Primeira Fase (Nível 1)

Escrito por Lucas Tavares, Gabriel Hemétrio, Alex Carneiro, João Pepato, Pedro Tsuchie, Lucas Praça, João Victor Evers, Vitor Takashi, Arthur Gurjão e Felipe Brandão

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Problema 1

Um estudante de física observa que sua mãe dirige com velocidade aproximadamente constante de 80\;\rm{km/h}. Quando o carro passa por uma placa que indica que o destino está a 20\;\rm{km/h} de distância, ele estima o intervalo de tempo restante da viagem. Sabendo que o trajeto está livre até o final da viagem, quanto tempo aproximadamente, em minutos, falta para chegar?

(a) 10

(b) 15

(c) 25

(d) 30

(e) 40

Assunto abordado

Cinemática - MRU

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Solução

Visto que o enunciado informa que a velocidade é aproximadamente constante. Temos que:

v = \dfrac{\Delta s}{\Delta t}

Os valores númericos do enunciado são: \Delta s = 20 \; \rm{km} e v = 80 \; \rm{km/h}

80 \; \rm{km/h}=\dfrac{20 \; \rm{km}}{\Delta t}

\Delta t = \dfrac{1}{4} \; \rm{h} = \dfrac{1}{4}\cdot 60 \; \rm{min}

Temos, portanto, que:

\boxed{\Delta t = 15 \; \rm{min}}

Logo, a resposta correta é o Item (b).

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Gabarito

Item (b)

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Problema 2

Uma pessoa em viagem aos EUA suspeitava que estava com febre e precisou medir sua temperatura corporal. Ele só encontrou termômetros na escala Fahrenheit, onde as temperaturas de fusão e ebulição da água são, respectivamente, 32 ^{\circ}F e 212 ^{\circ}F. Ao medir sua temperatura obteve 100,5^{\circ}F. Qual o valor dessa temperatura, aproximadamente, em graus Celsius?

(a) 37

(b) 38

(c) 39

(d) 40

(e) 41

Assunto abordado

Escalas Termométricas

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Solução

Para resolver esse problema, podemos utilizar a fórmula de conversão entre Fahrenheit para Celsius:

\dfrac{\theta _{F}-32}{9}=\dfrac{\theta _{C}}{5}

Substituindo,

\dfrac{100,5-32}{9}=\dfrac{\theta _{C}}{5}

Resolvendo para \theta_{C}:

\boxed{\theta _{C} \approx 38 ^{\circ} \; \rm{C}}

Logo, a resposta correta é o Item (b).

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Gabarito

Item (b)

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Problema 3

Um lancha parte de um atracadouro e navega 2 \;\rm{km} para leste, depois 4\;\rm{ km} para o norte, depois 5 \;\rm{km} para o oeste. A que distância, em \rm{km}4, aproximadamente, ela está do atracadouro?

Assunto abordado

Cinemática - Soma vetorial

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Solução

Desenhando a trajetória da lancha:

 

Sendo que a lancha percorre a trajetória ABCD, e o enunciado nos pede para calcular a distância \rm{d}.

Para calcular essa distância, podemos tirar as seguintes medidas da figura:

Portanto, é fácil ver que para calcular a distância \rm{d}, precisamos recorrer ao teorema de Pitágoras:

d^2=4^2+3^2

Resolvendo para \rm{d}:

\boxed{d = 5 \; \rm{km}}

Logo, a resposta correta é o Item (c).

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Gabarito

Item (c)

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Problema 4

Uma pessoa lança uma pedra em uma piscina quadrada de lado L = 6,00 \;\rm{m} com água inicialmente tranquila. A pedra cai verticalmente no centro da piscina e provoca uma onda circular que se propaga na superfície da água. A onda atinge os vértices da piscina 0,5 \;\rm{s} depois de ter atingido os lados. A velocidade da onda, em m/s, é aproximadamente:

Assunto abordado

Cinemática - MRU

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Solução

Pelo enunciado, podemos concluir que a onda em diferente instantes de tempo pode ser descrita pela figura:

Perceba que a distância entre o centro e o lado é de 3 \; \rm{m} e a distância entre o centro e o vértice é de \sqrt{3^2+3^2} = 3\sqrt{2} \; \rm{m}. Logo, o tempo que a onda leva para atingir os lados e os vértices são, respectivamente:

t_{l}=\dfrac{3 \; \rm{m}}{v} e t_{v}=\dfrac{3\sqrt{2} \; \rm{m}}{v}

Além disso, o enunciado nos diz que a onda atinge os vértices da piscina 0,5 \; \rm{s} depois de ter atingido os lados. Portanto, t_{v}-t_{l}=0,5 \; \rm{s}. Substituindo o tempo:

\dfrac{3\sqrt{2} \; \rm{m}}{v}-\dfrac{3 \; \rm{m}}{v}=0,5 \; \rm{s}

Resolvendo para v e considerando \sqrt{2}=1,4:

\boxed{v = 6(\sqrt{2}-1) \approx 2,4 \; \rm{m/s}}

Logo, a resposta correta é o Item (c).

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Gabarito

Item (c)

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Problema 5

O asfalto é um sólido ou fluido de alta viscosidade? Para resolver essa questão, em 1927, Thomas Parnell despejou uma amostra de asfalto aquecido em um funil lacrado (fechado na parte de baixo) e o deixou em repouso por 3 anos. Depois, removeu o lacre para que pudesse fluir. O experimento continua em andamento. A figura ao lado, de 1990, foi tirada dois anos após a sétima gota cair. Considere as seguintes afirmações a respeito do experimento:

  1.  O aquecimento inicial do asfalto é necessário para que haja gotejamento em algum momento após a abertura do lacre.
  2. O asfalto aquecido é líquido e seu escoamento pelo funil é impedido pelo lacre.
  3. Caso a viscosidade do asfalto à temperatura ambiente fosse bem menor, o tempo para a acomodação no fundo do recipiente e início efetivo do experimento poderia ser bem menor que 3 anos.

 

As afirmações verdadeiras são:

(a) todas

(b) apenas 1 e 2

(c) apenas 1 e 3

(d) apenas 2 e 3

(e) nenhuma

Assunto abordado

Propriedades da matéria

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Solução

Analisando cada afirmativa:

1. Falso. Thomas Parnell aqueceu o asfalto para que pudesse despejá-lo no funil facilmente. Após 3 anos, quando o lacre foi removido e o fluxo se iniciou, o asfalto já estava em temperatura ambiente, então o aquecimento não pode ter causado nenhum efeito no fluxo do asfalto.

2. Verdadeiro. Da foto, nota-se que o asfalto a temperatura ambiente é líquido, então podemos afirmar que também o é quando está aquecido. O lacre, por fechar o funil, impede o fluxo do asfalto.

3. Verdadeiro. Quanto menor a viscosidade do fluido, menos tempo ele levaria para se depositar no fundo do recipiente.

Portanto, a alternativa correta é o item d)

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Gabarito

Item d)

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Problema 6

A viscosidade de um fluido (líquido ou gás) é uma propriedade que caracteriza a sua resistência ao escoamento. Quanto mais viscoso, menos um fluido escoa. No problema anterior, vimos que o asfalto é um líquido de altíssima viscosidade, pois ele demora muito para escoar por um funil. Popularmente, essa propriedade é associada à grossura do fluido. Considere sua experiência quotidiana com a água, mel de abelha (ou melaço de cana) e óleo comestível. Sejam \mu_A, \mu_M e \mu_O suas respectivas viscosidades, podemos dizer que:

(a) $\mu_A < \mu_M < \mu_O

(b) \mu_A < \mu_O < \mu_M

(c) \mu_O < \mu_M < \mu_A

(d) \mu_M < \mu_A < \mu_O

(e) \mu_M < \mu_O < \mu_A

Assunto abordado

Propriedades da matéria

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Solução

Dentre os materiais apresentados, para saber qual o mais viscoso, basta lembrar quanto tempo cada um demora para sair da garrafa. Essa é uma situação do cotidiano bastante comum que nos ajudará a saber qual o mais viscoso.

Pensando nisso, a gente encontra que a água é a que demora menos tempo para sair da garrafa. Depois vem o óleo e, por fim, o mel de abelha. Sendo assim, a ordem de viscosidade é \mu_A < \mu_O < \mu_M

Portanto, item b)

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Gabarito

Item b)

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Problema 7

Cotidianamente temos contato com várias unidades de energia: joule, caloria, quilowatt-hora e BTU. O joule (J) é a unidade de energia no Sistema Internacional (SI), mas não é uma de suas unidades fundamentais, como, por exemplo, são o metro (m), o quilograma (kg) e o segundo (s). Em termos destas unidades fundamentais, 1 J é equivalente a:

a) \rm{kg\cdot m^2/s^3}

b) \rm{kg\cdot m/s^2}

c) \rm{kg\cdot m^2/s^2}

d) \rm{kg\cdot m/s^3}

e) \rm{kg\cdot m^3/s^2}

Assunto abordado

Análise Dimensional

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Solução

Vamos lembrar que o trabalho, como forma de energia, tem dimensão de força por distância (W(J)=F\cdot x). Como força tem dimensão de kg\cdot m \cdot s^{-2}, temos que:

[\rm{J}] =\rm{ kg \cdot\frac{m^2}{s^2}}

Portanto, a alternativa correta é o item c)

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Gabarito

Item (c)

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Problema 8

Uma escavadeira de brinquedo motorizada está se deslocando sobre um piso liso em direção oblíqua a uma região de piso acarpetado. Ao invés de rodas, o brinquedo possui esteiras rolantes (como um tanque de guerra) e para fazer uma curva é preciso mudar a velocidade de rolamento relativa entre as esteiras. A figura representa o instante em que o brinquedo (T), tendo percorrido a trajetória S, está na iminência de se mover sobre o carpete (representado em verde). Considerando que o contato do carpete com a esteira rolante faz com que esta se mova mais lentamente, qual o número da curva pontilhada que melhor representa a trajetória do brinquedo sobre o carpete?
(a) 1

(b) 2

(c) 3

(d) 4

(e) 5

Assunto abordado

Cinemática

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Solução

Inicialmente, antes da escavadeira atingir o chão, as duas esteiras possuem a mesma velocidade e, portanto, a escavadeira anda em linha reta.
Entretanto, ao adentrar na região de piso acarpetado numa direção oblíqua, uma das esteiras atinge o carpete antes da outra e, então, essa esteira terá uma velocidade menor, pois uma esteira estará sobre o carpete e a outra sobre o piso liso. Isso ocasionará uma curva/mudança de direção no sentido horário, já que, pelo desenho, a esteira da esquerda (nossa esquerda) atingirá o carpete primeiro.
Uma forma de entender essa curva é imaginar uma barra fixa em uma extremidade girando em um movimento circular. Perceba que a velocidade na extremidade fixa é zero, enquanto a velocidade na outra extremidade é v. Uma extremidade terá uma velocidade menor que a outra, e isso resulta em um movimento circular. No nosso caso, a situação é semelhante: uma esteira possui uma velocidade menor que a outra, fazendo com que a escavadeira realize uma curva no sentido horário.
A escavadeira continuará fazendo essa curva até que a outra esteira também atinja a região de piso acarpetado. Após isso, as duas esteiras terão novamente as mesmas velocidades e, então, a escavadeira andará em linha reta outra vez.
Portanto, a trajetória percorrida é a 2. Ou seja, é o Item (b).

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Gabarito

Item (b)

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Problema 9

Em muitas regiões costeiras há um regime de marés no qual há um intervalo de 6 horas entre a maré alta e a baixa. Considere os seguintes fenômenos.

1. Atração gravitacional Terra-Lua.

2. Rotação da Terra em torno do próprio eixo.

3. Rotação da Lua em torno do próprio eixo.

Os fenômenos acima que influenciam o regime de marés descrito são:

a) nenhum

b) apenas 1 e 2

c) apenas 1 e 3

d) Apenas 2 e 3

e) todos

Assunto abordado

Gravitação

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Solução

1. Atração gravitacional entre a Terra e a Lua é o principal motivo das marés. A força gravitacional da Lua provoca uma elevação nas massas de água da Terra, resultando em maré alta nas áreas da Terra mais próximas e mais distantes da Lua. Esta força é a principal responsável pelo padrão das marés. (Verdadeiro).

2. Rotação da Terra em torno de seu próprio eixo também é essencial para o regime das marés. A Terra completa uma rotação aproximadamente a cada 24 horas, fazendo com que diferentes partes do planeta passem pelas áreas de maré alta e baixa causadas pela atração gravitacional da Lua. É devido a esse efeito que temos diferenças de maréem lugares diferentes do mundo em um mesmo horário. (Verdadeiro).

3. Rotação da Lua em torno de seu próprio eixo acontece uma vez aproximadamente a cada 28 dias, coincidindo com seu período orbital ao redor da Terra, porém, essa rotação não tem um impacto direto e significativo no regime de marés na Terra. (Falso).

Sendo assim, os únicos fenômenos relevantes são 1 e 2.

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Gabarito

Item (b)

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Problema 10

Uma pessoa quer elevar uma carga de peso P de uma altura h. Ele pode fazer isso diretamente (movimento vertical) ou usando um plano inclinado. Nesse caso, aplica uma força ao longo do plano inclinado de intensidade F por uma distância d até que a carga suba até uma altura h (d > h). Considere que W_1 e W_2 são, respectivamente, as energias necessárias para realizar a tarefa diretamente ou pelo plano inclinado e que não haja forças dissipativas (atritos). Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.

a) F < P e W_1 < W_2.

b) F < P e W_1 = W_2.

c) F < P e W1 > W2.

d) F = P e W_1 = W_2.

e) F > P e W_1 > W_2

Assunto Abordado

Dinâmica - Trabalho e energia

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Solução

A priori, vamos verificar se a força aplicada para o plano inclinado inclinação maior, menor ou igual à força peso. Temos que, para a força no plano inclinado:

F=P\cdot sen\theta

Como \theta deve ser maior que 0 e menor que \pi/2, temos que sen\theta<1, o que implica em F<P.
Agora, vamos descobrir a relação entre as energias W_1 e W_2. Perceba que como a força Peso P é conservativa, ou seja, independe do caminho tomado e sim do estado/posição do objeto, a energia necessária para elevar a caixa é dada pela variação de energia potencial gravitacional do sistema que, tanto para o movimento vertical direto tanto para a subida do plano inclinado, vale W=W_1=W_2=P\cdot h.

Portanto, a alternativa correta é o item b)

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Gabarito

Item b)

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Problema 11

Em um laboratório com temperatura ambiente controlada há duas placas quadradas que estão há bastante tempo apoiadas em uma bancada de madeira. Uma das placas é de metal e outra é de plástico. Um estudante de física encosta rapidamente os dedos na placa de metal e depois na de plástico e tem a sensação que a de metal é mais fria. Depois, sobre cada placa coloca um cubo de gelo de mesma massa e observa que o gelo derrete mais rapidamente na placa de metal. Sejam T_m e T_p, respectivamente, as temperaturas iniciais das placas de metal e plástico, podemos afirmar que:

(a) T_m = T_p e o metal é melhor condutor de calor que o plástico.

(b) T_m = T_p e o plástico é melhor condutor de calor que o metal.

(c) T_m < T_p e o metal é melhor condutor de calor que o plástico.

(d) T_m < T_p e o plástico é melhor condutor de calor que o metal.

(e) T_m > T_p e o metal é melhor condutor de calor que o plástico.

Assunto abordado

Calorimetria

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Solução

A sensação térmica de que o metal é mais frio ao toque em comparação com o plástico, e o fato de que o gelo derrete mais rapidamente na placa de metal, podem ser explicados pelas propriedades de condução térmica dos materiais. A condução térmica é a capacidade de um material de transferir calor.

O metal é um melhor condutor de calor do que o plástico. Isso significa que o metal pode transferir calor mais rapidamente do que o plástico. Quando o estudante toca a placa de metal, ela conduz rapidamente o calor dos seus dedos para si mesma, dando a sensação de que está mais fria, apesar de estar na mesma temperatura que o ambiente e a placa de plástico.

Da mesma forma, quando um cubo de gelo é colocado sobre as duas placas, o metal transfere calor mais rapidamente para o gelo, fazendo com que ele derreta mais rápido do que na placa de plástico. Portanto, item a)

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Gabarito

Item (a)

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Problema 12

Em um dia de verão uma estudante de física encheu um copo com água e com alguns cubos de gelo. O copo estava inicialmente seco e à temperatura ambiente e foi enchido cuidadosamente, sem derramar, até a borda. Além disso, ela se certificou que nenhum cubo de gelo estaria tocando o fundo do copo. Após alguns instantes, ela observou que o copo acumulava gotas de água na parte externa e que parte do gelo havia fundido. Considere as seguintes assertivas sobre a situação descrita.

  1. Houve condensação da umidade do ar na parte exterior do copo.
  2. O gelo fundido elevou o nível da água e provocou seu escoamento pela borda do copo.
  3. A água cedeu calor para a fusão do gelo.

As assertivas verdadeiras são:

(a) apenas 1;

(b) apenas 2;

(c) apenas 1 e 3;

(d) apenas 2 e 3;

(e) todas.

Assunto abordado

Calorimetria - Mudança de Fase

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Solução

Analisando as afirmativas:

1- Verdadeiro. A condensação da umidade de ar na parte exterior do copo é responsável pela formação de gotas.

2- Falso. Independentemente da água estar em estado sólido (gelo) ou líquido, o volume total do sistema irá se conservar.

3- Verdadeiro. A água está cedendo calor para o gelo para que ocorra a fusão.

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Gabarito

Item (c)

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Problema 13

Um carro está fazendo uma curva à esquerda em uma estrada. Considere que as rodas do carro estão girando sem deslizar e o carro mantém sua velocidade escalar (rapidez) constante durante a curva. Sejam \omega_i e \alpha_i , respectivamente, a velocidade e aceleração angulares das rodas internas (mais próximas do centro de curvatura da estrada) e \omega_e e \alpha_e as correspondentes grandezas para as rodas externas. É correto afirmar que:

(a) \omega_i < \omega_e e \alpha_i< \alpha_e.

(b) \omega_i > \omega_ee \alpha_i> \alpha_e.

(c) \omega_i = \omega_e e \alpha_i= \alpha_e = 0.

(d) \omega_i < \omega_e e \alpha_i= \alpha_e = 0.

(e) \omega_i> \omega_e e \alpha_i= \alpha_e = 0

Assunto Abordado

Cinemática - Movimento circular

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Solução

Primeiramente, devemos observar que a aceleração angular deve ser nula, caso contrário, a velocidade escalar não seria constante. Para encontrarmos a relação entre as velocidades angulares, basta usarmos que:

V=\omega R

Em que  R é o raio da roda. Como as rodas internas possuem o mesmo raio que as externas e estão mais próximas do centro, de forma que  a velocidade escalar é maior, temos que \omega_e>\omega_i,para as rodas não deslizarem. Assim, a alternativa correta é o item d).

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Gabarito

item d)

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Problema 14

Um arco-íris é um fenômeno ótico causado pela incidência da luz solar em gotículas de água suspensas no ar. O fenômeno ocorre sempre que o Sol está atrás e acima do observador, com o Sol em baixa altitude angular (final ou início do dia) e com as gotículas de água à frente do observador.

Considerando os fenômenos óticos no interior das gotículas, a melhor explicação para a formação do arco-íris descrito no texto é:

(a) a refração causa a dispersão e o desvio da luz em direção ao observador.

