Esquentar o vinagre

Por que esquentar o vinagre é bom para a reação?

Quando o assunto é nível 4, a evolução da forma como você pressuriza o seu foguete é fundamental para o ganho de metragem. Os famosos foguetes recordistas são lançados com no mínimo 200 psi em garrafas retornáveis, no entanto, quando os foguetes são lançados sem alterações nos reagentes da propulsão, sua pressão chegará a no máximo 160 psi ou talvez até um pouco mais, porém seu foguete terá mais massa que o ideal.
E o que fazer para modificar seu vinagre de forma autorizada pela organização da competição? Esquentá-lo.

Por mais que apresentem benefícios como a melhora na eficácia da reação, o verdadeiro sentido e a forma de se obter um melhor desempenho com essa prática é reduzindo seu vinagre, o que fazem os grandes fogueteiros do país.

Por que funciona?

O vinagre apresenta uma concentração de ácido acético de 4%. O restante dele em sua grande maioria se dá por água. Como mencionado em outros materiais que você pode conferir aqui no NOIC, o que realmente reage com o bicarbonato de sódio é o ácido acético, ou seja, esse resto do vinagre não serve para nada na sua reação, apenas ocupa espaço útil e deixa seu foguete mais pesado. Esquentando seu vinagre da forma certa, você diminui a quantidade de água e mantém boa parte do ácido. O ácido acético tem um ponto de ebulição de 117,9 °C contra 100 °C da água (existem pequenas variações conforme a pressão atmosférica.).

Isso significa que a água evapora antes do ácido acético no vinagre. Ao esquentar, a água será evaporada antes do ácido, aumentando a concentração do seu vinagre. Não se preocupe com a temperatura atingida, apenas esquente, uma vez que a temperatura se estabiliza na temperatura de ebulição da água até toda ela ebulir. E fique tranquilo, você não irá tirar toda água, até porque você não terá tempo em campeonatos, e o ideal para o foguete é que ele seja lançado com algo próximo de ⅓ da garrafa em combustível, uma realidade incomum no nível 4.

Como esquentar?

Para esquentar seu vinagre você pode utilizar uma chaleira elétrica, que será o suficiente para evaporar a água. Em competições, você terá acesso a tomadas ou outras formas de esquentar seu vinagre, então a chaleira é a melhor saída até o momento. Ao esquentar, teste por meio de proporções, como reduzir de 1 litro para 500ml, ou seja, uma redução pela metade, ou até mesmo de 2 litros para 500ml, o que seria uma redução para 1/4 e veja seu comportamento. Dessa maneira, prossiga e encontre por meio de testes a melhor forma de redução para o que você busca. Um vinagre esquentado na mesma proporção, por exemplo, de 1 litro para 500ml e 2 litros para 1 litro, no resultado terão a mesma concentração. Vale ressaltar que não há fórmula mágica, devemos testar o máximo possível tomando os conhecimentos aqui presentes.

Resultados de testes da equipe NOIC:

Para que você possa se basear para começar seus testes e seus lançamentos com vinagre esquentado, 2 litros de vinagre 4%, quando reduzido para 1 litro utilizando uma chaleira elétrica convencional, chega a concentração de 6%. Com essa concentração, você pode calcular a pressão atingível e a quantidade necessária de bicarbonato, descobrindo a massa desse ácido no vinagre.

Conclusão: Benefícios dessa prática

- Redução da massa do seu foguete, já que para atingir a mesma pressão de antes é preciso menos vinagre.
- Possibilidade de aumentar a pressão, já que agora a mesma quantidade de vinagre atinge pressões maiores.
- Com o vinagre mais quente, a reação tende a ser melhor pelo aumento da viscosidade, que torna mais fluido o vinagre, porém isso não é tão relevante, você pode reduzir o seu vinagre e lançá-lo frio que você terá bons resultados da mesma forma.

Medidas de segurança:

- Tome cuidado para não se queimar com o vinagre quente.
- Manere na quantidade nos primeiros testes com um vinagre nunca testado antes, você pode acabar colocando muito vinagre, muito concentrado e colocar em risco as pessoas no local devido à alta pressão.
- Sempre tome cuidado com a pressão, garanta que sua garrafa aguenta a pressão que você quer.
- Não coloque vinagre quente em recipientes que podem explodir pelo choque térmico como vidro.
- Evite colocar vinagre muito quente no preservativo, espere que o vinagre esfrie um pouco.
- Siga os procedimentos de segurança da competição.