Processing math: 100%

Terceira Fase (Nível 2)

Escrito por Akira Ito, Gabriel Hemétrio, Lucas Tavares, Nathalia Seino, Vitória Bezerra Nunes, Matheus Felipe R. Borges e Ualype Uchôa

Clique aqui para acessar o caderno de questões.

 

Questão 1 (exclusiva para alunos da 1ª série).

João e Pedro se exercitam em uma trilha circular de 1000m de comprimento que tem marcos laterais a cada 200m. Ambos partem do marco inicial (0m; 1000m) e correm no mesmo sentido, mas João começa a correr 2,00minutos após Pedro. João e Pedro correm com velocidades escalares médias (rapidez média) de, respectivamente, 4,00m/s e 3,00m/s. Quando eles se cruzam pela primeira vez, que distância eles ainda tem que percorrer, em metros, para completar a volta?

Assunto Abordado
Solução
Gabarito

Questão 2 (exclusiva para alunos da 1ª série).

Uma criança lança obliquamente uma bola em um trecho de uma pista de skate que é aproximadamente um plano inclinado de altura H=1,60m e a largura L=4,00m. Inicialmente a bola está no ponto A situado na base do plano inclinado a uma distância horizontal d=4,00m do ponto C da lateral da pista (veja figura). Qual o menor valor da rapidez inicial v0 e do ângulo de lançamento θ para que a bola atinja o ponto B localizado no topo da pista? Desconsidere a ação de forças dissipativas.

 

Assunto abordado
Solução
Resposta

Questão 3 (exclusiva para alunos da 1ª série).

Um estudante de física está construindo um dispositivo regulador da velocidade angular mínima ω com a qual um eixo fixo vertical deve girar. Seu esquema de funcionamento é dado pela Figura. Ao eixo está fixado um disco que gira solidariamente ao eixo e um anel A ao qual se articula uma haste de comprimento L=25cm e massa desprezível. Na outra extremidade da haste está presa uma uma pequena esfera de massa m. A haste pode girar livremente em torno do anel A e a distância h  (h<L) entre ela e o disco, que é ajustável, é usada para regular ω. Um dispositivo não representado na Figura é capaz de detectar se a esfera está ou não em contato com o disco. Se o contato ocorre, um motor (também não mostrado na Figura) acelera a rotação do eixo até que o esfera suba e deixe de encostar no disco. Obtenha uma expressão para ω em função de h, g e, se necessário, outros parâmetros do sistema.

Assunto Abordado
Solução
Gabarito

Questão 4 (exclusiva para alunos da 1ª série).

Uma pessoa puxa um caixote inicialmente em repouso que pesa 500N em um plano de inclinação θ=30. Ele aplica uma força F no caixote que faz um ângulo de α com a vertical, veja a figura. (a) Caso α=30 e |F|=300N, determine a aceleração a do caixote (adote a convenção a>0 aceleração para cima ao longo do plano rampa). (b) Determine o ângulo α para o qual a pessoa consegue manter o caixote em equilíbrio estático com uma força F de intensidade mínima Fmin. (c) Determine a intensidade mínima Fmin.

Assunto abordado
Solução
Gabarito

Questão 5.

Recipientes porosos de cerâmica, chamados moringas em algumas regiões do Brasil, são tradicionalmente usados para manter a água fresca em regiões de clima quente. Graças à água que atravessa o meio poroso e forma uma fina película de água na parte exterior e à sua posterior evaporação, a água na moringa pode atingir uma temperatura até 5C menor que a temperatura externa. Seja uma moringa aproximadamente esférica de raio r=8,00cm e emissividade e=1 em um ambiente de temperatura Ta=36,0C. Considere que o resfriamento por evaporação é compensado pelo calor absorvido do ambiente por irradiação e desconsidere outras possíveis trocas de energia. Determine a taxa η, em g/s, com a qual varia a massa de água contida na moringa.

Assunto abordado
Solução
Gabarito

Questão 6.

A figura mostra esquematicamente um relógio de água (clepsidra) cujo funcionamento é análogo ao de uma ampulheta (relógio de areia). A massa total da clepsidra é de M=800g dos quais 600g correspondem à massa de água em seu interior. A clepsidra tem uma pequena válvula que, quando aberta, faz com que a água caia com uma vazão de 30cm3/s. A clepsidra está sobre uma balança de precisão apoiada em uma mesa horizontal. No instante t=0 a válvula da clepsidra está fechada e toda água está na parte de cima. Determine o instante t=t1 em que a água em queda atinge a base da clepsidra (a) pela primeira vez e (b) pela última tf vez. (c) Determine a função M(t) que corresponde ao valor da leitura na balança em função de t. (d) Esboce o gráfico ΔM(t)=M(t)M(0) em função de t. Considere que a água ao atingir a parte de baixo não respinga e perde imediatamente seu movimento vertical. Considere ainda que a área da base da clepsidra é muito maior que a do topo.

Assunto abordado
Solução
Gabarito

Questão 7.