(b) a reflexão causa a dispersão e o desvio da luz em direção ao observador.

(c) a refração causa a dispersão da luz e a transmissão desvia a luz em direção ao
observador.

(d) a refração causa a dispersão da luz e a reflexão total desvia a luz em direção ao
observador.

(e) a transmissão causa a dispersão da luz e a reflexão total desvia a luz em direção
ao observador.

Assunto Abordado

Óptica - Formação da Luz

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Solução

Quando a luz do Sol entra em uma gota de água suspensa no ar, ela sofre refração, ou seja, uma mudança de direção. Isso ocorre porque a luz viaja a diferentes velocidades em diferentes meios. A água tem um índice de refração maior que o do ar, causando o desvio dos raios de luz ao entrarem na gota.

A refração é acompanhada por dispersão. A luz branca do Sol é composta por diferentes comprimentos de onda, que correspondem a diferentes cores. Quando a luz branca entra na gota de água, os diferentes comprimentos de onda se curvam em ângulos ligeiramente diferentes. Isso separa a luz em suas cores componentes (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta), criando um espectro.

Após a dispersão, a luz dentro da gota atinge a superfície interna da gota de água. Se o ângulo de incidência for maior que o ângulo crítico para água, ocorre a reflexão interna total. Este fenômeno impede que a luz escape da gota e, em vez disso, a reflete de volta ao interior da gota.

Depois da reflexão interna, a luz sofre refração novamente ao sair da gota de água. Este segundo ato de refração desvia ainda mais os raios de luz, reforçando a separação das cores.

Portanto, fica claro que a refração causa a dispersão da luz e a reflexão total desvia a luz em direção ao observador.

Portanto, a alternativa correta é o item d)

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Gabarito

Item d)

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Questão 15.

Uma garrafa parcialmente cheia com água e corante pode ser usada como um prumo rudimentar. Observando o nível d’água, com a garrafa em repouso, pode-se determinar a direção vertical. As figuras ao lado apresentam fotos que foram tiradas da garrafa em repouso em diferentes posições. Sobre as fotos foram sobrepostas setas. Quais das setas indicam, aproximadamente, a direção vertical e para cima do ambiente no qual as fotos foram tiradas?

a) apenas 2 e 4.

b) apenas 2 e 5.

c) apenas 3 e 4.

d) apenas 1, 2 e 3.

e) apenas 1, 3 e 4.

Assunto abordado

Hidrostática

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Solução

A superfície de um líquido estático que não está sendo contida por paredes ou forças de tensão superficial deve sempre ser perpendicular à direção da gravidade. Caso isso não fosse verdade nós teríamos a pressão de um líquido empurrando ar, o que com certeza o levaria a mudar sua forma. Portanto, se olharmos as imagens 1, 3 e 4, podemos ver que as setas, que devem indicar a direção vertical e para cima, estão realmente o fazendo por estarem opostas a direção da gravidade.

Item e)

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Gabarito

Item e)

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Questão 16.

A figura mostra um sarilho manual. Este dispositivo era bastante utilizado para obter água de poços antes da invenção de bombas hidráulicas. O sarilho é composto de duas máquinas simples: uma alavanca e uma roda e eixo. Observe que o giro do cilindro horizontal faz com que a corda se enrole e eleve o balde que está preso na outra extremidade. Considere um poço com uma profundidade de h = 6 \, \textrm{m} e um sarilho com cilindro de raio r = 10 \, \textrm{cm}. Quanto tempo, em s, uma pessoa demora para elevar um balde de água caso dê uma volta completa na manivela a cada 4 \, \textrm{s}.

http://www.water-right.com/homeowner-resources/how-does-a-well-work

a) 12

b) 20

c) 40

d) 60

e) 80

Assunto abordado

Cinemática - MCU

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Solução

Considere que a cada volta que uma pessoa dá na manivela o cilindro também dá uma volta, e como o comprimento da circunferência deste é igual a 2 \pi r \approx 2 \cdot 3,1 \cdot 10 = 62 \, \textrm{cm}, podemos concluir que para elevar o balde de água do fundo do poço precisamos que a corda dê aproximadamente \dfrac{600}{62} \approx 10 voltas. Assim se ela dá uma volta em 4 segundos, ela dará 10 voltas em 10 \cdot 4 = 40 segundos.

Portanto, a alternativa correta é o item c)

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Gabarito

Item c)

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Questão 17.

Considere novamente o sarilho da questão anterior com cilindro de raio r = 10 \, \textrm{cm} e uma manivela com uma haste de comprimento L = 30 \, \textrm{cm}. A haste da manivela é a peça que liga o eixo de rotação do sarilho ao tubo onde a pessoa aplica a força necessária para acioná-lo. Suponha que uma pessoa interrompa a subida de um balde de água com massa total de 12 \, \textrm{kg}. Qual a menor força, em N, que a pessoa deve aplicar na manivela para sustentar o balde em equilíbrio estático?

a) 20

b) 40

c) 60

d) 80

e) 120

Assunto abordado

Estática

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Solução

Desenhando as forças que agem no sistema:

Com as forças \overrightarrow{F_c} = 12 \cdot 10 = 120 \, \textrm{N}, a força na corda imposta pelo peso do balde cheio de água, e \overrightarrow{F_m}, a força imposta pela pessoa na manivela se opondo uma a outra, nós temos um sistema estático onde o torque de uma balança o da outra, portanto:

\overrightarrow{F_c} \times \overrightarrow{r} = \overrightarrow{F_m} \times \overrightarrow{L} \Rightarrow 120 \cdot 10 = F_m \cdot 30 \therefore F_m = 40 \, \textrm{N}

Portanto, a alternativa correta é o item b)

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Gabarito

Item b)

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Questão 18.

Em caso de emergência uma lupa (lente de aumento) pode ser usada para acender uma fogueira em um dia ensolarado. Considere uma situação na qual os raios solares incidem perpendicularmente ao plano da lupa. Caso o papel seja posicionado a uma certa distância da lupa, ocorre a formação de um círculo brilhante de luz no centro da sombra da lupa (veja figura). Depois de algum tempo, o papel entra em combustão. Considerando essa situação, é correto afirmar que:

 

a) A lupa multiplica a energia solar incidente e a ignição do papel ocorre quando a energia luminosa absorvida atingir um limiar.

b) A lupa multiplica a energia solar incidente e a ignição do papel ocorre quando a temperatura do papel atingir um limiar.

c) A lupa concentra (focaliza) a energia solar incidente e a ignição do papel ocorre quando a energia luminosa absorvida atingir um limiar.

d) A lupa concentra (focaliza) a energia solar incidente e a ignição do papel ocorre quando a temperatura do papel atingir um limiar.

e) A lupa concentra (focaliza) a energia solar incidente e a ignição do papel ocorre quando a energia luminosa absorvida e a temperatura do papel atingirem seus respectivos limiares.

Assunto abordado

Conceitos de óptica e reações

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Solução

A lupa não tem como multiplicar energia solar incidente, porque ela não fornece energia nenhuma. A lupa é um instrumento óptico com uma lente com um foco, e aí todos os raios solares que passarem por essa lente serão focalizados.

Para a segunda parte, temos que olhar os fatores que entram em jogo para a combustão de um sólido como o papel. O processo de combustão de um sólido necessita primeiro que ocorra um outro processo chamado pirólise, onde as moléculas do papel são decompostas em uma mistura combustível que essa sim reage com o gás oxigênio levando a combustão. Para ocorrer a pirólise, é necessário que o papel chegue numa temperatura mínima (um limiar).

Em relação a energia luminosa podemos argumentar que durante um dia inteiro um ponto poderia receber mais energia luminosa de maneira não focalizada do que durante poucos minutos de maneira focalizada, e ainda assim, na primeira situação o papel não queima, enquanto que na segunda sim. Por que o papel também perde energia por contato e radiação, então ao longo do tempo ele ganha muita energia luminosa e perde muita energia térmica. Portanto, se a frase se referisse a potência de energia luminosa absorvida, que é o que realmente importa, esta de fato teria um limiar, ao contrário da energia luminosa.

Item d)

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Gabarito

Item d)

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Problema 19

Um parafuso se desprende do alto de um beiral de um prédio de altura h e cai sob a ação exclusiva da gravidade. Ele atinge o solo no instante t_f com velocidade V_f . Sejam t_a o instante em que o parafuso está a uma altura h/2 e t_b o instante em que a velocidade do parafuso é V_f /2. É correto afirmar que:

(a) t_b= t_ae t_b= t_f .

(b) t_b= t_ae t_b<t_f .

(c) t_b= t_ae t_b> t_f .

(d) t_b< t_ae t_b= t_f .

(e) t_b> t_ae t_b= t_f .

Assunto Abordado

Cinemática

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Solução

Vamos calcular cada um dos tempo individualmente:

\frac{h}{2}=h-g\frac{t_a^2}{2}

t_a=\sqrt{\frac{h}{g}}

\frac{V_f}{2}=gt_b

t_b=\frac{V_f}{2g}

Calculando V_f:

V_f^2=2gh

V_f=\sqrt{2gh}

Percebemos que t_b=\frac{\sqrt{2gh}}{2g}=\sqrt{\frac{g}{2h}}. Logo, t_a>t_b, o que nos leva à alternativa d).

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Gabarito

item d)

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Questão 20.

A borracha é um material que armazena energia potencial elástica quando deformada de forma análoga a uma mola. Considere uma pequena bola de borracha que é abandonada do repouso sobre um piso rígido. A figura representa a bola durante a colisão com o piso. A colisão (quique da bola), apesar de rápida, não é instantânea, dura um intervalo de tempo \tau da ordem de milissegundos. Na figura, t_i é o instante no qual a bola toca o piso com velocidade V_i para baixo. De t_i \leq t \leq t_i + \tau / 2 a bola se comprime contra o solo. Em aproximadamente t_i + \tau / 2 a deformação da bola é máxima e a velocidade de seu centro de massa é nula. No intervalo t_i + \tau / 2 < t < t_f , a bola se estende. Em t_f ela volta à sua forma original e a velocidade de seu centro de massa passa a ser V_f para cima.

Considerando que a rapidez depois da colisão é ligeiramente menor que antes, ou seja, |V_f| = 0,95 |V_i|, analise as seguintes afirmativas:

  1. No intervalo t_i < t < t_i + \tau /2 há predominantemente conversão de energia cinética em energia potencial elástica.
  2. O piso rígido acumula a energia necessária para lançar a bola novamente para cima.
  3. O sistema não é conservativo. A cada colisão da bola com piso parte da energia mecânica é transformada em energia térmica.

a) apenas 1;

b) apenas 2;

c) apenas 3;

d) apenas 1 e 2;

e) apenas 1 e 3;

Assunto abordado

Colisões

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Solução

A primeira afirmação é verdadeira. Energia potencial elástica é uma energia proveniente de uma força conservativa, portanto toda a energia cinética que for convertida nesse tipo voltará como cinética quando a colisão terminar e a bola estiver estendida e indo para cima. Como a energia cinética é proporcional a velocidade ao quadrado, podemos concluir que K_f \approx 0,90 \, K_i, onde K_f é a energia cinética final e K_i é a energia cinética inicial. Isso significa que muito da energia foi conservada em energia potencial elástica armazenada na bola.

A segunda afirmação é falsa. Como já falado sobre a afirmação anterior, a energia potencial elástica é armazenada na bola, não no chão.

A terceira afirmação é verdadeira. Como há perda de energia entre o momento inicial e final, o sistema não é conservativo. Cada colisão nós temos que as moléculas da bola colidem com as do chão, fazendo com que elas aqueçam (atrito também ajuda com isso).

Item e)

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Gabarito

Item e)

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