Criada em julho de 2011, em Coimbra (Portugal), a Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa visa a fomentar o estudo da matemática nos países lusófonos, possibilitar a descoberta de talentos em matemática e incentivar a cooperação entre os países pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). São convidados para participar da olimpíada oito dos nove membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
As provas são realizadas, individualmente, em dois dias consecutivos. Os participantes têm 4 horas e meia, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. As questões abrangem disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Na premiação serão entregues medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, distribuídas segundo percentuais mínimos de acerto.
Do processo seletivo para representar o país na competição participam todos os alunos medalhistas (Níveis 2 e 3) e menções honrosas (Nível 3) da OBM do ano imediatamente anterior. Porém, cabe recurso à comissão organizadora para participar da Seletiva.
No Brasil, só é permitido a seleção de alunos que não tenham idade maior que 15 no ano da Seletiva. Os testes de seleção são os mesmos da Cone Sul.
Para mais informações, acesse:
Site da competição