Olimpíada Brasileira de Matemática

0

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Cada edição nacional da OBM é dividida em quatro níveis (nível 1, 2, 3 e Universitário) e possui apenas uma fase (exceto o nível Universitário, que é composto de apenas 2 fases). A Fase Única é dividida em dois dias de prova, cada uma com três problemas (exceto o nível 1, que é apenas um dia com cinco problemas) e quatro horas e meia de duração. A pontuação total da OBM é a pontuação obtida na Fase Única e estão classificados para participar da olimpíada:

  • Os 300 alunos (de cada nível) com a melhor pontuação na segunda fase da OBMEP do ano da prova (empates na última posição serão considerados).
  • Todos os alunos ganhadores de medalhas de ouro, prata ou bronze na OBM do ano anterior.
  • De 3 a 10 alunos com o melhor desempenho em cada Olimpíada Regional apoiada pela OBM.
  • Os 25 melhores alunos da equipe vencedora nacional e os 25 melhores na colocação individual de cada um dos níveis (A ou B) da Copa Multilaser de Matemática do ano anterior (a partir de 2019).

Podem participar do nível 1 da OBM aqueles que estiverem matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental quando a prova da competição for realizada; do nível 2 aqueles que estiverem matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental quando a prova for realizada (ou aqueles que ainda não ingressaram no Ensino Médio, pois concluíram o Ensino Fundamental a menos de 1 ano); nível 3 aqueles que estejam matriculados em qualquer ano do Ensino Médio quando a prova for realizada (ou aqueles que ainda não ingressaram no Ensino Superior, pois concluiram o Ensino Médio a menos de 1 ano).

Revista Eureka!

São publicados na revista EUREKA! artigos relevantes na preparação dos estudantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática em seus diversos níveis e para várias olimpíadas de caráter internacional das quais o Brasil participa.

Como a grande maioria dos tópicos e técnicas explorados nas olimpíadas não existem publicações expositórias adequadas em língua portuguesa,  o objetivo inicial da revista é abordá-los todos em artigos auto-suficientes.

Semana Olímpica

A Semana Olímpica é uma atividade que vem sendo realizada desde 1998, destinada a reunir os alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática, estes alunos participam de um treinamento intensivo junto a uma equipe de professores de diversas partes do país, cuja finalidade é dar início ao processo de seleção das equipes que irão representar o Brasil nas diversas competições internacionais de Matemática.

O encontro, que já se tornou tradicional, ocorre todo ano sempre em diferentes cidades do Brasil. Durante o evento, os alunos participam de aulas avançadas de matemática, ministradas por uma equipe de professores selecionados por todo o país. Além das aulas, há palestras que apresentam outras olimpíadas para os estudantes, entre elas a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, Ibero-americana de Matemática (OIM), Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) e a Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), o que acaba motivando os alunos a participarem do processo de seleção internacional.

Durante a Semana Olímpica além do treinamento os estudantes têm a oportunidade de conquistar novas amizades, iniciando um relacionamento extremamente proveitoso com outros jovens da mesma faixa de idade e com interesses semelhantes.

Para mais informações, acesse: