A IOAA é uma Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica na qual competem equipes de até 5 alunos de Ensino Médio representando seus respectivos países. Um país pode mandar mais de uma equipe se cobrir financeiramente os gastos desta e se for aceito pelo Comitê Organizador Local (dependendo do ano).
A olimpíada consiste em uma parte teórica, com aproximadamente 15 questões curtas e 2 ou 3 questões longas, e uma parte prática, com uma prova observacional e uma de análise de dados. Também é realizada uma prova em grupo, que não conta para a pontuação geral da olimpíada.
A partir das pontuações dessas provas são distribuídas medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, além de prêmios especiais para os alunos que se destacam com a maior pontuação global e com os melhores desempenhos individuais na prova teórica e na experimental. A equipe com melhor desempenho na prova em grupo também recebe um prêmio.
No Brasil, a seleção das equipes da IOAA é feita a partir da OBA. Em torno de 5000 alunos com melhores desempenhos na olimpíada nacional, são convidados para participar de uma etapa inicial de seleção que consiste em provas online. A partir destas provas são selecionados cerca de 100 alunos para participarem de provas presenciais em Barra do Piraí. Os 40 alunos com melhores notas nessa fase serão classificados para mais dois treinamentos em Vinhedo, SP, que possuirão provas semelhantes as da fase anterior, entretanto mais difíceis. Conforme o desempenho nesses treinamentos, serão selecionados os representantes para a IOAA e OLAA.
Para mais informações, acesse:
Estou torcendo prá Mariana de BH.