Problemas Aula 4.0 - Introdução à óptica geométrica

Escrito por João Victor Evers

Esses problemas são referentes à aula 4.0: introdução à óptica, portanto caso você ainda não a leu, leia e divirta-se com essa lista!

Questões Iniciantes

Questão 1 - OBF 2023 - Fase 2
Uma criança veste uma blusa que, quanto iluminada por luz branca, apresenta um padrão de listas nas cores amarela, branca, preta e azul, conforme figura ao lado. Se esta criança entrar em uma sala iluminada por uma luz monocromática azul, o padrão de cores das listas irá apresentar quantas cores diferentes?

Solução

Vamos considerar as 4 cores presentes na camiseta:

Branco - Mistura de todas as cores, portanto, reflete todas. Quando iluminada com luz monocromática azul, reflete-a, sendo enxergada como azul.

Preto - Ausência de cor, portanto, absorve todas. Quando iluminada com luz monocromática azul, absorve-a, continuando preta.

Azul - Reflete apenas a luz azul, portanto quando iluminada com luz monocromática azul, reflete-a, continuando azul.

Amarelo - Absorve todas, menos o amarelo. Portanto, quando iluminada com luz monocromática azul, não reflete nada, aparentando ser preto.

A partir disso, o padrão listrado irá apresentar apenas 2 cores e serão preto, azul.

[collapse]

Questão 2 - OBOF 2024 - Fase 1
Os olhos humanos normalmente têm três tipos de cones responsáveis pela percepção das cores: um tipo para tons vermelhos, um para tons azuis e outro para tons verdes. As diversas cores que enxergamos são o resultado da percepção das cores básicas, como indica a figura. A protanopsia é um tipo de daltonismo

em que há diminuição ou ausência de receptores da cor vermelha. Após uma intensa partida de UNO, Lucas e Pedro, dois membros do NOIC de Física, ficaram com dúvidas se eram daltônicos, afinal eles discutiram muito sobre as cores durante a partia. Então, eles decidiram realizar um teste de daltonismo. Nesse teste, eles devem escrever a cor dos cartões que lhes são mostrados. São utilizadas as cores indicadas na figura.

Considerando que apenas um deles tem protanopsia, qual foi a cor indicada em comum por Lucas e Pedro?

a) Vermelho         b) Magenta        c) Amarelo        d) Branco          e) Azul

Solução

a) Falso - uma vez que um deles não irá ver o vermelho adequadamente
b) Falso - uma vez que o magenta é a mistura de azul e vermelho e um deles não verá o vermelho adequadamente
c) Falso - uma vez que o amarelo é a mistura de verde e vermelho e um deles não verá o vermelho adequadamente
d) Falso - uma vez que o branco envolve o vermelho e um deles não verá o vermelho adequadamente
e) Verdadeiro - uma vez que o azul é uma cor primária e, portanto, independente do vermelho

[collapse]

Questão 3 - Simulado NOIC - OBF 2024

Certo dia, Lucas Square estava admirando sua coleção de camisetas coloridas, quando seu amigo Brandão decide lhe emprestar filtros de cores. Brandão empresta para Square um filtro da cor vermelha, um filtro da cor azul e um filtro da cor verde. Square então testa os filtros em três diferentes cenários:

I. Square usa o filtro vermelho para observar suas camisetas
II. Square usa o filtro azul para observar suas camisetas
III. Square usa o filtro verde para observar suas camisetas

Com base nos cenários e nas diferentes cores das camisetas de Square (amarelo, vermelho, roxo e branco), marque a alternativa correta.

a) Em I, Square vai ver apenas uma camisetas coloridas
b) Em III, Square não vai ver camisetas coloridas
c) Em II, Square vai ver apenas duas camisetas coloridas
d) Em I, Square vai ver apenas uma camiseta colorida
e) Em II, Square vai ver nem uma camiseta colorida

Solução

Você deverá lembrar que:

Amarelo + Vermelho = Laranja

Amarelo + Azul = Verde

Vermelho + Azul = Roxo

Além disso, deve saber que o filtro vermelho deixa apenas a cor vermelha passar e absorve todas as outras. E o análogo para os filtros de outras cores.

a)/d) Falsos - Aqui, a camiseta amarela ficará preta, já que amarelo é uma cor primária. A camiseta vermelha será vista vermelha. O roxo é uma mistura de vermelho e azul, portanto, ao ver a camiseta roxa, o azul será absorvido pelo filtro vermelho e o vermelho passará. Daí, a camiseta roxa será vista vermelha. O branco é uma mistura de todas as cores, portanto todas serão absorvidas, menos o vermelho, que passará, fazendo com que a camiseta branca fique vermelha. Daí, 3 camisetas serão coloridas.

b) Falso - As camisetas amarela, vermelha e roxa não apresentam traços de verde e, portanto, não serão vistas. Enquanto isso, a camiseta branca será vista como verde, pois todas as outras cores serão absorvidas pelo filtro. Ao todo, há uma camisa visível.

c) Verdadeiro - As camisetas amarela e vermelha não possuem traços de azul e portanto serão vistas pretas. Enquanto isso, tanto a camiseta roxa quanto a branca possuem traços de azul e, portanto, são vistas azuis pelo filtro. Ao todo existem 2 camisetas visíveis.

e) Falso - O item c) é verdadeiro, portanto esse é falso.

[collapse]

Questão 5 - Enem - Via Tópicos de Física

Para que uma substância seja colorida ela deve absorver luz na região do visível. Quando uma amostra absorve luz visível, a cor que percebemos é a soma das cores restantes que são refletidas ou transmitidas pelo objeto. A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima. Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2); o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.

Qual a cor da substância que deu origem ao espectro da Figura 1?
a) Azul      c) Violeta     d) Laranja     b) Verde     e) Vermelho

Solução

O pico da absorção é para \lambda=500\ \text{nm}, que corresponde ao intervalo do verde (490-560\ \text{nm}). Daí, a cor do objeto, que é a oposta, deverá ser o vermelho.

Por outro lado, você pode perceber que para \lambda\approx 700\ \text{nm}, ou seja, algo próximo do vermelho, a absorção é mínima, então ele reflete toda a luz vermelha incidente.

Letra correta: e) Vermelho

[collapse]

Questões sobre propagação retilínea e princípio da independência

Questão 6 - Tópicos de Física - Volume 2

Com seu telescópio, um astrônomo visa a Lua para observar a decolagem de um módulo lunar. Ao mesmo tempo, seu assistente observa o fenômeno pela televisão, que faz uma transmissão via satélite. No instante da decolagem, o satélite S e o observatório O (onde estão o astrônomo e seu assistente) acham-se sobre uma mesma circunferência, que tem centro na Lua, conforme mostra o esquema a seguir (fora de escala e em cores-fantasia). A distância OS vale 6,0\cdot 10^4\ \text{km}.

O astrônomo e seu assistente cronometram o instante em que aparecem as chamas do foguete do módulo lunar. Adotando-se para as ondas eletromagnéticas a velocidade c=3,0\cdot 10^8\ \text{m/s} (no vácuo e na atmosfera terrestre), pode-se afirmar que o assistente vê o fenômeno:

a) no mesmo instante que o astrônomo.
b) 0,20 s antes do astrônomo.
c) 0,20 s após o astrônomo.
d) 2,0 s antes do astrônomo.
e) 2,0 s após o astrônomo.

Solução

Tanto a transmissão via satélite quanto a luz que chega até ele são ondas eletromagnéticas e portanto viajam com velocidade 3,0\cdot 10^8\ \text{m/s}. Daí, a diferença de tempo será aquela para a onda eletromagnética sair do satélite e chegar ao assistente na terra, que corresponde a:

\Delta t=\frac{OS}{c}=\frac{6\cdot 10^4\ \text{km}}{300\cdot 10^3\ \text{km/s}}

Daí,

\boxed{\Delta t=0,2\ \text{s}}

E, portanto, o assistente vê o fenômeno pela televisão 0,2\ \text{s} depois do astrônomo e o item correto é o c).

[collapse]

Questão 7 - FEI/SP - Via Tópicos de Física

Um dos métodos para medir o diâmetro do Sol consiste em determinar o diâmetro de sua imagem nítida, produzida sobre um anteparo, por um orifício pequeno feito em um cartão paralelo a este anteparo, conforme ilustra a figura fora de escala a seguir. Em um experimento realizado por esse método, foram obtidos os seguintes dados:

I. Diâmetro da imagem =5,9\ \text{mm}
II. Distância do orifício até a imagem =1,0\ \text{m}
III. Distância do Sol à Terra =1,5 \cdot 10^{11}\ \text{m}

Qual é aproximadamente o diâmetro do Sol medido por esse método?

Solução

Veja abaixo um esquema representando a situação.

O passo mais importante nessa questão é lembrar que a trajetória da luz é sempre retilínea e, devido a isso, todos os raios que saem do sol só conseguem alcançar os pontos entre C e B, formando uma sombra acima do ponto C e abaixo do ponto B. O nome desse fenômeno é câmara escura de orifício e você pode conferir no link "vídeo de uma câmara escura de orifício" um experimento envolvendo esse dispositivo.

A partir de agora devemos usar uma semelhança de triângulos entre ABC e ADE, relacionando suas alturas com suas bases:

\frac{DE}{1,5\cdot 10^{11}\ \text{m}}=\frac{CB}{1\ \text{m}}

Em que CB é o diâmetro da imagem formada pelo sol na câmara escura (5,9\ \text{mm}), o que leva à:

DE=1,5\cdot 10^{11}\times 5,9\cdot 10^{-3}\ \text{m}

Daí, temos a resposta final para o diâmetro do sol DE=d:

\boxed{d=8,85\cdot 10^8\ \text{m}}

 

[collapse]

Questão 8 - Tópicos de Física - Volume 2

Na situação esquematizada a seguir, um homem de altura h, em movimento para a direita, passa pelo ponto A, da vertical baixada de uma lâmpada fixa num poste a uma altura H em relação ao solo, e dirige-se para o ponto B.

Sabendo que, enquanto o homem se desloca de A até B com velocidade média de intensidade V, a sombra de sua cabeça projetada sobre o solo horizontal se desloca de A até C com velocidade média de intensidade V', calcule V' em função de h, H e V.

Solução

Veja abaixo a representação do fenômeno, onde estão representados dois raios extras, um que bate nas costas do homem e outro que passe por cima da sua cabeça.

Note que todos os raios que passarem por cima da cabeça dele iluminam o chão, enquanto todos aqueles que batem no seu corpo não iluminam. Isso faz com que se crie uma sombra BC, uma vez que os raios que chegariam aqueles pontos no chão são barrados pelo homem.

Isso só acontece por que a luz se propaga em linha reta de um ponto a outro, como a figura ilustra. A partir disso, é possível estabelecer uma relação de semelhança entre os triângulos DAC e DEF:

\frac{AC}{EF}=\frac{H}{H-h}

Porém, dado que passou um tempo \Delta t entre o início do movimento e o momento citado, temos EF=V\Delta t e AC=V'\Delta t. Daí,

\frac{V'\Delta t}{V\Delta t}=\frac{H}{H-h}

O que leva à resposta final:

\boxed{V'=V\frac{H}{H-h}}

[collapse]

Questões sobre classificação de objetos e imagens

Considere o seguinte arranjo, onde cada s.o é um sistema óptico diferente.

Sobre esse sistema responda as questões a seguir.

Questão 9. Classifique o objeto o_1 em relação ao s.o.1. 

Solução

Como os raios divergem de um ponto, o_1 é objeto real.

[collapse]

Questão 10. Classifique o objeto o_2 em relação ao s.o.2. 

Solução

Como os prolongamentos dos raios convergem para um ponto, o_2 é objeto virtual.

[collapse]

Questão 11. Classifique o objeto o_3 em relação ao s.o.3. 

Solução

Como os raios divergem de um ponto, o_3 é objeto real.

Mesmo que não haja encontro efetivo devido ao sistema óptico 2, em relação ao sistema óptico 3 os raios divergem todos de um só ponto.

[collapse]

Questão 12. Classifique a imagem i_1 em relação ao s.o.1. 

Solução

Como os raios convergem para um só ponto, i_1 é imagem real.

Mesmo que não haja encontro efetivo devido ao sistema óptico 2, em relação ao sistema óptico 1 os raios convergem todos para um só ponto.

[collapse]

Questão 13. Classifique a imagem i_2 em relação ao s.o.2. 

Solução

Como a imagem é formada pelo prolongamento dos raios, i_2 é imagem virtual.

[collapse]

Questão 14. Classifique a imagem i_3 em relação ao s.o.3. 

Solução

Como os raios chegam paralelos ao anteparo, não haverá formação de imagem. Portanto, temos uma imagem imprópria.

[collapse]