Soluções Química - Semana 141

Escrito por: João Costa.

 

Iniciante

Funções presentes no ácido 5-cafeoilquínico \rightarrow Álcool e Éster e Fenol

Funções presentes na mangiferina \rightarrow Éter, Cetona e Álcool e Fenol

 

Intermediário

Nesse caso, devemos perceber que a pressão osmótica de uma das soluções será igual a soma da pressão osmótica da outra mais a pressão da coluna e como a Temperatura não foi dita, consideraremos T=298K. Matematicamente isso implica que:

 

 P + \pi_1 = \pi_2

P= \pi_2 -\pi_1

P = M_2. RTi - M_1.RTi (I)

Calculando as molaridades:

M_{KCl} = \frac{ 3,8 g de KCl . 1mol }{ 1 Lde sol . 74g de KCl} = 0,05 mol/L

M_{(C_6H_{12}O_6)}= \frac{ 72 g de C_6H_12O_6. 1mol }{ 1 Lde sol . 180 g de C_6H_12O_6} = 0,4 mol/L

Substituindo os valores em (I)

P = RT (0,4 - 0,05.2)

P = 0,082 . 298 . 0.3

P = 7,33 atm

h = 7,33 atm . \frac{0,71 m de H_2O}{atm}

 h = 5,2 m

 

Avançado

O Princípio da Exclusão da Pauli afirma que os dois elétrons de um orbital não podem ter os quatro números quânticos, visto que para definir um orbital são necessários três números quânticos n, l e m, como cada orbital pode conter dois elétron seria necessário a existência de um número quântico para definir seu spin, com isso diferenciado cada elétron. Já a Regra de Hund estabelece que o número de elétrons não emparelhados em um certo nível energético é sempre o máximo.

Nesse sentido, podemos prever a configuração dos 20 primeiros elementos da seguinte maneira:

O hidrogênio possui um elétron que ocupa o nível 1s , já o hélio possui dois elétrons onde o segundo também ocupa o nível 1s , porém por Pauli esse elétron deve ter o spin oposto, assim preenchendo completamente o 1s.

Já para aqueles que possuem algum parte do orbital p preenchido deve se lembrar da Regra de Hund. Exemplificando: O Carbono possui 6 elétrons, os 4 primeiros seguem a primeira ideia para os níveis 1s e 2s , já os 2 finais que devem estar no orbital p preenchem seus espaços seguindo Hund, ou seja sempre preenchendo os espaços de maneira em que os orbitais estejam com o número mínimo de elétrons com spins opostos reunidos. Dessa maneira o raciocínio segue análogo para os próximos elementos.