Escrito por Lucas Tavares
Alguns problemas para você praticar a teoria estudada. O grau de dificuldade dos problemas está indicado com asteriscos (*). Problemas com 1 asterisco é o equivalente a um problema de primeira fase de OBF, 2 asteriscos (**) um de segunda fase, e 3 asteriscos (***) um de terceira fase.
Questão 1 *
(OBF) Na intenção de analisar os vetores velocidade e aceleração, atuantes sobre um corpo em movimento, um professor de Física durante suas aulas indaga seus alunos a respeito do movimento vertical de uma bola para cima, lançada a partir de sua mão. Segundo ele, ao chegar ao ponto mais alto de sua trajetória, podemos afirmar acertadamente que:
a) A velocidade da bola é nula e a aceleração da bola é nula;
b) A velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo;
c) A velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para cima;
d) A velocidade da bola é nula, e a aceleração da bola é vertical e para baixo;
e) A velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é nula.
Como no topo a bola estará parada, a velocidade é nula. Como a gravidade é a única força atuante, a aceleração é para baixo. Portanto, Item D
Item D
Questão 2 *
(OBF) Durante as aulas sobre queda dos corpos, a professora de Ciências usando um tubo de Newton, sugeriu que um dos alunos realizasse a experiência com e sem ar dentro do tubo. Inicialmente, ela inverteu o tubo e verificou que os corpos (bolinha de chumbo e pena de ave) caíram em tempos diferentes. Em seguida, retirando o ar de dentro do tubo, inverteu novamente e verificou que os corpos caíram em tempos iguais. Porém, antes da experiência, anotou no quadro cinco possíveis respostas, para que os alunos escolhessem àquela que deverá melhor descrever a situação. Identifique-a:
a) A bolinha de chumbo chegará primeiro, na primeira experiência, pois os corpos mais pesados caem mais
rápido.
b) A pena de ave chegará depois da bolinha, na primeira experiência, pois os corpos mais leves caem mais
lentamente.
c) Os corpos cairão juntos, na segunda experiência, pois a retirada do ar de dentro do tubo, anulará a ação da
gravidade sobre eles.
d) A bolinha de chumbo e a pena de ave chegarão juntos nas experiências realizadas, independentes de suas
massas.
e) Independente de suas massas e livre da resistência do ar, na segunda experiência, os corpos cairão juntos.
O item C pode ser descartado, pois a gravidade independe da presença ou não de ar. O item A e o item B podem ser descartados pois o tempo de queda independe das massas(lembre das equações horárias!). O item D é falso, pois com a presença de ar é provável que haja um diferença nos tempos devido a resistência provocada pelo ar. Logo, o item E é verdadeiro.
Item E
Questão 3 *
(OBF) Uma bola , de massa , é lançada paro alto verticalmente com uma velocidade de , de um ponto no nível do solo. Simultaneamente, outra pedra , de massa é lançada, do mesmo ponto, com velocidade de sob um ângulo de com a horizontal. desprezando a resistência do ar podemos afirmar que
(a) atinge uma altura maior que .
(b) atinge uma altura maior que .
(c) e caem no solo simultaneamente.
(d) A permanece em movimento por mais tempo que .
(e) Quando tocam o solo, a energia cinética de é 4 vezes a de .
Cinemática
Para estudar esse problema, é preciso lembrar dos conceitos de lançamento vertical e lançamento oblíquo. Primeiramente, já é importante deixar claro que a massa das bolinhas não importa para a cinemática, pois estamos desconsiderando a resistência do ar. Assim, para a bolinha A, temos a seguinte equação para a posição vertical em função do tempo:
Note que usamos e . Para a bolinha B, não podemos simplesmente usar a velocidade com a qual ela foi arremessada, pois é preciso considerar o ângulo de laçamento. A velocidade vertical pode ser encontrada com a expressão:
No nosso caso, e . Aplicando a mesma equação horária:
Note como as velocidades verticais no início são idênticas, logo, as bolinhas atingirão o solo ao mesmo tempo. Portanto Item c).
