Escrito por Ualype Uchôa
Iniciante
Não tão ideal
Um calorímetro de alumínio de contém de água a , inicialmente em equilíbrio. Coloca-se dentro do calorímetro um bloco de gelo de . Calcule a temperatura final do sistema.
Dados:
Calor específico da água líquida: .
Calor latente de fusão do gelo: .
Calor específico do alumínio: .
Intermediário
Uma troca de calor
corpos de capacidades térmicas constantes , respectivamente, são postos em contato entre si, simultaneamente. As suas temperaturas iniciais são , respectivamente. Determine a temperatura do sistema após atingido o estado estacionário, em função dos dados apresentados.
Avançado
Uma troca de calor diferente...
Imagine dois corpos iguais, de mesma capacidade térmica constante , que encontravam-se a temperaturas iniciais e , respectivamente, começam a trocar calor entre si. Por intermédio de algum agente externo (uma máquina térmica, nesse caso), nós retiramos trabalho desse sistema térmico. Qual a maior quantidade de trabalho possível que pode ser extraída dessa configuração?
Agora, considere a mesma situação, mas as capacidades térmicas dos corpos dependem da temperatura deles, da forma , em que é um número qualquer. Determine a maior quantidade de trabalho possível que pode ser extraída da configuração nesse caso. Reproduza o resultado do item anterior fazendo .
EDIT: A demonstração pedida pode se tornar um desafio matemático um tanto quanto trabalhoso. Caso prefira, pule-a.