Em nosso segundo desafio, estarão sendo válidos tanto os tópicos aqui apresentados como os apresentados previamente; no entanto, ao selecioná-los, você pode perder pontos por originalidade, se não desenvolvê-los distintamente da maneira que foram tratados pela redação modelo ou pelo ensaio vencedor.
Desta vez, o ensaio modelo foi escrito por Etta Selim, representante do Reino Unido na IPO 2019, cuja participação foi laureada com menção honrosa. Para lê-lo, basta clicar aqui. O ensaio será disponibilizado exclusivamente na língua inglesa.
tópicos:
1.
“He who in action sees inaction and action in inaction— he is wise among men, he is a yogin, and he has accomplished all his work. He whose undertakings are all free from the will of desire, whose works are burned up in the fire of wisdom— him the wise call a man of learning. Having abandoned attachment to the fruit of works, ever content, without any kind of dependence, he does nothing though he is ever engaged in work.”
Bhagavad-Gita [4.18-20].
“Aquél que ve la inacción en la acción y la acción en la inacción, es sabio entre los hombres. Es un yogi, todo lo ha realizado. Aquél cuyas acciones son desinteresadas y libres de los deseos y cuyas obras ha devorado el fuego de la sabiduría, a él el sabio le llama hombre ilustrado. Aquél que desecha el apegue a los frutos del trabajo, siempre satisfecho, libre de toda dependencia, él no hace nada aunque constantemente actúe.”
Bhagavad-Gita [4.18-20].
“Sábio entre os homens, devoto e perfeito realizador de toda a obra é aquele que pode ver a inação na ação e a ação na inação. Aquele que age sem ser impelido pelo desejo e cujas obras são consumidas pelo fogo do conhecimento, é considerado sábio pelos inteligentes. O homem que não tem apego ao fruto da ação e vive sempre satisfeito e independente não age em absoluto, apesar de se engajar na ação.”
Bhagavad-Gita [4.18-20].
2.
“Thoughts are neither things of the external world nor representations. A third domain has to be recognized. What belongs to this domain has in common with representations the fact that it cannot be perceived by the senses, but with things the fact that it needs no supporting subject, on the consciousness of which it depends.”
Gottlob Frege: “Der Gedanke. Eine Logische Untersuchung”
“Los pensamientos no son ni cosas del mundo externo ni representaciones. Hay que reconocer un tercer dominio. Aquello que pertenece a este dominio tiene en común con las representaciones el hecho de que no puede ser percibido por los sentidos y, a su vez, tiene en común con las cosas el hecho de que no necesita un sujeto o soporte de cuya conciencia dependa.”
Gottlob Frege: “Der Gedanke. Eine Logische Untersuchung”
“Os pensamentos não são nem coisas do mundo externo nem representações. Um terceiro domínio deve ser reconhecido. O que pertence a este domínio tem em comum com as representações o fato de que não pode ser percebido pelos sentidos e com as coisas o fato de que não precisa de sujeito de apoio, da consciência da qual depende.”
Gottlob Frege: “Der Gedanke. Eine Logische Untersuchung”
3.
Knowledge is true belief based on argument. — Plato, Theaetetus, 201 c-d
“Is Justified True Belief Knowledge?” — Edmund Gettier, Analysis 23: 121–123
El conocimiento es creencia verdadera basada en un argumento. – Platón, Theaetet
« ¿Es una Creencia Verdadera y Justificada Conocimiento? » — Edmund Gettier
O conhecimento é crença verdadeira baseada em argumento. — Platão, Teeteto.
"É uma crença verdadeira e justificada conhecimento? — Edmund Gettier.
4.
“Space is not in the subject, nor is the world in space”
Martin Heidegger, Being and Time.
“O espaço não está no sujeito e nem o mundo no espaço”
Martin Heidegger, O Ser e o Tempo.
"El espacio no está en el sujeto, ni el mundo está en el espacio"
Martin Heidegger, El ser y el tempo.
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