A Copa Multilaser de Matemática é uma realização conjunta da Multilaser e da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM). A competição tem como objetivos principais interferir decisivamente em prol da melhoria do ensino de Matemática no Brasil, estimulando alunos e propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira científica ou inserção no mercado de trabalho em empresas de tecnologia.
A olimpíada é dirigida aos alunos de rede pública ou privada do 8º ano do Ensino Fundamental ao final no Ensino Médio e é dividida em 2 níveis:
- nível A (8º e 9º anos do Ensino Fundamental);
- nível B (alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio).
A competição ocorre em 3 fases e os estudantes são agrupados em times de acordo com o endereço declarado na inscrição. Os times são organizados de acordo com as Olimpíadas Regionais aprovadas, que são parte integrante das Competições de Matemática Multilaser, com a possibilidade do surgimento de novos times, em particular de regiões não representadas pelas Olimpíadas Regionais. Os alunos que quiserem se inscrever de forma individual poderão fazê-lo, e serão alocados a um time pela organização, de acordo com a região onde residem.
As Competições Multilaser são uma prova simultaneamente individual e por equipes, mas as provas são feitas individualmente por cada aluno em um computador, tablet ou celular. As provas das duas primeiras fases terão até 1 hora e 30 minutos de duração enquanto a prova da terceira fase terá 2 horas de duração. Cada prova terá 12 questões com respostas inteiras (0 a 999).
Em cada nível são premiados os 25 membros de maior destaque individual de cada equipe vencedora nacional e os 5 membros de maior destaque individual de cada equipe vencedora regional. Além deles, em cada nível, são premiados os 50 alunos com melhor desempenho individual, independente da equipe. Na premiação individual, os alunos selecionados em cada nível receberão medalhas associadas às categorias ouro, prata e bronze. Os maiores destaques entre os alunos receberão produtos da Multilaser como, por exemplo, celulares e tablets.
Em 2018 a Copa Multilaser servirá como um meio de classificação para a OBM 2019.
Para mais informações, acesse o site: