Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (EGOI)

A EGOI (European Girl's Olympiad in Informatics) é uma competição criada nos moldes da Olimpíada Internacional de Informática (IOI) para garotas interessadas na área de programação. Ela foi criada com o intuito de diminuir o abismo existente entre a quantidade masculina e a quantidade feminina de participantes, de maneira semelhante à Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (EGMO) . A sua primeira edição foi realizada de forma online em 2021, tendo a Suíça como país organizador.

Formato

A EGOI é um evento para países da Europa e para alguns países convidados - categoria a qual o Brasil pertence. Cada ano, um país europeu é escolhido para sediar a olimpíada. Vale ressaltar que é uma competição restrita a participantes do gênero feminino, incluindo mulheres trans, e não-binário.

A competição é de caráter individual e tem duração de uma semana. Antes das provas, é realizada uma sessão de treino para que os equipamentos possam ser testados - como o computador e o ambiente de prova. São realizados dois dias de provas, cujo programa é similar ao de competições internacionais já estabelecidas (como a IOI e a CEOI - Central European Olympiad in Informatics). Em cada dia, as competidoras têm 5 horas para resolver 4 problemas. A língua oficial do evento é o inglês, mas os líderes de cada delegação podem traduzir os problemas e os procedimentos para o seu idioma. Assim como a IOI, cada problema possui o mesmo peso e tem a pontuação máxima de 100 pontos, sendo possível obter pontuações parciais. Os problemas podem ter outras estruturas além da leitura padrão de entrada e saída - os problemas interativos são um exemplo.

Ao submeter uma solução, a competidora recebe feedback imediato, ou seja, é possível saber quantos pontos a solução submetida obteve.

Até a edição de 2022, a única linguagem aceita era o C++. No entanto, o regulamento da EGOI de 2023 ( ano da postagem) incluiu o Python também, ou seja, o C++ e o Python passaram a ser as duas únicas linguagens permitidas. Logo, é necessário ler o regulamento de cada ano para saber o que é aceito ou não.

Além disso, a programação do evento também conta com excursões e tempo livre para socializar e explorar o país sede.

Premiação

A premiação é definida com base no desempenho das participantes europeias, ou seja, as competidoras de países convidados não contam para definir as pontuações. Mesmo assim, elas ainda recebem medalhas se ficarem acima do corte de medalhas.

As pontuações são decididas de forma que: 1/12 das participantes europeias ganham medalha de ouro, 1/4 ganha ouro ou prata e 1/2 ganha ouro, prata ou bronze. Além disso, tem duas pontuações para a Menção Honrosa: uma para cada dia de prova e é definida como sendo a maior nota obtida em um problema por pelo menos 1/3 das participantes europeias.

Como o Brasil é convidado, as brasileiras não são contadas para a definição das notas de corte, mas ,se elas obtiverem a nota de alguma medalha, elas ganham a premiação.

Como participar

Como mencionado acima, o país tem que ser europeu ou ser convidado. A participação é restrita a pessoas do gênero feminino e não-binário. Além disso, as competidoras devem ser elegíveis para a IOI realizada no mesmo ano da EGOI.

A seletiva para definir as quatro representantes do Brasil ocorre junto com a seletiva para a IOI e para a OII (Olimpíada Iberoamericana de Informática) na Unicamp. São 4 dias de provas e, no final, as quatro melhores classificadas garantem vaga na EGOI. Para participar da seletiva, é necessário consultar o regulamento de cada ano, pois as formas de classificação podem variar. Normalmente, medalhistas da modalidade Programação Nível 2 estão garantidas para realizar o processo seletivo. No entanto, a organização da OBI costuma realizar uma competição feminina para definir as outras vagas. Para a EGOI de 2022 e 2023, foram convidadas medalhistas da OBI e do Torneio Feminino de Computação (TFC).

É importante ressaltar que a seletiva para a EGOI é a mesma prova da seletiva para a IOI e para a OII e a ÚNICA LINGUAGEM ACEITA É C++. Se uma competidora estiver dentro do processo seletivo da IOI, da OII e da EGOI, ela pode participar de todos e pode garantir as três vagas. Ou seja, a seletiva para a EGOI não impede a participação para as outras seleções.

Brasil na EGOI

O Brasil participou de todas as edições da competição (a publicação foi feita antes da EGOI2023). Em 2021, com a competição online por causa da pandemia da COVID-19, a delegação brasileira obteve 1 medalha de ouro, 1 medalha de prata e 2 medalhas de bronze. Em 2022, na edição da Turquia, o Brasil conquistou uma medalha de prata.

Os resultados podem ser consultados no site da EGOI.

Links e mais informações

No site da competição, é possível encontrar os enunciados dos problemas de edições passadas, assim como as soluções comentadas. Também é possível submeter os problemas no Codeforces. Caso queira conferir mais informações sobre a EGOI, anexamos alguns links abaixo: