Escrito por Akira Ito
Alguns problemas para você praticar a teoria estudada. O grau de dificuldade dos problemas está indicado com asteriscos (*). Problemas com 1 asterisco é o equivalente a um problema de primeira fase de OBF, 2 asteriscos (**) um de segunda fase, e 3 asteriscos (***) um de terceira fase.
Problema 01 *
Na figura abaixo, temos três vetores , e representados pelas setas pretas. Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que relaciona corretamente os vetores:
a)
b)
c)
d)
e)
Pela propriedade de adição geométrica de vetores, para somar um vetor com um vetor , basta alinhar a ponta de do vetor com a base do vetor e ligar a base de com a ponta de , conforme ilustra a figura. Assim, podemos escrever a relação
Dessa forma, note que os três vetores fecham um triângulo, de forma que podemos escrever a relação . Portanto a alternativa correta é a letra d). Note que podemos alterar a equação para que fique na forma .
Letra d)
Problema 02 *
Imagine uma série de n vetores organizados de forma que eles formam um polígono fechado de n lados conforme ilustra a figura. Prove que a expressão abaixo é válida.
Existem várias possíveis maneiras de explicar a expressão acima. Um exemplo é o seguinte:
Vamos fazer a adição dos vetores "de frente para trás". Imagine apenas os últimos dois vetores e sendo somados. Isso resultará em um vetor resultante que une a ponta do vetor até a base do vetor . No fim do processo, obtemos um polígono com lados.
Podemos repetir esse processo várias vezes até obter um polígono com apenas 3 lados.
Isso vai resultar na resposta do item anterior, que confirma .
Veja a solução para conferir a demonstração!
Problema 03 **
Um polígono regular de muitos lados é formado a partir de vários vetores de módulo igual, mas direções diferentes, conforme a figura abaixo ilustra:
Porém, o último vetor tem o seu sentido invertido. Quanto vale o módulo do vetor resultante da soma de todos os lados do polígono?
Inicialmente temos o diagrama abaixo representando o nosso problema:
Podemos representar a soma vetorial com a seguinte expressão:
Note que não podemos simplesmente chamar todos os vetores de pois eles possuem direções e sentidos diferentes. Imagine agora que nós vamos somar e subtrair o vetor , que é o vetor em vermelho. O diagrama para esse processo está representado abaixo:
Note como agora nós temos um polígono fechado com a seta azul. Usando o resultado do problema anterior, podemos concluir que a resultante de todo o polígono é nula e restam apenas os dois vetores :
Logo, a resultante possui módulo .
Problema 04 *
Quatro vetores de fórça estão representados abaixo como lados de um quadrado. Sabendo que o módulo de um dos vetores vale , calcule a força resultante.
Problema 05 *
Seis vetores de fórça de módulo igual e direções diferentes estão representados como lados de um hexágono regular. Sabendo que o módulo de um único vetor vale , calcule a força resultante.
Vamos dividir a soma em duas partes. Considere a metade superior do hexágono representada abaixo. A resultante está representada em azul:
Já que se trata de um hexágono regular, podemos dividir seu interior em triângulos equiláteros, de forma que a resultante dessa metade tenha um módulo de N, já que equivale a 2 lados do hexágono. Como o processo para a metade inferior é exatamente o mesmo, a resultante vale N.
Problema 06 *
Cinco vetores de fórça estão representados abaixo como lados e diagonais de um hexágono regular. Sabendo que o módulo do vetor vale , calcule a força resultante.
Problema 07 *
(OBF) Use as letras “E” ou “V” para identificar, respectivamente, as grandezas físicas escalares e vetoriais.
- velocidade
- comprimento
- volume
- capacidade térmica
- impulso de uma força
A sequência correta é a representada por:
a) V-E-E-E-V
b) V-E-V-E-V
c) E-E-E-E-V
d) E-V-V-V-E
e) V-V-V-E-E
Vamos analisar as grandezas individualmente e verificar se elas são vetoriais ou escalares:
- Velocidade: Vetorial
A velocidade depende do deslocamento de acordo com a expressão:
O deslocamento é uma grandeza vetorial e, consequentemente, a velocidade também.
- Comprimento: Escalar
Comprimento, diferentemente do deslocamento, não carrega uma noção de direção. Apenas o módulo é relevante quando tratamos de comprimentos e por isso é classificado como grandeza escalar.
- Volume: Escalar
Novamente, não possui direção nem sentido, portanto é uma grandeza escalar.
- Capacidade Térmica
Novamente, não possui direção nem sentido, portanto é uma grandeza escalar.
- Impulso de uma Força
O impulso pode ser representado com a expressão:
Note como ele depende de uma força, que é vetorial. A direção do impulso é relevante no estudo de um determinado sistema, por isso é classificado como grandeza vetorial. Portanto, a resposta é letra a).
Letra a)
Problema 08 *
(OBF) Três forças atuam sobre um corpo em equilíbrio estático. Sejam , e as magnitudes das forças atuantes sobre o corpo. A relação entre as forças e os ângulos mostrados na figura é:
a)
b)
c)
d)
e)
Letra a)
Problema 09 *
(OBF - Adaptada) Durante as aulas sobre vetores, Gabriel Hemétrio desenhou no quadro a figura exposta abaixo, onde os segmentos de retas , , , , e , representam vetores, de tal forma que prevalece o sentido, ou seja, . Assim, podemos representar o desenho abaixo , pela soma dos vetores, EXCETO em:
a)
b)
c)
d)
e)
Letra b)
Problema 10 *
No plano cartesiano abaixo, temos três vetores , e representados por setas vermelhas. Faça o que for pedido:
a) Represente cada um deles na forma de versor, ou seja, separando as componentes e .
b) Calcule a soma dos três vetores. Caso esteja com dificuldades nesse assunto, o NOIC de Física recomenda utilizar o Simulador de Vetores do PhET para ajudar na visualização dos processos.
Usando as componentes, temos para cada um dos vetores (enumerando de cima para baixo):
A soma dos vetores é a soma das componentes de cada eixo:
Problema 11 *
Lucas Tavares deixou sua borracha cair em uma rampa de inclinação , confome ilustra a figura abaixo. Podemos representar o peso da borracha na forma vetorial usando diferentes eixos de coordenadas. Dependendo do problema, o uso de alguns eixos facilita a solução.
Nesse caso, podemos decompor o peso nos eixos na forma , ou seja . Usando seus conhecimentos de vetores e geometria plana, decomponha o vetor nos eixos .
Problema 12 **
Em um octógono regular sete vetores de mesmo módulo estão organizados conforme a imagem abaixo ilustra. Calcule a soma dos vetores.
Podemos usar uma ideia parecida que foi utilizada anteriormente. Vamos somar e subtrair os vetores azuis na imagem abaixo, de forma que a resposta final não é alterada, mas a visualização da resposta se torma mais fácil.
Note que os vetores que começam no centro do octógono e apontam radialmente para fora se cancelam por conta da simetria do problema, de forma que apenas o vetor azul que aponta para o centro sobra no fim da soma. Portanto, podemos afirmar que:
Problema 13 *
Calcule o módulo da soma dos vetores e .
Para resolver esse problema, basta utilizar a lei dos cossenos:
Sabendo que , temos:
Problema 14 **
O vetor possui módulo fixo de N. O ângulo entre o vetor e vale . O vetor possui módulo variável, mas direção fixa. Calcule o menor valor da diferença .
A menor diferença correposde ao menor valor possível para o vetor . Podemos afirmar que o menor valor do vetor acontece quando a direção desse vetor for penpendicular à direção do vetor . Isso acontece pois a menor distância entre um ponto e uma reta é o segmento perpendicular à reta que passa por esse ponto.
Logo, o menor valor da diferença vale:
Problema 15 *
O vetor está girando ao redor da origem com velocidade angular . Escreva as componentes do vetor nos eixos e em função do tempo sabendo que inicialmente o vetor se encontrava alinhado com o eixo .
Podemos encontrar o ângulo em função do tempo usando a definição da velocidade angular:
Logo, usando os conceitos da trigonometria, temos: