Física - Semana 43

Iniciante:

Uma bolinha de massa m vinda do topo de uma rampa de altura H entra em um loop de raio R, maior que o da bolinha porém desprezível em relação aos demais parâmetros, e massa M. O loop não pode se mover na horizontal devido a apoios. O loop esta em uma balança. Qual deve ser a altura da mínima da rampa para que a balança em certo momento marque \frac{1}{2} da medição inicial? Você poderia afirmar o mesmo se R não fosse desprezível? Ps.: atua um campo gravitacional g.

Intermediário:

Uma bolinha de raio desprezível e massa m consta no topo de uma rampa da altura H, do lado esquerdo de um loop de massa M e raio R, não desprezível. Do lado direito do loop há uma parede e o coeficiente de atrito entre eles é u. Atua um campo gravitacional g no sistema. Qual o ponto em que a bolinha se encontra dentro do loop quando este perde contato com o chão? Ps.: você pode deixar sua resposta como uma equação em função de um \theta, se lhe for conveniente.

Avançado:

WhatsApp Image 2018-04-09 at 11.32.59 AM

Figura 01: Pirulito rodando

Um pirulito (uma esfera com um cabinho) cai e fica rodando com um \omega constante, sendo o centro do movimento o ponto onde o cabinho está fixo no solo, ou seja, sua base (considere a normal do cabinho com o solo nula). Este ponto se encontra a uma distância R do ponto em que a esfera tem contato com o solo. A esfera do pirulito tem massa M e raio r. O cabinho tem massa desprezível. Atua um campo gravitacional g. Qual a normal da esfera com o solo?

Nota: a normal do cabinho com o solo NÃO é nula. Somente não consta na solução mas é necessária para a manutenção do sentido físico do problema.