Um lápis sextavado não apontado (um prisma reto de base hexagonal) está apoiado em uma mesa inclinada de um ângulo θ variável conforme o esquema ilustrado na figura. A inclinação da mesa é lentamente aumentada e observa-se que o lápis permanece em repouso em relação à mesa até o ângulo θ=θC e, a partir desse ângulo, ele rola. Determine: (a) o ângulo θC e; (b) o valor mínimo do coeficiente de atrito estático necessário para que o lápis não deslize sobre a mesa quando 0<θ<θC. (c) Suponha que o ângulo é ajustado para um ângulo ligeiramente maior que θC e que toda a massa do lápis esteja em seu eixo, determine a aceleração angular do lápis no início do rolamento.

Assunto abordado
Solução
Gabarito

Questão 8.

Dois alto-falantes estão instalados à mesma altura em um ambiente plano, horizontal e aberto. Suas localizações são dadas pelos pontos A1 e A2 conforme a figura. Os alto-falantes emitem ondas sonoras de mesma intensidade, com mesmo comprimento de λ=2,00m e em fase. Uma pessoa caminha em direção à A1 pela linha tracejada paralela ao eixo x e com um aplicativo de celular, que é mantido à mesma altura dos alto-falantes, mede a intensidade da onda sonora que chega dos alto-falantes. (a) Se a distância entre os alto-falantes é d=3λ, determine a localização dos pontos de interferência destrutiva que a pessoa detecta com x>0. (b) Seja Id a intensidade do som medido no ponto mais próximo do eixo y determinado no item anterior e Iu a intensidade do som que seria medida no mesmo local com o alto-falante localizado em A2 desligado, determine a razão Id/Iu. Considere que o som se propaga isotropicamente e o piso está coberto com um material perfeitamente absorvedor de som.

Assunto Abordado
Solução
Gabarito

Questão 9.

Uma pessoa está dimensionando um sistema de drenagem de uma garagem semienterrada. A figura mostra em corte o esquema planejado. A chuva que cai na laje plana é coletada pela calha lateral e é levada por um tubo vertical de comprimento H e diâmetro D=100mm a um tubo de drenagem subterrâneo horizontal de mesmo diâmetro. No piso da garagem há um ralo R que se conecta ao tubo de drenagem por um cano vertical de comprimento h=1,00m e diâmetro d=50mm. Considere que a água da chuva da calha entre com velocidade nula no ponto de coleta C do tubo vertical. Qual o menor índice de precipitação, ou pluviosidade, de uma chuva (quantidade de água de chuva, por m2, por unidade de tempo), em mm/hora, capaz de fazer a água transbordar pelo ralo da garagem?

Assunto abordado
Solução
Gabarito

Questão 10.

Um estudante de física deve construir um equipamento ótico para diminuir a intensidade de um feixe cilíndrico de radiação laser de Io=8,00kW/m2 para I1=2,00kW/m2 usando apenas duas lentes que estão separadas por uma distância de L=30cm, veja a figura. Determine as distâncias focais das duas lentes em mm e apresente o correspondente diagrama de raios de luz nos casos (a) as duas lentes são convergentes e (b) uma lente é convergente e a outra é divergente.

Assunto abordado
Solução
Gabarito

Questão 11.

Em saltos de bungee jump o tamanho da tira elástica deve ser ajustado de acordo com a massa e a distância de queda. Uma estudante de física resolveu estudar esse fenômeno através de um modelo em escala reduzida. No laboratório uma pequena esfera de chumbo de massa m=0,4kg e suspensa por uma tira elástica de massa desprezível. Ao lado, a figura superior corresponde à situação em que a esfera é abandonada do repouso da altura H=2,00m para início do "salto", cujo objetivo é chegar o mais próximo possível da base sem no entanto tocá-la. A figura inferior ao lado mostra a situação na qual a esfera está em equilíbrio estático. Imagine que em um salto real a parte mais baixa é a superfície de um rio ou lago. Considere que a tira elástica é equivalente a um conjunto de N molas ideais conectadas em série e que cada mola tem constante elástica k=200N/m e comprimento l=5,00cm quando relaxada. Determine: (a) o número N de molas necessárias para esse tipo de "salto", (b) a velocidade e (c) a aceleração máximas atingidas durante o "salto". Desconsidere a ação de forças resistivas.

Assunto abordado
Solução
Gabarito

Questão 12.

Uma barra de gelo, a 0C, cilíndrica de altura H=20cm e base com área Ag=15cm2 é inserida em um calorímetro também cilíndrico com área de base Ac=16cm2. A barra é posicionada de forma que seu eixo coincida com o do calorímetro. Inicialmente a barra está apoiada em uma tela plástica horizontal vazada (água pode passar livremente por ela) que está situada à uma distância d=1,00cm da base do calorímetro. Na parte superior do calorímetro há uma resistência de potência P=60W. No instante inicial a resistência é ligada. (a) Determine o instante t1 no qual o nível da água atinge a tela e; (b) estime o menor intervalo de tempo, contado a partir de t1, necessário para que a barra de gelo flutue. Assuma que todo o calor liberado para a resistência é transferido para o gelo (ou água) e que os eixos da barra e do calorímetro coincidam durante todo o processo.

Assunto abordado
Solução
Gabarito