 1 poderia estranhar os dados sobre temperatura, pressão e volume dados no enunciado, uma vez que Termodinâmica - mais especificamente, a parte de gases ideais - não está presente no programa do nível 1. No entanto, as informações sobre pressão e temperatura não eram necessárias para a resolução e faziam parte somente da contextualização da situação do problema.
Para solucionar a questão, deve-se perceber que a massa de oxigênio é constante, por estar aprisionada dentro do cilindro. Lembrando da relação entre massa e densidade , escrevemos
,
sendo , , (litros) e a densidade final do oxigênio. Numericamente:
.
Acima, utilizou-se a conversão . A resposta encontrada corresponde, portanto, ao item d).
Item d)
Questão 11
Cinemática
O tempo que o atleta A vai demorar para percorrer toda a pista será
como o atleta B demora o mesmo tempo para percorrer a maratona, temos
Portanto, o item correto é o item b).
Item b)
Questão 12
Movimento circular
Note que a fita está presa à trave, ou seja, o ponto que a fita deixa o rolo está parado em relação à terra. Como a velocidade linear da periferia do rolo de fita é constante, podemos então escrever
Onde é a velocidade angular do rolo e o seu raio. Podemos, então, calcular como o período de rotação varia com o raio:
Logo:
Portanto, conforme o raio diminui, o período de rotação da fita - que é o mesmo da manivela, uma vez que ela está acoplada ao mesmo eixo da rolo de fita - diminui. Como a manivela tem um tamanho fixo, o qual chamaremos de , a velocidade linear de sua extremidade será
Note que aumenta conforme o raio da fita diminui (de forma a manter a constância da velocidade da fita), e, portanto, conclui-se que a velocidade linear da ponta da manivela irá aumentar. Portanto, o item correto é o item b).
Item b)
Questão 13
2ª Lei de Newton; Força Centrípeta
No ponto mais baixo da trajetória, vale que:
Já no ponto mais alto, a 2ª Lei de Newton diz:
Subtraindo as equações, obtemos:
Desse modo, Item d) é a alternativa correta.
Item d)
Questão 14
Mecânica / Movimentos circulares e resultante centrípeta
I) Cálculo da velocidade
II) Cálculo da aceleração
Como o motociclista está executando o movimento em um loop circular com velocidade constante, a única aceleração no corpo será a aceleração centrípeta.
Item d)
Item d)
Questão 15
Cinemática
Para a carreta passar sem colidir com o trem, a carreta deve ter passado totalmente pelo trilho quando o trem percorrer , ou seja, no limite o ponto deve percorrer (tamanho da carreta + distância ao trilho + largura do trem) no mesmo tempo que o trem percorre os
Note que a velocidade do trem deve ser usada em , por isso foi usado
Figura 3: Cena do filme
Portanto, o item correto é o item b)
Item b)
Questão 16
Conceitos Matemáticos
Em 10 moedas brasileiras, teríamos
Em uma moeda suíça, é necessário
Assim, fazendo , . Logo, esse ouro seria suficiente para produir 129 moedas suíças. Portanto, a resposta da questão é o item b).
Item b)
Questão 17
Cinemática: Movimento circular e cinemática vetorial
i) Primeiramente, devemos obter a velocidade angular do móvel e o raio de sua trajetória.
Tenha em mente que deslocamento é uma grandeza vetorial; ele é um vetor que vai do ponto de início ao de chegada. Sendo assim, é fácil ver que o maior deslocamento possível é quando é diametralmente oposto à , conforme figura a seguir. (Convencionamos horário o sentido de rotação, mas isso só influenciará na segunda parte da solução)
Figura 4: Ilustração da situação na qual o móvel vai de a
Nesse caso, podemos imediatamente escrever
,
logo:
E, como a partícula girou de um ângulo , em radianos:
,
.
ii) Seja o ponto em que o móvel se encontra após . Isso corresponde a um giro de
.
Isto é, o móvel completa uma volta, retornando à , de onde percorre mais , chegando em , conforme ilustra a figura abaixo:
Figura 5: Ilustração da situação na qual o móvel foi de a
Como o triângulo é retângulo em , utilizamos o teorema de Pitágoras para determinar, por fim, o módulo do vetor deslocamento :
.
Resultando no item c) como correto. No último passo, substituímos dado na prova.
OBS: Para evitar confusões, o ponto é dito como o centro da trajetória circular no enunciado, mas o modificamos para na solução.
Item c)
Questão 18
Equação de Torricelli; 2ª Lei de Newton
Sabendo sua velocidade inicial e a distância percorrida até o repouso, podemos usar a Equação de Torricelli, para determinar a aceleração do navio.
Com isso, temos que:
A massa total do corpo (navio + carga) é:
Logo, pela 2ª Lei de Newton:
Com isso, Item c) é a nossa alternativa correta.
Item c)
Questão 19
Calorimetria: transformação de fases
Vamos modelar o iceberg como um grande cilindro de área de secção transversal e altura , como mostra figura. (Também é possível considerar o iceberg como um paralelepípedo de dimensões , e )
Figura 6: Iceberg cilíndrico
Como dito no enunciado somente do volume está submerso, ou seja,
Então podemos encontrar o volume do iceberg
Como o iceberg é composto por gelo, podemos usar a densidade dada no início da prova para calcular a massa.
Podemos então calcular o calor necessário para derreter todo o gelo.
Conclui-se que o item correto é o item a).
OBS: Você poderia pensar em calcular a massa do iceberg fazendo o equilíbrio do peso com a força de empuxo.
Porém, esse resultado é falso, e isso é explicado pelo fato do iceberg tocar no solo, ou seja, é necessário colocar a força normal na equação do equilíbrio
Icebergs com muita massa geralmente tocam o solo e esse é o motivo do nível da água subir quando eles derretem, pois, antes de um iceberg derreter, o que sustenta seu peso e do oceano é a normal do iceberg com o solo e a força de pressão (), mas quando o gelo derreter o que sustentará o peso será somente a força de pressão (); isto é, , logo .
Item a)
Questão 20
Cinemática
A primeira vista você pode pensar em fazer a seguinte solução: Existirá uma força de resistência do ar que, normalmente, é proporcional à velocidade ao quadrado , em que é uma constante que depende do formato do corpo e da densidade do ar. Sendo assim a aceleração será, pela segunda lei de Newton,
Constata-se que aceleração do paraquedista não é constante. Note que enquanto a velocidade aumenta a aceleração diminui, portanto, chega um momento em que a aceleração tende a e a velocidade admite um valor constante, chamado de velocidade terminal. Então a velocidade do paraquedista aumentou até , valor que permaneceu constante até ele atingir a rede. Entretanto, essa solução não é correta, pois a constante depende da densidade do ar e como o paraquedista salta de uma altura muito alta a densidade sofrerá mudanças significativas durante o percurso, por consequência o irá variar com a altura, o que torna uma possível analise matemática mais detalhada inviável. Vamos analisar alguns trechos do enunciado
"[…] ele saltou de um avião a 25 mil pés (aproximadamente 7 620 metros) do solo."
"[...] o voo durou dois minutos [...] "
Então o paraquedista percorreu em (2 minutos), calculando a velocidade média no percurso chegamos em,
Ou seja, com certeza o paraquedista obteve valores de velocidade maiores que , caso contrario não conseguiria uma velocidade média maior que . Portanto o item correto é o item e)
Item e)