Iniciante:
Situação Física: Sabemos que o momento linear, dado pelo produto da massa pela velocidade, deve se conservar. Além disso, nos é dada uma relação entre a energia inicial e a final, sendo esta .
Resolução: Conservação da momento:
(I) -
Relação das energias:
(II) -
Aplicando (I) em (II):
Resolvendo a equação do segundo grau, obtemos:
ou
Aplicando (I), obtemos :
ou
Por fim, se , podemos dizer que é como se tivesse batido em uma parede, de modo que sua velocidade se inverte de sentido e, nesse caso, diminui em módulo, pois houve perda de energia, ao passo que fica imóvel.
Intermediário:
Situação Física: Nesse cenário temos conservação da energia. O maior desafio é saber oque exatamente buscamos. Que fenômeno nos garantiria a condição desejada? Bem, se analisarmos a situação mais propensa a furar com a condição e essa ainda bater, logo temos o necessário. Tal situação se dá quando a bolinha está na vertical acima do pino, de modo que sua velocidade tangencial é a menor devido a conservação da energia. Para que o requerido ocorra, a centrípeta deve igualar o peso.
Resolução: A energia no ponto citado,cuja distância do ponto fixo é , por conservação de energia:
Assim obtemos a resultante centrípeta:
E para a condição requerida:
Avançado:
Situação Física: Aqui temos a conservação de momento e energia. Um modo de analisa-lo é através de quadrivetores. Definamos o quadrivetor tal que sendo .
Resolução: Para os demais quadrivetores:
Pela conservação, temos;
E isto nos leva a:
Por fim, chegamos a:
Para :