Item c)
Questão 4 *
Durante uma corrida de kart, um jovem chamado Happy Feet percebeu que uma lâmpada iria cair em sua frente. Para evitar que isso ocorra, ele decide acelerar seu kart. Determine a aceleração mínima de Happy Feet para que ele possa desviar da lâmpada com estilo. Dados: sua velocidade inicial era de , a distância inicial ao local de queda da lâmpada era de e a altura inicial da lâmpada era de . Dado: considere
O tempo de queda do lustre vai ser dado por:
Para o kart:
Questão 5 **
Após desviar da lâmpada, Happy Feet encontra um novo desafio: o motor de seu kart começa a pegar fogo e ele logo salta com uma velocidade inicial de em relação ao solo, formando um ângulo de com a horizontal. Por sorte, seu amigo Half está vindo no sentido contrário pra salvá-lo. Sabendo que no momento do salto, Half está a uma distância de de Happy, determine a velocidade de Half, considerada constante, para que Happy seja salvo.
Para o Happy:
Assim, o acance será:
Para o Half:
Quando Half salver Happy:
Assim, substituindo os valores:
Questão 6 **
(OBF - adaptada) Depois da complicada situação que Happy Feet passou durante sua corrida de kart, Happy Feet desiste do ramo e decidiu projetar uma indústria siderúrgica. Em uma das etapas de produção, uma esteira transporta cascalho até uma caçamba de comprimento localizada à sua frente. A figura abaixo, na qual e , representa esquematicamente a situação de seu funcionamento. Suponha que a esteira se mova com velocidade constante e que o cascalho não rola nem escorrega sobre ela. Desconsiderando as dimensões do cascalho e o efeito resistivo do ar, determine o intervalo de velocidades no qual a esteira pode operar sem que o cascalho caia fora da caçamba.
O tempo que o cascalho leva para atingir a caçamba é obtido através da relação de distância percorrida em um M.U.V
Sendo assim
A partir do tempo de queda, obtemos o alcance do cascalho (o mesmo possui velocidade horizontal )
Esse mesmo alcance não pode ser menor que nem maior que . Portanto
Logo
Substituindo os valores numéricos fornecidos no enunciado
Questão 7 **
Em um lançamento oblíquo, calcule a razão entre a altura máxima e o alcance máximo do lançamento. despreze a resistência do ar e considere que o objeto pousa na mesma altura vertical que no lançamento.
Analisando o movimento na direção :
Na direção :
Para o alcance máximo, . Assim:
Substituindo em :
Perceba que, para a altura máxima, . Portanto, teremos que
Portanto:
.
Calculando a fração entre os dois:
Questão 8 **
Uma pequena esfera é solta de uma altura de . Se um projétil a de distância for lançado a uma velocidade de no mesmo instante em que a esfera é solta, determine:
a) A mediada do ângulo de lançamento para que o projétil atinja a esfera;
b) A altura na qual ocorre o impacto.
Para a partícula em queda:
Para o projétil:
Igualando os dois:
Para a posição do projétil:
Portanto, tem-se que:
Logo,
Com isso, encontra-se que
Portanto, substituindo o valor do tempo nas equações iniciais:
a)
b)
Questão 9 **
Durante uma caçada, Happy Feet tenta atirar em um macaco que está pendurado em uma parede. Assim que o tiro é disparado, o macaco se assusta e cai da árvore. Sabendo que o macaco estava inicialmente a uma altura e distância do atirador, o ângulo que o atirador deve atirar para acertar o macaco. Assuma a velocidade da bala o suficiente para que a mesma chegue na árvore.
No referencial do macaco, como ele verá a bala vindo em sua direção em linha reta, visto que ambos estão caindo com a mesma aceleração vertical, . Sendo assim:
Dividindo ambas as equações:
Questão 10 **
(OCF - adaptada) Por algum motivo, Happy Feet decidiu chutar uma bola do alto de uma escada com velocidade inicial na direção , de um módulo . Os degraus têm de altura e de largura. Determine em que degrau a bola tocará primeiro.
Para o deslocamento da bola em :
Agora em :
Para cada degrau, a bola vai percorrer uma distância horizontal , em que é o número de degraus e representa um pequeno deslocamento ao longo do degrau . (Perceba que
Enquanto isso, ela irá percorrer uma distância vertical .
Portanto:
Substituindo na equação do movimento em :
Perceba que nos casos limites há dois valores para
ou
Para ambos os valores de , encontramos os seguintes valores de
ou
Como apenas admite valores inteiros:
e
Substituindo de volta os valores de , na equação de , encontra-se os seguintes valores de :
e
Como , conclui-se que é um absurdo! Porntanto:
Questão 11 ***
Happy Feet foi para um treinamento de guerra em que ele precisava lançar granadas. Para isso, ele cavou um buraco de profundidade e raio . Sabendo que, após ser explodida, a velocidade máxima de um estilhaço da granada pode ser , determine qual deve ser a profundidade mínima do buraco de Happy Feet para que ele esteja seguro da explosão.
Para resolver essa questão, é importante conhecer o conceito de parábola de segurança. Em resumo, para uma determinada velocidade inicial , ao variar o ângulo de lançamento, existe um lugar geométrico que tangencia todas as possíveis parábolas formadas. Esse lugar geométrico é a parábola de segurança.
Pela equação da trajetória:
Resolvendo essa equação do 2° grau para :
Em que
Para , não há solução para o sistema, ou seja, o projétil nunca encontrará as coordenadas escritas. Para o projétil poderá encontrar as coordenadas descritas em dois pontos (lançando com e ). Entretanto, para , encontra-se uma única solução. Essa, por sua vez, corresponde à parábola de segurança.
Sendo assim, tem-se que:
(equação da parábola de segurança)
Logo, para o caso do problema, a profundidade mínima na altura corresponde à altura na posição . Portanto, pela equação da parábola de segurança:
Questão 12 ***
Nos intervalos do treinamento, Happy Feet jogava ping-pong, quando decidiu soltar duas bolinhas do repouso a partir de uma altura . A primeira é solta antes da segunda. Qual deve ser a altura para que, no encontro das duas bolinhas, a distância percorrida pela primeira seja o triplo da distância percorrida pela segunda. Considere que o choque da bolinha cm o solo seja elástico, que o valor da aceleração gravitacional local seja
Para a segunda bolinha:
Perceba que a distância percorrida pela bolinha 2, somado à distância percorrida pela bolinha 1 após o choque com o chão, equivale à altura . Sendo assim:
De forma similar acontecerá com o tempo:
Logo:
Portanto:
ou
ou
Questão 13 ***
Durante uma batalha, Happy Feet deixou cair, a partir do repouso, uma bolinha verticalmente sobre um plano inclinado de um ângulo em relação à horizontal, originado seguidos choques perfeitamente elásticos a fim de atingir seus inimigos no estilo Donkey Kong. Se é a distância inicial da bolinha em relação ao plano, obtenha, em função de , e , a distância do ponto do n-ésimo choque em relação ao ponto do primeiro choque.
Mudando o referencial para o do plano, o movimento em y será:
Toda vez que a partícula colidir com o plano, . Logo:
Sendo esse o tempo entre quaisquer duas colisões. Portanto, na n-ésima colisão,
Agora, para o movimento em :
Portanto, a distância percorrida até a n-ésima colisão será:
Como a distância ao plano é , pode-se dizer que a altura inicial na qual a bolinha cai é:
Assim, conservando energia:
Portanto:
Questão 14 ***
(OCF - adaptada) Durante a guerra, Happy Feet lançou um projétil do topo de um penhasco acima do nível do solo. No lançamento, o projétil está a acima da base do penhasco e tem uma velocidade de em um ângulo de com a horizontal. A resistência do ar é insignificante. Uma pequena carga interna explode no ponto no diagrama acima, fazendo com que o projétil se separe em duas partes de massa: e . A força explosiva em cada parte é horizontal e no plano da trajetória. A massa atinge o solo no ponto , localizado além do ponto , onde o projétil teria aterrissado se não tivesse explodido. A massa atinge o solo no ponto . A Calcule a distância do ponto ao ponto de lançamento. Use ; e . DICA: estudar conservação do momento.
A distância ao ponto vai ser dada pelo alcance da partícula, caso ela parasse no mesmo nível do lançamento. Ou seja:
Calculando o tempo de queda de ao solo:
Substituindo os valores:
Assim, para a massa :
Agora, conservando o momento durante a explosão:
Com isso, pode-se finalmente determinar a distância de até a origem.
Substituindo os valores:
Questão 15 ***
Como sua última missão na guerra, Happy Feet tinha que abater um avião em movimento. Sabendo que o avião foi avistado a uma altura e a uma distância horizontal . Nesse momento, Happy atira um projétil com velocidade inicial , formando um ângulo com a horizontal. Para quais velocidades do avião Happy conseguirá acertá-lo?
Para que o projétil atinja a altura :
Substituindo os valores:
Assim:
Esse resultado indica que a partícula alcança a altura em dois momentos.
Para alcançar o avião:
Substituindo os valores:
Com isso, há dois valores para :
e
e