A Olimpíada Ibero-americana de Informática (OII), também conhecida pelo seu antigo nome, Competição Ibero-americana de Informática e Computação (CIIC), é uma das mais tradicionais olimpíadas de informática das quais o Brasil participa. Participam ao todo 14 países, apesar de que em alguns anos, certos países são convidados a participar também da OII. Os alunos competem de forma individual, com até quinze participantes de cada país envolvido. Essa competição ocorre em turno único, sendo geralmente realizada em junho ou julho de cada ano, de forma online.
Formato
Assim como mencionado acima, a olimpíada ocorre no formato individual. Normalmente, os competidores recebem quatro problemas de natureza algorítmica, que devem ser resolvidos num intervalo de cinco horas. Cada um deles vale pontos (dos da prova inteira), sendo que possuem pontuação parcial, através de subtasks (subtarefas). A pontuação final do competidor é a soma das suas pontuações em cada um dos problemas.
Premiação
A OII segue o modelo clássico de premiações, podendo conceder aos participantes medalhas de ouro, prata, bronze ou menção honrosa, de acordo com seu desempenho na competição. Os critérios para cada uma são destacados a seguir:
- A pontuação necessária para obter um certificado de ouro é a maior pontuação possível, de modo que pelo menos dos competidores receba medalha de ouro.
- A pontuação necessária para obter um certificado de prata é a maior pontuação possível, de modo que pelo menos dos competidores receba uma medalha de prata ou ouro.
- A pontuação necessária para obter um certificado de bronze é a menor pontuação possível para que no máximo de todos os competidores receba alguma medalha.
- Uma Menção Honrosa será concedida a qualquer participante que não tenha recebido um Certificado de Mérito (medalha), mas que tenha se destacado de maneira excepcional de acordo com um determinado critério (variável em uma base anual e dependente da distribuição de pontuações) determinado pela organização.
Participação
Para se classificar para a OII, é preciso primeiro participar da Olimpíada Brasileira de Informatica (OBI) na modalidade Programação Nível 2 e ser convidado para a seletiva, que ocorre anualmente na Universidade Estadual de Campinas. Os melhores colocados na seletiva (incluindo aqueles que se classificaram para a IOI ou EGOI) são selecionados para representar o Brasil na OII.
Brasil na OII
O Brasil é um dos maiores destaques da OII, normalmente ficando entre as primeiras posições do ranking. Os resultados completos do time brasileiro (até 2012) podem ser consultados no próprio site da OBI, que lista os participantes e medalhas recebidas.
Links e Mais Informações
Caso queira conferir informações mais detalhadas sobre a OII ou explorar os problemas da competição, anexamos alguns links abaixo: