Processing math: 100%

Problemas Aula 3.4 - Acústica

Escrito por Pedro Tsuchie

Alguns exercícios para você estudar a teoria estudada. O grau de dificuldade dos problemas está indicado com *. Problemas com * são equivalentes a problemas de primeira fase da OBF, ** equivalentes à segunda fase e *** equivalentes à terceira fase.

Problema 01*

Acerca do som fazem-se as seguintes afirmações:

I) É uma onda longitudinal, cuja direção de propagação coincide com a direção de oscilação

II) É uma onda transversal, cuja direção de propagação é perpendicular à direção de oscilação

III) A maior velocidade possível para o som é no vácuo, assim como a luz

IV) A velocidade do som independe do meio em que ele se propaga

As únicas afirmações corretas são:

a) I, III

b)I

c)II, IV

d)II

e)III

Solução
Gabarito

Problema 2*

Um corredor se aproxima de um alto falante de um carro parado. É correto afirmar que:

a) A frequência percebida pelo corredor é a mesma percebida por um observador parado.

b) A frequência percebida pelo corredor é maior que a percebida por um observador parado.

c) A frequência percebida pelo corredor é menor que a percebida por um observador parado.

d) A frequência percebida pelo corredor depende da sua distância até o carro.

e) Não é possível saber se a frequência aumenta ou diminui sem saber a velocidade do corredor.

Solução
Gabarito

Problema 3*

João, um aluno de física, acabou de assistir a uma aula sobre interferência de ondas. Após entender o conceito de interferência destrutiva, o menino se perguntou se seria possível encontrar ,em um local com dois emissores de som idênticos mas em locais diferentes(uma onda esférica) ,um lugar onde não ouviria nada(Intensidade nula). Acerca dessa dúvida assinale a alternativa correta:

a) Por sempre ser possível encontrar um ponto de interferência destrutiva, existe um local em que a intensidade é nula, independentemente se as fontes começaram fora de fase ou em fase.

b) Por nunca ser possível encontrar um ponto de interferência destrutiva, não existe um local em que a intensidade é nula, independentemente se as fontes começaram fora de fase ou em fase.

c) Por mais que sempre seja possível encontrar pontos de interferência destrutiva, ela nunca é capaz de deixar a intensidade nula, independentemente se as fontes começaram fora de fase ou em fase.

d) A resposta depende se os emissores começaram em fase ou não. Caso estejam em fase, não é possível encontrar um ponto de intensidade nula, caso estejam com fases opostas, é possível encontrar um ponto de intensidade sonora nula.

e)A resposta depende se os emissores começaram em fase ou não. Caso estejam em fase, é possível encontrar um ponto de intensidade nula, caso estejam com fases opostas, não é possível encontrar um ponto de intensidade sonora nula.

Solução
Gabarito

Problema 4*

Um aparelho capaz de medir frequências é utilizado para medir a velocidade de carros e, assim, multá-los caso necessário. Em uma cidade em que utiliza-se esse aparelho, os carros emitem sons de frequência 31kHz. Considerando a velocidade do somo com sendo de 330m/s e sabendo que na via em questão o limite de velocidade é de 72km/h, considerando apenas o carro se aproximando do aparelho, assinale a alternativa correta :

a) A frequência máxima medida que não resulta em multa é de 29kHz.

b) A frequência máxima medida que não resulta em multa é de 33kHz.

c) A frequência mínima medida que não resulta em multa é de 33kHz.

d) A frequência máxima medida que não resulta em multa é de 29kHz.

e) A frequência é sempre de 31kHz.

Solução
Gabarito

Problema 5*

(OBOF) Analisando um tubo sonoro fechado, temos a seguinte configuração:

a) A onda sonora de pressão não inverte a fase quando atinge uma extremidade fixa (fechada).
b) A onda sonora de deslocamento não inverte a fase quando atinge uma extremidade fixa (fechada).
c) A onda de pressão está defasada de 180° da onda de deslocamento.
d) A onda de pressão está em fase com a de deslocamento.
e) A onda de pressão possui velocidade de propagação maior que a onda de deslocamento.

Solução
Gabarito

Problema 6*

(OBF) Uma corda de violão é afinada girando a correspondente tarraxa localizada na cabeça do violão o que modifica a tensão da corda. Considere que inicialmente a corda de um violão está levemente desafinada e quando tocada seu primeiro harmônico de comprimento de onda λc 0 produz ondas sonoras de comprimento de onda λs,0. Girando a tarraxa de forma a aumentar a tensão na corda essas grandezas passam a ser: λc para a onda na corda e λs para a onda sonora produzida. É correto afirmar que:

(a) λc=λc,0 e λs>λs,0.

(b) λc=λc,0 e λs<λs,0

(c) λc=λc,0 e λs=λs,0.

(d) λc>λc,0 e λs=λs,0.

(e)λc<λc,0 e λs=λs,0.

Solução
Gabarito

Problema 7*

Uma das diferenças entre o som e a luz é a sua interação com diferentes meios. Por exemplo, a luz possui maior velocidade no ar do que na água, enquanto no som, o contrário é observado. Acerca disso é correto afirmar que:

a) A luz interage melhor com meios com maior matéria, por isso se move mais rápido no ar do que na água, enquanto o som interage melhor com meios com menor matéria, por isso se move mais rápido na água.

b) A luz interage melhor com meios com maior matéria, por isso se move mais rápido no ar do que na água, o som também  interage melhor com meios com maior matéria, por isso se move mais rápido na água.

c) A luz interage pior com meios com maior matéria, por isso se move mais rápido no ar do que na água, o som também  interage pior com meios com maior matéria, por isso se move mais rápido na água.

d) A luz interage pior com meios com maior matéria, por isso se move mais rápido no ar do que na água, enquanto o som  interage melhor com meios com maior matéria, por isso se move mais rápido na água.

e) NDA

Solução
Gabarito

Problema 8*

(OBF) O quadrinho nos mostra um dos fenômenos ondulatórios que ocorrem na natureza. Vejamos:

OBFP18

Examine as seguintes proposições, apontando a(s) verdadeira(s):

  • I. O eco resulta da reflexão do som
  • II. O fato de uma colher parecer "quebrada" quando mergulhada parcialmente e obliquamente copo com água, deve-se a refração da luz
  • III. A polarização de ondas explica porque duas pessoas, mesmo estando separadas por uma parede e sem se verem mutuamente, podem se ouvir e conversar uma com a outra.

a) Somente I é correta

b) Somente a II é correta

c) I e II são corretas

d) I e III são corretas

e) Todas estão corretas.

Solução
Gabarito

Problema 9**

(OBF) A trena ultrassônica com laser acoplado é uma ferramenta perfeita para medir rapidamente a distância, a área e o volume de um ambiente fechado. Ela pode medir distâncias em uma linha reta de 50 cm a 20 m. O feixe de laser serve como orientação dos dois pontos entre os quais se quer medir a distância. A trena é colocada em um ponto e um sinal ultrassônico de frequência 45kHz é emitido no sentido do outro ponto. Então, o sinal é refletido e captado de volta pela trena. A medida da distância é feita através do lapso de tempo entre a emissão e captatação dos sinais. Considere que a trena é usada para medir uma distância de 10m entre duas paredes e a velocidade do som no momento da medida é 320m/s. Determine:

(a) O lapso de tempo, em s, entre o sinal emitido e captado.

(b) A diferença de fase, em graus, do sinal captado em relação ao emitido (ondas sonoras não invertem a fase quando refletem em superfícies sólidas).

Solução
Gabarito

Problema 10**

Considere um motorista dirigindo a uma velocidade de v=30m/s na direção contrária a uma parede estacionária. O carro emite um som de frequência 36kHz, qual a frequência percebida pelo motorista das ondas que refletem na parede? Considere a velocidade do som igual a u=330m/s

Solução
Gabarito

Problema 11**

(OBF) A figura abaixo mostra um tubo utilizado para medir a velocidade do som em gases. O interior do tubo é preenchido com gás hidrogênio a temperatura de 25C e um pó muito fino e pouco denso. A extremidade direita do tubo possui um pistão móvel, e a extremidade esquerda possui um alto-falante que emite na frequência de 1000Hz. Ajustando o comprimento do tubo por meio do pistão móvel até que ele entre em ressonância com a frequência do altofalante, observa-se a formação de pequenos montes de pó, sendo que o espaçamento médio entre os picos desses montes é d=63,5cm. Nessas condições, qual é a velocidade do som no gás hidrogênio?

Solução
Gabarito

Problema 12**

(FUVEST - adaptada) Um alto falante emitindo som com uma única frequência é colocado próximo à extremidade aberta de um tubo cilíndrico vertical preenchido com um líquido. Na base do tubo, há uma torneira que permite escoar lentamente o líquido, de modo que a altura da coluna de líquido varie uniformemente no tempo. Partindo se do tubo completamente cheio com o líquido e considerando apenas a coluna de ar criada no tubo, observa se que o primeiro máximo de intensidade do som ocorre quando a altura da coluna de líquido diminui 5cm e que o segundo máximo ocorre um minuto após a torneira ter sido aberta. Dados: velocidade do som no ar=340m/s , velocidade do som na água=1700m/s e que a ressonância em líquidos envolve a presença de nós na sua superfície.
Determine:
a) o módulo da velocidade V de diminuição da altura da coluna de líquido

Considerando que o som também se propaga no líquido, determine:

b) o menor comprimento L da coluna de líquido para que haja uma ressonância deste som no líquido

Solução
Gabarito

Problema 13***

(OBF) A exposição a sons muito elevados, como uma explosão ou ruídos intensos por períodos prolongados, podem causar traumas acústicos, ou seja, lesões no ouvido interno. Sons de intensidade 105W/m2,  por períodos prolongados, podem causar traumas. Acima 1W/m2 podem causar traumas imediatamente. Considere que onda sonora produzida por um fone de ouvido, em seu volume máximo, tem intensidade de 0,1W/m2, enquanto a intensidade da onda sonora produzida por uma britadeira a 2,0 m do ponto de impacto é de 2W/m2 . A que distância d do ponto de impacto de uma britadeira, em m, deve estar uma pessoa para que escute a britadeira com mesma intensidade com que ouve uma música em seus fones de ouvido
no volume máximo?

Solução
Gabarito

Problema 14***

(OBF) Dois alto-falantes estão instalados à mesma altura em um ambiente plano, horizontal e aberto. Suas localizações são dadas pelos pontos A1 e A2 conforme a figura. Os alto-falantes emitem ondas sonoras de mesma intensidade, com mesmo comprimento de λ=2,00m e em fase. Uma pessoa caminha em direção à A1 pela linha tracejada paralela ao eixo x e com um aplicativo de celular, que é mantido à mesma altura dos alto-falantes, mede a intensidade da onda sonora que chega dos alto-falantes. (a) Se a distância entre os alto-falantes é d=3λ, determine a localização dos pontos de interferência destrutiva que a pessoa detecta com x>0. (b) Seja Id a intensidade do som medido no ponto mais próximo do eixo y determinado no item anterior e Iu a intensidade do som que seria medida no mesmo local com o alto-falante localizado em A2 desligado, determine a razão Id/Iu. Considere que o som se propaga isotropicamente e o piso está coberto com um material perfeitamente absorvedor de som.

Solução
Gabarito

Problema 15***

(OBF) O ponto A da figura ao lado representa uma ambulância que se desloca com velocidade constante de módulo v0=120km/h. No instante em que ela começa a atravessar uma praça quadrada, de lados 100m, sua sirene de 1000Hz é ligada. Assim que a ambulância cruza a praça, a sirene é desligada. Nos pontos B e C estão situados dois observadores. Desconsidere a largura das ruas e suponha que o som da sirene se propaga isotropicamente.

 

(a) Determine, para cada observador (B e C), a maior e menor frequência sonora com que ouvem o som da sirene.

(b) Sejam fB e fC as frequências da ambulância percebidas por B e C. No mesmo plano cartesiano, faça gráficos de fB e fC em função do tempo t. Use o eixo horizontal para t. Adote t=0 como o instante em que a ambulância liga as sirenes.

Solução
Gabarito