Brasil conquista melhor resultado da história na Olimpíada Internacional de Matemática

14/07/2016 Rogério Júnior

Hoje, dia 14 de julho de 2016, foram divulgados os resultados oficiais da 57ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). O time brasileiro conquistou pela primeira vez a 15ª colocação no ranking geral de equipes, um resultado histórico para o nosso país. Nossos representantes trarão para casa incríveis cinco medalhas de prata e uma de bronze.

A IMO deste ano ocorre em Hong Kong, entre os dias 6 e 16 de julho. O time brasileiro é composto por seis estudantes que cursaram o ensino médio em 2015, escolhidos entre vários outros do Brasil pela Olimpíada Brasileira de Matemática.

Com todos os nossos participantes medalhistas, ficamos na frente de vários países tradicionais no âmbito olímpico. Nossa seleção foi a melhor dentre os países da América Latina, ficou na frente de todos os países da União Europeia (com exceção de Reino Unido e Hungria) e de países expressivos da Ásia, como a Índia.

Questionado sobre a experiência em sua terceira e última participação na IMO, Daniel Lima comentou: "Cada resultado desses é uma vitória pessoal gigante, cada pontinho ganho foi extremamente suado, tanto na prova quanto na correção. Agradeço a Deus por essa prata, porque Ele cuidou de mim até aqui."

Este resultado é uma ótima notícia para o Brasil pois seremos a sede da competição em 2017, e esperamos uma boa participação em casa. O clima de olimpíadas em 2016 já começa a ser fomentado por mais esta vitória para nosso país.

O resultado oficial do time brasileiro foi:

Nome Cidade Pontuação Medalha
João César Campos Vargas Passa Tempo - MG 25 Prata
Andrey Jhen Shan Chen Campinas - SP 25 Prata
Daniel Lima Braga Fortaleza - CE 24 Prata
Pedro Henrique Sacramento de Oliveira Vinhedo - SP 24 Prata
Gabriel Toneatti Vercelli Osasco - SP 22 Prata
George Lucas Diniz Alencar Fortaleza - CE 18 Bronze

O Noic parabeniza todos os nossos representantes!

Para ver nosso Guia de Estudos de Matemática, clique aqui.

Para saber mais sobre a IMO, clique aqui.

Para saber mais sobre a OBM, clique aqui.

Comentários

    1. São duas competições diferentes. A Olimpíada Internacional de Física tem um modelo mais tradicional com duas provas teóricas, uma prática e resultados individuais. Já a IYPT é uma competição entre equipes em que você debate contra os outros participantes acerca de problemas em aberto da física. Aqui no Noic você encontra mais informações sobre as duas =D

  1. Opa, vi só a notificação sobre IYPT e pensei q fosse o post da física. Enfim, IYPT é uma competição de Física e a IMO é de Matemática

Comente