Plataformas

Antes, a robótica era uma área muito difícil de se explorar, geralmente deveria se ter um ótimo conhecimento de eletrônica e mecânica, para poder fazer alguma coisa. Mas, com uma crescente popularização da tecnologia, manifesta-se cada vez mais uma maior acessibilidade e facilidade no seu uso. Hoje em dia, é possível fazer diversos projetos de robótica usando plataformas modernas e de fácil uso. Listo, então, as três principais, que também são muito utilizadas em competições.

1) Arduino

Resultado de imagem para Arduino imagens

Com mais detalhes em:
http://noic.com.br/microcontrolador-arduino/

Vantagens: 1) Consideravelmente barato
2) Bem flexível
3) Relativamente simples de usar

Desvantagens: 1) Exige conhecimento básico a intermediário de programação (linguagem C/C++) e eletrônica.
2) Não tem firmware, e não é usado para processamento. Apenas controla atuadores e sensores, não consegue lidar com informações mais complexas

2) Raspberry Pi

Resultado de imagem para raspberry pi imagens

Será mais detalhado em um futuro post.

Vantagens: 1) Um pouco mais caro que o Arduino, mas ainda assim relativamente barato.
2) Alto poder de processamento (microprocessador), podendo ser usado em projetos que envolvem, por exemplo, o processamento de uma imagem gravada por uma câmera.

Desvantagem: 1) Também exige conhecimento básico a intermediário de programação (nesse caso, Python) e eletrônica.

3) Lego (EV3 ou NXT)

Resultado de imagem para lego ev3

Também será mais detalhado em um futuro post, mas a princípio é importante saber que o Lego EV3 é o mais atualizado do que o NXT, com mais funcionalidades e maior poder de processamento (apesar de, por ser novo, ter menos informações online)

Vantagens: 1) Muito simples de se usar. A programação é visual, feita, originalmente, por blocos, sendo necessário apenas um rápido estudo para compreender.
2) Muito fácil de montar e desmontar, já que só basta encaixar as peças. Os sensores e atuadores são mais precisos e fáceis de usar, também.

Desvantagens: 1) Extremamente caro. O kit básico do EV3, por exemplo, custa mais de R$ 2000,00.
2) Não tão flexível e adaptável quanto o Arduino ou o Raspberry Pi.