A participação do Brasil na Olimpíada Internacional de Filosofia, IPO, ainda é bastante recente, tendo participado apenas nas últimas três edições dos quase 30 anos da olimpíada. Neste ano, em especial, o processo seletivo está bem mais acessível: caso o estudante esteja interessado em participar no processo a ser realizado em fevereiro de 2020, basta enviar um e-mail para seletiva.ipo.brasil@gmail.com. O Comitê Organizador fará o que estiver ao seu alcance para levar a aplicação da prova ao mais perto possível de todos os interessados.
Já a respeito da prova em si, processo seletivo se configura de maneira bastante semelhante à olimpíada internacional, com a escrita de um ensaio em quatro horas em algumas das quatro línguas oficiais, embora seja altamente sugerida a escolha da língua inglesa, dado que todo o Comitê Nacional saberá esta língua decerto.
Os tópicos apresentados no dia costumam ser mais extensos que os da própria olimpíada, mas possuem o mesmo intuito: uma análise crítica a partir do levantamento e defesa de uma tese a favor ou contra a ideia apresentada pela citação. Em cima desta tese há de ser construído um
arsenal robusto de ideias que irão apoiá-la.
Depois de escrito, o ensaio passará por um processo de avaliação semelhante ao da IPO, composto por duas fases: na primeira, cada ensaio será lido por um grupo de jurados e selecionados para posterior releitura por um grupo menor de jurados; e na segunda fase, serão decididos os dois vencedores da seletiva, assim com a atribuição de menções honrosas para os estudantes que foram selecionados para a segunda fase.
A avaliação ainda é baseada nos cinco critérios da olimpíada internacional, mas agora a nota vai de 0 até 10, sendo que cada critério corresponde a 2 pontos potenciais.
No momento, não existe um meio de divulgação amplo, mas o Comitê Organizador está trabalhando em formas de tornar o processo seletivo para a IPO mais inclusivo, como por meio de um site de consulta e a criação de uma olimpíada nacional de filosofia.
Para ler uma matéria acerca das participações do Brasil na olimpíada escrita pelo chefe da delegação brasileira, clique aqui.