Pensando nas mudanças que a era tecnológica trouxe e nas consequências disso para o ensino da Matemática no Brasil, a Olimpíada Tubarão de Matemática visa desenvolver e potencializar essas características que estão sendo timidamente introduzidas nas escolas, exames e em outras competições.
Dessa maneira, a competição tem 3 habilidades fundamentais: álgebra e aritmética; combinatória e modelagem; geometria discreta. Podem participar do torneio todos os estudantes das escolas públicas e particulares brasileiras, matriculados regularmente nos ensinos fundamental e médio. A prova é dividida em 2 níveis:
- nível 1: para estudantes desde o sexto ano ao oitavo ano do ensino fundamental ;
- nível 2: para estudantes desde a nono ano do ensino fundamental até a 2ª série do Ensino Médio.
A primeira fase da olimpíada consta de 20 questões e é realizada na própria escola; a segunda fase consta de 5 questões discursivas, com local de prova a ser definido anualmente pela Comissão.
A premiação é dividida da seguinte maneira: primeiro lugar (um tablet e uma medalha de ouro), segundo lugar (um vale compras e uma medalha de ouro), o terceiro lugar (um vale compras e uma medalha de ouro), além de serem distribuídas 6 medalhas de prata e 10 de bronze.
Para mais informações, acesse o site: