Segunda Fase (Nível 1)

Escrito por Akira Ito, Matheus Felipe R. Borges, Lucas Tavares, Alex Carneiro, Pedro Tsuchie, João Gabriel Pepato

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Questão 1.

Uma criança veste uma blusa que, quando iluminada por luz branca, apresenta um padrão de listas nas cores amarela, branca, preta e azul, conforme figura ao lado .Se esta criança entrar em uma sala iluminada por uma luz monocromática azul, o padrão de cores das listas irá apresentar quantas cores diferentes?

Assunto abordado

Óptica

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Solução

Para este problema precisamos relembrar algumas coisas sobre as cores:

  • A luz branca carrega consigo todas as cores
  • Quando um objeto é exposta à luz branca e aparente ter uma cor x, é porque ele refletiu x e absorveu todas as outras cores.
  • O preto absorve todas as cores

Quando colocarmos a luz azul, o amarelo a absorverá e não irá refletir nada, logo se transformará em preto, a  parte branca refletirá o azul, se tornando azul. A parte preta absorverá a luz azul e continuará preta e o azul refletirá o azul.

Logo teremos 2 cores, Azul e Preto.

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Gabarito

2 cores distintas

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Questão 2.

A figura ao lado mostra um amassador de latas de refrigerante. O dispositivo pode ser fixado ,por exemplo, na parede. Desta forma é possível amassar a lata sem muito esforço simplesmente puxando a alavanca para baixo. Dependo da posição relativa do ponto de apoio, do ponto de resistência e do ponto de aplicação da força as alavancas podem ser classificadas em três tipos:
1. interfixa (ponto de apoio no meio da alavanca).
2. interpotente (ponto de aplicação da força no meio da alavanca).
3. inter-resistente (ponto de resistência no meio da alavanca).
Qual número do tipo correspondente à alavanca usada no amassador de latas? (Preencha a caixa de resposta com 1 se for interfixa, 2 se for interpotente ou 3 se for inter-resistente.)Na figura a ser anexada, justifique sua resposta através de uma figura esquemática mostrando o funcionamento do dispositivo. Por exemplo, faça o diagrama de forças aplicadas na alavanca, destacando o ponto de apoio e as forças aplicada e resistente.

Assunto abordado

Dinâmica/Estática

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Solução

A alavanca é inter-resistente conforme o diagrama a seguir feito à partir de uma visão lateral da alavanca

 

Em que a força é aplicada em A, a força resistente em C e o ponto de apoio em B. Logo a alavanca é inter-resistente e devemos colocar o número 3.

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Gabarito

A alavanca é inter-resistente, número 3

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Questão 3.

Em um espelho plano as distâncias da imagem ao espelho e do objeto ao espelho são iguais. Em uma estrada um motorista que se movimenta com uma velocidade de 60,0 km/h, medida em relação à estrada, observa através do espelho retrovisor interno, que é plano, um caminhão que se movimenta no mesmo sentido com uma velocidade de 45,0 km/h, também medida em relação à estrada. Determine as velocidades, em km/h,

(a) da imagem do caminhão em relação ao motorista.
(b) da imagem do caminhão em relação ao caminhão.

Assunto abordado

Cinemática, Óptica

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Solução

No referencial da estrada, temos o seguinte sistema:

Nesse referencial, é mais complicado calcularmos a velocidade do caminhão, então passaremos para o referencial do espelho retrovisor.

A velocidade de um corpo 2 em relação a um corpo 1 é:

v_r=v_2-v_1

Assim, a velocidade da imagem em relação ao motorista é:

v_r=v_i-v_m=15-0=15 km/h

E a velocidade da imagem em relação ao caminhão é:

v_r=v_i-v_c=15-(-15)=30km/h

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Gabarito

(a) \boxed{15 \, \textrm{km/h}}

(b) \boxed{30 \, \textrm{km/h}}

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Questão 4.

Na quinta feira, dia 06/07/2023 a Terra atingiu o afélio, ponto mais distante de sua órbita em torno do Sol. Considere as três sentenças seguintes, numeradas por potências de 2 (1, 2 e 4), relacionadas ao afélio:

1. A variação da distância ao Sol é decorrência da órbita elíptica da Terra em torno do Sol.

2. No afélio há menor incidência de luz solar, por isso é usado para definir o início do inverno no hemisfério sul.

4. No afélio a Terra atinge sua menor velocidade de translação.

Qual soma dos números das sentenças verdadeiras? (Preencha a caixa de resposta com 0 se nenhuma sentença é verdadeira, com 7 se todas são verdadeiras, etc.)

Assunto abordado

Gravitação

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Solução

1. Sim, a órbita elíptica faz com que o corpo orbitante esteja mudando a sua distância ao orbitado em todos os momentos.

2. Para esta, primeiro vamos olhar uma imagem esquematizando a órbita da Terra em torno do Sol (fora de escala):

Órbita da Terra em torno do Sol

 

Na imagem vemos que de fato a Terra está mais afastada e por isso a intensidade luminosa que ela recebe é menor, mas não é por isso que no hemisfério Sul é Inverno, além de que no hemisfério Norte ao mesmo tempo é Verão, então esta não poderia ser a verdadeira explicação. A verdadeira explicação é que devido à inclinação da Terra, o hemisfério Sul recebe os raios solares com uma incidência pouco direta, o que causa diminuições na temperatura geral dessa região em relação a outras épocas do ano.

4. Pela Lei das Áreas, ou a 2a Lei de Kepler, sabemos que a reta que une um corpo orbitante ao orbitado varre áreas iguais em tempos iguais, portanto para uma maior reta devemos ter uma menor velocidade, então este item também está correto.

Assim a soma fica 1 + 4 = 5.

\boxed{N=5}

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Gabarito

\boxed{N=5}

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Questão 5.

Três blocos A, B e C, rugosos, de diferentes materiais, e massas respectivamente iguais a 3M, 2M e 2M são colocados numa mesa com atrito em duas configurações diferentes dadas pelas figuras abaixo. Em ambas as configurações o sistema permanece em equilíbrio estático. Qual o valor do coeficiente de atrito estático entre o bloco C e a superfície da mesa?
Considere que as polias e os fios tem massas desprezíveis.

Assunto abordado

Dinâmica/Estática

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Solução

Denotaremos a força de atrito de destaque no bloco B por F_B e, no bloco C, por F_C.

Começaremos desenhando o diagrama de forças na segunda configuração

Como o sistema está em equilíbrio:

T_A=P_A

T_A=T_C+F_B

T_C=P_C

Onde P_A=3Mg, P_C=2Mg, e F_B=2Mg\mu_B.

Resolvendo esse sistema, temos que \mu_B=1/2.

Desenhando agora o diagrama de forças da primeira configuração:

Como o sistema está em equilíbrio:

T_C=F_C

T_A=F_B+T_C

T_A=P_A

Onde F_C=2Mg\mu_C.

Como obtemos \mu_B a partir da configuração anterior, podemos resolver esse sistema, obtendo que \mu_C=1.

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Gabarito

O coeficiente de atrito entre o bloco C e a mesa é 1

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Questão 6.

André é um atleta que vai disputar uma meia-maratona. Em um de seus treinos ele percorreu uma distância de 4,8 \,\rm{km} com uma velocidade constante de 18,0 \,\rm{km/h}, com passadas de 1,20 \,\rm{m}. Um dos parâmetros importantes do treinamento é a cadência das passadas, que no seu relógio de treinamento é dado pelo número de passos por minuto. A cadência também pode ser vista como sendo a frequência das passadas.

(a) Qual a cadência do treinamento de André conforme medida em seu relógio?

(b) Qual a cadência do treinamento de André em Hz?

Assunto abordado

Cinemática

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Solução

(a) Usando as grandezas que foram dadas no enunciado, precisamos encontrar um jeito de calcular o número de passos que André faz em um minuto. Sabemos que sua velocidade vale:

v=18\,\dfrac{km}{h}

Sabemos que uma hora possui 60 minutos, isto é 1\,h=60\,min, então podemos substituir isso para chegar mais perto da resposta final que procuramos:

v=\dfrac{18\,km}{60\,min}

Além disso, em um quilômetro existem 1000 metros, ou seja 1\,km=1000\,m, então:

v=\dfrac{18 \times 1000\,m}{60\,min}

Por fim, sabemos que um passo de André equivale a 1,2 metros, ou seja:

1\,passo=1,2\,m

 1\,m=\dfrac{1}{1,2}\,passos

Portanto:

v=\dfrac{18 \times 1000\,passos}{1,2\times 60\,min}

Numericamente encontramos:

 \boxed{v =250\,\dfrac{passos}{min}}

(b) Para converter a cadência para Hz, basta converter 1\,\rm{min} = 60\,\rm{s}. Portanto:

 v=250 \dfrac{passos}{60\,s}

 \boxed{v =4,17\,\rm{Hz}}

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Gabarito

(a)  \boxed{v =250\,\dfrac{passos}{min}}

(b)  \boxed{v =4,17\,\rm{Hz}}

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Questão 7.

Dez cubos de açúcar de 15,0 mm de aresta à temperatura ambiente de 20,0 \, \rm{^ \circ C}são colocado numa garrafa térmica contendo 300 \, \textrm{g} de água a 90,0 \, \rm{^ \circ C}. A densidade e o calor específico do açúcar são, aproximadamente, iguais a 1,6 \, \textrm{g/cm}^3e 1,30 \, \textrm{J/g}\rm{^ \circ C}. Desprezando as trocas de calor com o ambiente e a capacidade calorífica da garrafa térmica, determine a temperatura de equilíbrio da mistura.

Assunto abordado

Termologia

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Solução

Neste problema, usaremos o fato de que, em um sistema isolado:

\sum Q=0

Precisamos, portanto, calcular o Q para o açúcar e para a água. Achando a massa do açúcar em gramas:

m=1.5^3\cdot1,6\cdot10=54 \, \textrm{g}

Aplicando Q=mc\Delta T para o açúcar:

Q=54\cdot1,3(T_F-20)

Aplicando Q=mc\Delta T para a água:

Q=300\cdot(T_F-90)\cdot4,2

Aplicando que \sum Q=0 :

300\cdot(T_F-90)\cdot4,2+54\cdot1,3(T_F-20)=0

Resolvendo para T_F:

\boxed{T_F=86,3\rm{^ \circ C}}

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Gabarito

\boxed{T_F=86,3\rm{^ \circ C}}

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Questão 8.

O movimento de três partículas A, B e C em movimento retilíneo é monitorado em um laboratório didático. Os gráficos de suas velocidades em função do tempo são mostrado na figura abaixo.

Considerando o intervalo de tempo entre 0 e 4\,\textrm{s}, determine:

(a) A distância percorrida, em m, da partícula que realizou o maior deslocamento.

(b) O menor valor da aceleração instantânea, em \textrm{m/s}^2 , experimentado por qualquer uma das partículas.

Assunto abordado

Cinemática

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Solução

(a) Para analisar a distância percorrida podemos calcular a área do gráfico! Sendo assim, a distância d para cada partícula será:

d_A = \dfrac{9\;\rm{m/s} \cdot 4\; \rm{s}}{2}

d_A = 18 \; \rm{m}

d_B = \dfrac{7\;\rm{s}\cdot (3+1) \;\rm{m/s}}{2} + \dfrac{1 \;\rm{s} \cdot (7+2) \;\rm{m/s}}{2}

d_B = 18,5 \;\rm{m}

Por fim, para a partícula C:

d_C = 4 \;\rm{m/s} \cdot 4\;\rm{s}

d_C = 16 \;\rm{m}

Podemos então concluir que a maior distância será percorrida pela partícula B, sendo ela:

\boxed{d_{max} = 18,5 \;\rm{m}}

(b)

A aceleração instantânea pode ser calculada graficamente utilizando

a = \dfrac{\Delta v}{\Delta t}

Sendo assim, para a aceleração mínima, podemos observar que as menores serão negativas, ou seja, a velocidade diminui em função do tempo. Além disso, a menor terá uma inclinação mais acentuada. Sendo assim, a trajetória que possui essas características é a "descida" da velocidade de B. Sendo assim:

a_{min}=\dfrac{(2-7) \,\rm{m/s}}{1\,\rm{s}}

\boxed{a_{min} = - 5 \;\rm{m/s^2}}

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Gabarito

(a) \boxed{d_{max} = 18,5 \;\rm{m}}

(b) \boxed{a_{min} = - 5 \;\rm{m/s^2}}

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