Olimpíada de Matemática do Cone Sul

LOGO_cone

A Cone Sul é uma competição internacional da qual participam os países da porção meridional da América do Sul, representados por equipes de 4 estudantes que não tenham feito 16 anos de idade em 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à celebração da olimpíada.

O torneio busca proporcionar uma oportunidade para os jovens participantes demonstrarem suas habilidades em matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais entre estudantes do ensino básico de diversos países latino-americanos.

As provas são realizadas, individualmente, em dois dias consecutivos. Os participantes têm 4 horas e meia, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. As questões abrangem disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Na premiação serão entregues medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, distribuídas segundo percentuais mínimos de acerto.

Do processo seletivo para representar o país na competição participam todos os alunos medalhistas (Níveis 2 e 3) e menções honrosas (Nível 3) da OBM do ano imediatamente anterior. Porém, cabem recursos à comissão organizadora para participar da Seletiva.

“Esta competição é muito importante, pois permite aos estudantes mais jovens a possibilidade de ter um primeiro contato com as competições internacionais de matemática, além de proporcionar o convívio fraterno com estudantes de outros países que têm interesses similares”, explica o coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática, professor Carlos Gustavo Moreira (Gugu).

Para mais informações, acesse:
Site da OBM