Escrito por: João Costa
Iniciante
: Também chamada de lei das Proporções Constantes, diz que para uma reação ocorrer existe uma proporção constante entre
os reagentes e produtos.
: Também conhecida como Lei da Conservação das Massas, é normalmente enunciada pela famosa frase, dita por Titus Lucrecius: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", consistindo na ideia de que a massa dos reagentes é igual a massa dos produtos, em uma reação que ocorre em sistema fechado.
: A Lei das Proporções Múltiplas diz que existe mais de uma proporção fixa entre os reagentes assim possibilitando a formação de mais de um produto.
O modelo atômico proposto por Dalton, nos ajudou a entender melhor as leis ponderais, e ainda justifica muito de seus postulados com base nelas, principalmente o postulado que propõe que uma reação quÃmica é apenas um rearranjo de átomos.
Intermediário
a)
b)
c)
d)
e)
f)
Avançado
Para resolver o problema é necessário lembrar das solubilidade dos sais. Sabe-se que todos os nitratos são solúveis, então ao serem postas em uma solução de NaCl, os Ãons dos metais X e Y reagiriam com o cloro, assim formando o precipitado branco. Vendo que um precipitado foi formado, deve-se lembrar da solubilidades dos halogenetos, que quando são formados por são parcialmente insolúveis, logo já limitando a opção dos metais X e Y. Sabendo que o precipitado branco é composto por dois metais diferentes, logo P e Q são compostos com metais diferentes. Dos metais em questão, o único que cumpre as exigências do enunciado para P é a prata, que ao reagir com amônia, gera e com tiossulfato de sódio em excesso gera , já os outros sempre geram precipitados a reagirem com tais compostos. Já para Q, o precipitado amarelo altamente conhecido é o do
Assim podendo concluir que os metais são e